Implicações no ensino de Biologia e Ciências a partir da formação pós-graduada de egressos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
Ensino de Biologia, Mestrado Profissionalizante, Perfil
No Brasil, a área de Ensino de Ciências e Matemática foi criada em setembro de 2000. O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM) foi um dos primeiros cursos nesta modalidade a serem criados, em 2002, no Brasil e o primeiro do Nordeste. Esta dissertação tem como objetivos conhecer como se constituiu o grupo de ensino de biologia no PPGECNM; analisar as dissertações produzidas no PPGECNM a partir de descritores específicos e identificar possíveis temáticas de pesquisa a partir da demanda dos egressos que desenvolveram suas dissertações em ensino de biologia. Na pesquisa participaram quatro mestres e os docentes da área de biologia. Para isto foi utilizado a ficha de inscrição do programa e elaborado um roteiro de entrevista semi-estruturada, uma ficha de analise das dissertações. Dos resultados emergiram categorias como a criação do grupo de ensino de biologia no PPGECNM, descritores das dissertações produzidas no PPGECNM e as novas temáticas de pesquisa segundo os egressos em ensino de biologia