Banca de DEFESA: JONALSON NOGUEIRA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONALSON NOGUEIRA ARAÚJO
DATA: 26/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

ATIVIDADE CITOTÓXICA, BACTERIOSTÁTICA E AGLUTINANTE DE LEISHMANIA DE ConM: UMA LECTINA ISOLADA DAS SEMENTES DO FEIJÃO DE PRAIA (Canavalia maritima)


PALAVRAS-CHAVES:

Canavalia maritima, Lectinas, citotoxicidade, Leishmania, Candida, bactérias.


PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
SUBÁREA: Química de Macromoléculas
ESPECIALIDADE: Proteínas
RESUMO:

Sementes de plantas são reservatórios de moléculas com grande potencial para elaboração de bioprodutos e por este motivo uma especial atenção tem sido direcionada na busca de proteínas bioativas com ação antimetabólica e propriedades farmacológicas. Uma lectina das sementes de Canavalia maritima (CML) foi purificada em dois passos, pelo fracionamento com sulfato de amônio seguido pela cromatografia de afinidade em coluna Sephadex G-50. CML foi analisada por SDS-PAGE e parte de sua sequência de aminoácidos determinada por espectrometria de massas. Os 20 resíduos resultantes foram submetidos a uma procura local em bancos de dados e alinhados (BLASTp), resultando em 100% de identidade com a ConM. ConM foi testada contra eritrócitos do sangue periférico humano e foi constatado a ausência de toxicidade quando incubados com até 1000 µg/mL da proteína. Já contra células mononucleares, a lectina não foi significativamente tóxica nas concentrações de 1, 2,5 e 5 µg/mL, mas o foi a partir da concentração 7 µg/mL. Outros ensaios de citotoxicidade revelaram que a ConM não é tóxica para a linhagem RAEC quando testada com o dobro da maior concentração proteica que diminuiu a viabilidade das linhagens tumorais A549, 786-0, HT29 e HeLa no intervalo entre 24 e 72 horas, com as concentrações variando de 1 a 10 µg/ml. ConM foi capaz de aglutinar as formas promastigotas de Leishmania spp na concentração de 6,25 µg/ml. Quanto a ação contra Candida spp, nenhuma das concentrações testadas (1 a 500 µg/ml) foi capaz de interferir no crescimento. Quando avaliada a atividade bacteriostática, a ConM nas concentrações variando de 0,39 a 400 µg/ml não inibiu o crescimento de Escherichia coli, já para Staphylococcus aureusa concentração de 25 µg/ml se mostrou ativa, reduzindo o crescimento em 75 %. As lectinas de plantas são proteínas com atividades biológicas relacionadas a defesa, mas que podem ser utilizadas, heterologamente, como interferentes no metabolismo de outros organismos. O reconhecimento celular específico relacionado a estas proteínas as tornam alvos na busca e exploração de suas potencialidades biotecnológicas. Logo, se torna lógico pensar que estratégias para desenvolver novas moléculas e métodos de diagnósticos e tratamento contra células tumorais e patógenos são promissoras e devem ser desenvolvidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Externo à Instituição - JAILMA ALMEIDA DE LIMA - NENHUMA
Interno - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA
Notícia cadastrada em: 17/06/2015 17:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao