Princípio de Arquimedes: uma abordagem multicontextual na formação docente
Princípio de Arquimedes; Formação Docente; Livros Didáticos.
Como identificar nos livros didáticos pseudo-histórias e narrativas históricas imersas em pressupostos historiográficos desatualizados e visões ingênuas sobre a ciência? Por outro lado, como identificar nos livros didáticos iniciativas de inserção didática de episódios históricos alinhadas à legislação educacional atual e adequadas do ponto de vista histórico-filosófico? Como agir, enquanto professor, diante das possibilidades notadas em relação a esses aspectos nos livros didáticos? Essa dissertação tem o objetivo geral contribuir com um espaço para reflexões sobre os questionamentos supracitados na formação de licenciandos em Física. Utilizamos como recorte o conteúdo físico “Princípio de Arquimedes” e, mais particularmente, em termos históricos, o episódio envolvendo Arquimedes e a coroa do Rei Hieron de Siracura. Pretende-se que os docentes em formação sejam apresentados a discussões multicontextuais sobre o referido recorte, contemplando aspectos científicos, metacientíficos e pedagógicos. O produto educacional realizado contempla um curso de formação subsidiado por material de apoio, que pode servir como base para outras iniciativas de formação docente.