Banca de DEFESA: HERYZÂNYA ALVES RAMALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HERYZÂNYA ALVES RAMALHO
DATA : 09/12/2021
LOCAL: meet.google.com/zqi-yinp-qju

A PEDAGOGIA COM BASE EM GÊNEROS DA ESCOLA DE SYDNEY NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO INTEGRADO BRASILEIRO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Pedagogia com base em Gêneros; Escola de Sydney; Linguística Sistêmico-Funcional; Instrumentos Oficiais da Educação.

Esta tese tem o intuito de propor formas de adaptação da Pedagogia com base em Gêneros da Escola de Sydney (PGES) ao contexto dos Cursos Técnicos Integrados (CTIs) oferecidos pelo IFRN no referente às disciplinas de Língua Inglesa. Por essa razão, o trabalho encontra-se ancorado nos estudos derivados da referida pedagogia (MARTIN; ROSE, 2007; 2008; ROSE; MARTIN, 2012; ROSE, 2015b; 2017a; 2017b) e, consequentemente, nos conceitos da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1978; 1993; 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014). Este estudo também consiste em uma pesquisa documental e bibliográfica de caráter qualitativo (NUNAN, 2008; MENEZES ET AL., 2019). A proposta deste trabalho envolve a identificação dos gêneros de texto apontados por instrumentos oficiais da educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que são documentos orientadores, especialmente no que diz respeito à educação no Ensino Médio. Além desses, o documento orientador oficial das matérias do IFRN, o Plano de Trabalho das Disciplinas do Ensino Médio (PTDEM), também foi analisado nesse contexto. Os passos seguintes foram adequar os gêneros de texto identificados aos Programas das Disciplinas (PDs) de inglês dos CTIs do IFRN e, também, sugerir modos de trabalhar a PGES considerando os eixos tecnológicos desses cursos. Nesse sentido, os resultados mostram que os gêneros de texto mencionados nos documentos analisados podem ser associados às famílias de gêneros propostas por Rose e Martin (2012) e a novas famílias (expressões e poesias), além dos gêneros de textos categorizados por este estudo como fluidos. Em seguida, propôs-se a reorganização dos conteúdos dos PDs de Inglês em funções sociocomunicativas as quais, por sua vez, foram relacionadas a gêneros de texto afins. Por fim, foram sugeridas estratégias para aliar a PGES e os PDs de Inglês aos eixos tecnológicos dos cursos. Essas sugestões envolveram um estudo prévio das necessidades de alunos e de professores, análise dos materiais didáticos das disciplinas técnicas e o uso de gêneros de texto relevantes para o mercado profissional e técnico em geral, tais como manuais, currículo vitae e entrevista de emprego.

Presidente - 3654056 - JENNIFER SARAH COOPER
Interna - 1666189 - JANAINA WEISSHEIMER