A COMPETÊNCIA LEITORA E A MEMÓRIA DE TRABALHO EM ALUNOS BILÍNGUES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A FERRAMENTA SPRITZ
memória de trabalho, Spritz, bilinguismo, compreensão de leitura
Diante da significativa oferta de recursos tecnológicos e/ou digitais que prometem potencializar habilidades acadêmicas, a ferramenta digital Spritz emerge enquanto recurso para a leitura em telas digitais com a promessa de aumentar a velocidade de leitura sem comprometer a compreensão textual. O presente estudo investiga tal promessa, relacionando o papel da memória de trabalho (sistema responsável pelo armazenamento temporário e processamento de informações) na compreensão de leitura em diferentes modos de apresentação do texto - Spritz e digital - e em diferentes línguas - português (L1) e inglês (L2). Portanto, o impacto que a ferramenta digital Spritz é capaz de gerar à compreensão textual de indivíduos sob educação bilíngue e que apresentam diferentes capacidades de memória de trabalho, assim como as percepções desses sujeitos quanto ao uso dessa ferramenta também são pontos investigados. Vinte e seis sujeitos integraram a amostra deste estudo exploratório e de métodos mistos, sendo submetidos a testes para aferição de memória de trabalho, proficiência em L2, conhecimento prévio em L1 e L2 e atividades de compreensão de leitura em L1 e L2. Os resultados indicam a forte relação entre memória de trabalho e leitura, principalmente na primeira língua, assim como evidenciam uma diferença significativa entre os modos de apresentação dos textos (em L1 e L2) e medidas de compreensão de leitura. De uma forma geral, o presente estudo contribui para a discussão sobre a aplicabilidade de recursos tecnológicos e/ou digitais para a leitura em L1 e L2.