Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELAINE SOUZA DE MACEDO
DATA: 18/07/2011
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA RESOLUÇÃO DA EQUAÇÃO DO 2º GRAU: ADEQUAÇÃO PARA USO COM PROFESSORES
PALAVRAS-CHAVES:
Sequência didática. História da Matemática. Método corte e cole. Equação do 2º grau.
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:
O presente estudo sugere uma sequência didática com atividades mediadas pela História da Matemática, referente à resolução da equação do 2º grau, na qual foi apresentada por meio de minicurso envolvendo professores de matemática em exercício, além de licenciandos em matemática. O estudo foi realizado em quatro etapas, servindo as duas primeiras para identificação de possíveis alterações na apresentação das atividades, visando um melhor aproveitamento nas etapas seguintes. A finalidade foi verificar se o uso de atividades mediadas pela História contribui para a mudança da compreensão, destes participantes, a partir de um método denominado “corte e cole”. Diante dos resultados alcançados no decorrer do estudo, foi possível verificar uma deficiência dos participantes, relacionada ao conceito de equação do 2º grau e do método de sua resolução. Porém, o uso da sequência didática foi indicado pelos participantes, como fator positivo no estudo de resolução de equações por possibilitar atribuir significado ao processo resolutivo, em que a relação entre a representação geométrica e algébrica possibilita justificar a fórmula resolutiva da equação do 2º grau. Essa proposta de abordagem histórica requer um conhecimento matemático e histórico, capacidade de adaptação de episódios históricos para uso em sala de aula, além da motivação por parte do professor.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - PAULO CEZAR DE FARIA - UFSCAR