Banca de DEFESA: SUZY KELLY DA SILVA

DATA : 15/08/2024
LOCAL: meet.google.com/tyv-hmew-wjs

JOGOS NO ENSINO DE ÁLGEBRA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Álgebra. Ensino Fundamental. Recurso aos Jogos. Caderno de Atividades.

Este trabalho é um resultado de uma pesquisa desenvolvida no mestrado de Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que teve como questão-foco: como o uso de jogos no ensino de Álgebra em turmas do Ensino Fundamental pode contribuir com as aulas de Matemática? Para respondê-la, desenvolvemos um produto educacional em forma de um caderno de atividades baseadas em jogos voltados ao ensino de equações de 1º grau. A escolha deste tema surgiu de uma inquietação profissional da pesquisadora, além de ser uma área identificada por diversas pesquisas como de alta dificuldade para estudantes do Ensino Fundamental, frequentemente gerando barreiras ao aprendizado de novos conteúdos. Também desejávamos observar os impactos dessas aulas avaliando se essa abordagem poderia reduzir a rejeição e as dificuldades dos estudantes. Escolhemos utilizar jogos porque, segundo a literatura sobre o tema, eles podem proporcionar um ensino significativo, desde que sejam cuidadosamente planejados. Nosso produto educacional foi constituído com jogos presentes em outros estudos sobre o ensino com essa metodologia e que estudavam dificuldades de compreensão do conceito de incógnita, a transição da linguagem comum para a algébrica em problemas matemáticos e os significados relacionados ao sinal de igualdade. Aplicamos as atividades em três turmas regulares do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública da cidade de Vera Cruz (RN), para avaliar as potencialidades e limitações da nossa proposta. A aplicação foi conduzida pelo professor das turmas, com acompanhamento e orientação da autora deste trabalho. Além de observar as aulas para elaboração de um diário de campo, analisamos cartas escritas pelos estudantes participantes da pesquisa, nas quais eles descreveram o desenvolvimento das atividades e compartilharam suas percepções sobre elas. Também examinamos as respostas dadas por eles nas atividades propostas. A análise de todo o processo nos permitiu concluir que uma abordagem mais lúdica para aulas de Matemática pode aumentar o engajamento dos alunos nas atividades em sala de aula, diminuir a aversão dos estudantes às aulas de Matemática e colaborar com a compreensão dos conceitos matemáticos relacionados às equações. Por outro lado, observamos também que o planejamento das aulas que envolvem jogos deve ser feito com cuidado e adaptações durante podem ser necessárias, especialmente se o excesso de competitividade dos estudantes se tornar algo que prejudique os objetivos almejados. Como resultado do mestrado, produzimos um caderno de atividades que envolvem equações para os anos finais do Ensino Fundamental.

Presidente - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY
Externa ao Programa - 1839460 - MERCIA DE OLIVEIRA PONTES - UFRNExterno à Instituição - JANDERSON VIEIRA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 12:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao