ALICE E ELA: APROXIMAÇÕES SOB UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA
Pós-modernidade. Deslocamento do sujeito. Literatura. Cinema. Estética.
A pós-modernidade é anunciada pelo movimento pós-modernista que surge em meados da década de 1950, depois da era que se intitulou modernismo. Assim, partindo das teorias dos principais autores debatidos neste trabalho, tais como François Lyotard (1998), Linda Hutcheon (1991), Steven Connor (2004), Terry Eagleton (2006-2016), Gilles Deleuze (2000-2012), Gilles Lipovestky (2005-2014), Zygmunt Bauman (2001), iremos analisar através de método investigativo, de forma qualitativa, como as obras escolhidas para a visitação desta pesquisa representaram estas características na literatura e no cinema. Nesse contexto, essa pesquisa desenvolve o objetivo de analisar as principais características da estética pós-moderna especificamente na obra Alice no país das maravilhas (2000) de Lewis Carroll e Ela (2014), originalmente Her (2013), de Spike Jonze. Apontadas como Homologias conceituadas por Umberto Eco (2015-2016), as semelhanças temáticas entre as duas obras são: o mundo real x mundo virtual, apoiados nos conceitos de não-lugar de Gilles Deleuze (2000); o deslocamento do sujeito, também analisado através da ótica de Stuart Hall (2014); a questão de os dois personagens principais serem compreendidos como sujeitos à deriva, característica que será compreendida pela teoria de Deleuze sobre desterritorialização; a ausência de deus como um fator de ruptura de um pilar de equilíbrio social, sob à luz da na teoria de Terry Eagleton (2006), e a ausência de família também como uma ausência de um pilar estrutural social.