Banca de DEFESA: JONIMAR PEREIRA DE ARAUJO

DISCENTE : JONIMAR PEREIRA DE ARAUJO
DATA : 30/07/2024
LOCAL: meet.google.com/sqz-siew-ctz

LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE MEDIADA POR RECURSOS DIGITAIS

Prática Docente; Tecnologias Digitais; Ensino da Matemática; Abordagem STEAM.

Esta pesquisa buscou investigar quais as características de um laboratório virtual de matemática que possam contribuir com uma reorganização da prática docente dos professores de matemática do município de Caicó/RN, mediadas por tecnologias digitais. Para responder a esse e outros questionamentos, nosso objetivo foi construir e avaliar um laboratório virtual de matemática, com o intuito de auxiliar os professores de matemática do município de Caicó/RN a reorganizarem suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, de acordo com as demandas e possibilidades da educação contemporânea. O procedimento metodológico adotado foi a Pesquisa Baseada em Design (PBD), cuja natureza cíclica permitiu uma evolução constante do produto, garantindo que cada etapa contribuísse com novos insightsque aprimoraram tanto o processo quanto o produto final. Nesse sentido, o primeiro design do Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT), que constitui o Produto Educacional (PE) desta pesquisa, integrou aspectos teóricos e metodológicos de laboratórios de educação matemática físicos e virtuais encontrados na rede, em que buscamos criar uma interface intuitiva orientada a estimular o interesse e a participação ativa de professores e estudantes em atividades de ensino-aprendizagem compreensiva de conceitos matemáticos, a promover o desenvolvimento do raciocínio lógico, auxiliar a produção de conhecimento matemático em contextos escolares e gerar processo de argumentação. Os recursos do LAVIMAT foram classificados e disponibilizados na página inicial, representados por ícones como Materiais Didáticos, Atividades Interativas, Banco de Questões, Jogos Educativos, Softwares, Provas do ENEM, Construções Geométricas, entre outras, procurando construir um alinhamento com os princípios e às práticas específicas da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Após algumas avaliações por parte de um grupo de professores da região, concluímos que, embora os professores tenham visto no LAVIMAT um ambiente propício com potencial para auxiliar processos de ressignificação das próprias práticas de sala de aula auxiliadas por recursos digitais, é prematuro afirmar que tal processo de ressignificação aconteça. Para isso, é preciso realizar novos estudos que sistematizem transformações das práticas pedagógicas dos professores mediadas pelos recursos oferecidos pelo LAVIMAT. Com tudo, propostas de inclusão de ambientes virtuais imersivos, recursos para estudantes com necessidades educacionais especiais, entre outros, emergiram como mudanças pertinentes que devem ser levados em consideração para um re-design do LAVIMAT.

Presidente - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
Interna - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterno à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 11:19