O PRINCÍPIO DE PASCAL EM ABORDAGEM MULTICONTEXTUAL (HISTÓRICO-FILOSÓFICA E CONCEITUAL) PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Princípio de Pascal; Formação Docente; abordagem conceitual; abordagem histórico-filosófica.
Ao ensinar sobre o Princípio de Pascal no Ensino Médio, o professor da Educação Básica se depara com algumas situações: divergências relativas à validade do Princípio em materiais didáticos e lacunas no que diz respeito a uma abordagem histórico-filosófica. Ao tratarem desse conteúdo, os livros trazem, ainda, distorções históricas nem sempre percebidas pelos professores, as quais podem resultar em visões ingênuas sobre a ciência e sobre as relações entre ciência e tecnologia. Considerando o enfrentamento dessas dificuldades como questão-foco, propusemos um produto educacional direcionado à formação docente, que aborda o Princípio de Pascal sob um ponto de vista multicontextual, histórico-filosófico e conceitual. Trazemos aos professores em formação a possibilidade de conhecer aspectos relevantes da vida de Blaise Pascal e, mais especificamente, o contexto das investigações em que ocorreram suas contribuições para o Princípio. Recorremos à interpretação de trechos originais de Pascal, de modo a evidenciar as contribuições do autor para o Princípio, tal como o entendemos atualmente, bem como diferenças entre a concepção de Pascal e o enunciado atual. Desse modo, tem-se a percepção de que o Princípio e sua matematização resultam de uma construção histórica coletiva. Adicionalmente, a partir de considerações analíticas direcionadas a esse público-alvo, consideramos a possibilidade de superar as divergências relativas à validade do Princípio de Pascal observadas nos livros didáticos.