FONTES PRIMÁRIAS DA HISTÓRIA DO VÁCUO E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA NA SALA DE AULA: CARTAS E JORNAIS HISTÓRICOS EM ARTICULAÇÃO COM O LIVRO-TEXTO DO ENSINO MÉDIO
Fontes Primárias; Textos Históricos; História e Filosofia da Ciência no Ensino; Transposição Didática da História da Ciência.
Tem-se advogado nas últimas décadas a respeito da utilização da História e Filosofia da Ciência para o ensino de conteúdos científicos e sobre a ciência. Aponta-se que a História da Ciência poderia possibilitar um aprendizado mais aprofundado dos conceitos científicos, uma vez que permitiria o contato com os problemas a que esses conhecimentos buscaram resolver. Os episódios históricos serviriam, ainda, como contextualização para discussões a respeito da natureza do conhecimento científico. Tendo em vista o interesse de explorar essas potencialidades, a literatura da área tem buscado identificar os desafios e obstáculos da transposição didática da História da Ciência. Dentre muitos aspectos, as lacunas na formação dos professores para atuar na inserção da HFC no Ensino têm sido apontadas. Outro aspecto citado como desafio diz respeito à dificuldade da transposição didática das Fontes Primárias, isto é, dos textos originais da História da Ciência. As Fontes Primárias teriam potencialidades significativas: viabilizar a conexão dos conceitos com os cientistas, visualização do caminho árduo do empreendimento científico, percepção do o papel do erro como obstáculo a ser superado e não como derrota, etc. Por outro lado, esses recursos seriam ainda pouco explorados no contexto educacional devido às suas próprias peculiaridades. Os textos originais costumam ser de difícil leitura e sua interpretação requer conhecimentos a respeito do contexto histórico e científico em que foram elaborados, bem como habilidades inerentes à pesquisa em História da Ciência. Frente a esse cenário, o presente Mestrado Profissional parte do desafio de atuar na elaboração e discussão de propostas visando à transposição didática das Fontes Primárias. Especificamente, trabalhou-se com Fontes Primárias da História do Vácuo e da Pressão Atmosférica tendo em vista a sua inserção no Ensino Médio de forma articulada aos livros didáticos. Foram elaborados “Jornais Históricos” a partir de recortes dos textos históricos originais, bem como uma Unidade Didática, que parte do material didático usual e contempla a utilização dos Jornais e Fontes Primárias completas no Ensino Médio. Elaborou-se e implementou-se, por fim, um curso voltado à instrumentação de professores como espaço de discussão sobre a utilização desse tipo de proposta.