UM OCEANO DE VOZES: UMA ANÁLISE DA PRESENÇA DO DISCURSO RELIGIOSO E DA COR NO ROMANCE MOBY-DICK
Moby-Dick; Dialogismo; Discurso religioso; Discurso sobre cores.
No ano de 1851, foi lançado um dos grandes clássicos americanos: Moby-Dick. Escrito por Herman Melville, a obra foi incompreendida e não recebeu a devida atenção, sendo redescoberta na década de 1920. Um dos motivos para essa incompreensão encontra-se na forma como a obra foi escrita, devido ao fato de ela ser um verdadeiro tomo de referências que dialogam com o leitor por intermédio de uma narrativa marítima. A presente dissertação objetiva analisar os diferentes discursos que permeiam tal obra, tendo como foco o discurso religioso, bem como estudar as variadas perspectivas envolvendo cores, utilizando como base o dialogismo do círculo, principalmente os escritos de Bakhtin. O escrito se propõe a mostrar como essas duas características se tornam um combustível para toda a criação de Melville em torno de Moby-Dick, além de expor como elas são apresentadas para o leitor por meio do narrador Ismael. Para isso, serão analisados trechos do romance, de forma a traçar um panorama desses discursos por todo o romance, valendo-se de como eles se apresentam e de que forma são colocados no texto literário.