A FORMAÇÃO DA HABILIDADE DE MEDIR EM TRABALHOS PRÁTICO-EXPERIMENTAIS: Uma análise dos livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012
Trabalhos prático-experimentais. Formação de habilidade. Medir. Ensino e Aprendizagem. Teoria das Ações Metais por Etapas. Livro didático. Biologia
A formação de habilidades para o trabalho experimental na educação científica, no contexto do ensino de Biologia se constitui num objetivo chave. Considerando a influência dos livros didáticos na atividade profissional dos professores, nos interessou neste estudo conhecer e caracterizar a orientação desse tipo de material didático para a formação da habilidade medir no trabalho prático experimental. Para esse propósito foram analisadas as oito coleções de livros de Biologia aprovada as no PNLD 2012. A presença de trabalhos prático-experimentais caracterizando sua natureza epistemológica, tipologia, quantas envolvem medições, e se favorecem a formação da habilidade de medir. Os trabalhos prático-experimentais sugeridas não favorecem a formação da habilidade de medir em trabalhos experimentais, tem caráter empirista na sua maioria e predominam atividades do tipo exercício. Dessa forma propõem-se nesse estudo atividades para pensar a formação da habilidade de medir em trabalhos prático-experimentais baseados na Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos de P. Ya. Galperin.