Uma proposta da aliança entre história da matemática e tecnologias mediante manipulação do Octante Reflexivo de John Hadley para o ensino de geometria na formação de professores de matemática
História da Matemática; Tecnologias Digitais; Octante Reflexivo, Conhecimentos de natureza geométrica; formação inicial de professores.
O presente trabalho dissertativo propõe um caderno de atividades respaldado na aliança entre história da matemática e tecnologias digitais por meio do uso de instrumentos em sala de aula na formação de professores em sala de aula. Nesta ótica, o objetivo do trabalho é objetivo realizar estudo histórico-matemático em torno do uso do Octante Reflexivo de modo a produzir um Produto Educacional fundamentado na aliança entre história da matemática e tecnologias digitais por meio do uso de instrumentos matemáticos para formação de professores de matemática, que aborde a manipulação do Octante Reflexivo, dos irmãos Hadley, no ensino de geometria. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa com abordagem bibliográfica e documental para a fase de levantamento de dados sobre o Octante e os irmãos Hadley, na busca de contextualizar o período em que o instrumento foi desenvolvido e os conhecimentos de natureza matemática por trás do seu uso. A partir desta metodologia, foi possível entender as influências dos irmãos Hadley e da The Royal Society no desenvolvimento do Octante e, além disso, também foi possível entender como funciona a dupla reflexão, que depende da estrutura do instrumento e os conhecimentos de natureza matemática para acontecer, e, uma abordagem exploratória para a aplicação do Produto Educacional, afim de sua validação e seu refinamento durante a aplicação na formação inicial dos professores de matemática.