Educação Matemática na Pós-Graduação da UFRN (1995-2015): vozes, imagens e escritos
Educação. Matemática. Programa de Pós-Graduação. UFRN.
Neste estudo, buscamos fazer uma descrição historiográfica, no período de 1994 a 2015, dos modos de instituição e consolidação de pesquisas em Educação Matemática presentes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para tanto, dialogamos com autores da História, da Educação, da Educação Matemática e da Sociologia, tais como Burke (2011); Bloch (2001); Albuquerque Júnior (2007); Fleck (2010); Bourdieu (1983); Le Goff (2003); Fiorentini e Lorenzato (2009); Garnica e Souza (2012). Como instrumento metodológico, utilizamos a pesquisa de fontes bibliográficas, documentais e orais, de modo que as fontes orais vieram das entrevistas semiestruturadas (LAVILLE; DIONNE, 1999) que realizamos com professores dos referidos programas, que autorizaram a divulgação de seus verdadeiros nomes, para reconstituirmos historicamente um cenário da pesquisa em Educação Matemática na Pós-Graduação da UFRN. Além disso, por ser esta uma pesquisa advinda de um mestrado profissional, produzimos um documentário, como produto educacional, com o objetivo de mostrar de maneira mais real possível a realidade vivida pelos professores que contribuíram no desenvolvimento da Educação Matemática nos Programas de Pós-Graduação da UFRN. Por fim, a análise das fontes, nos mostrou que [.ainda em construção..].