Apresentação

O programa de pós-graduação em bioquímica da UFRN (PPGBIOQ) foi criado em 1996 oferecendo inicialmente o curso de mestrado. O curso de doutorado começou a ser oferecido em 2009.  Atualmente (11 de fevereiro de 2019) o programa conta com 30 (trinta) docentes permanentes, 7 (sete) docentes colaboradores e com 21 alunos ativos no curso de mestrado e 46 no curso de doutorado.

O PPGBIOQ tem como objetivo formar pesquisadores em bioquímica e biologia Molecular com experiência multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar, capacitados para atuação em áreas relativas a genética, química, bioinformática, farmácia, toxicologia, ecologia, ciência de materiais, educação e epidemiologia. A perspectiva do programa é se tornar um programa internacionalizado, visando atingir cada vez mais a excelência na pesquisa. Devido a grande versatilidade e as diversas aplicações da bioquímica, o programa também tem avançado no oferecimento de conteúdos e atividades relacionados ao empreendedorismo e inovação, de forma a incrementar a inserção de seus egressos em instituições públicas e privadas e a criação de novos negócios.

As linhas de pesquisa do programa foram atualizadas de forma a abranger todas as atividades dos docentes que compõem o programa atualmente, e também para ampliar as linhas de atuação do programa e sua posição nos cenários regional, nacional e internacional. As linhas novas abrangem todas a linhas antigas do programa.

As novas linhas de pesquisa que estarão vigentes a partir de fevereiro de 2019 são: 1 - Bioinformática; 2 - Biotecnologia; 3 - Bioquímica de Biomoléculas; 4 - Bioquímica de Microorganismos e Doenças Complexas ; 5 - Educação em Bioquímica e Biologia Molecular; 6 - Genética e Biologia Molecular.

As novas linhas substituem as seguintes linhas que estavam vigentes até o final de 2018: 1 - Biologia e Imunogenética de doenças complexas; 2 - Bioquímica dos Alimentos e da Nutrição; 3 - Genética Molecular de Microorganismos; Glicobiologia; 4 - Proteínas Bioativas e Biotecnologia; 5 - Mutagênese e Reparo de DNA; 6 - Prospecção e Caracterização de Genes de Vegetais com Aplicação Biotecnológica; 7 - Nanopartículas: Produção, Caracterização e Avaliação Funcional

A seguir está a descrição das novas linhas de pesquisa do PPGBIOQ

1 - Bioinformática: Essa linha compreende o desenvolvimento de tecnologias para coleta, avaliação e estudos  que envolvam dados computacionais referentes aos diferentes tipos de ômicas como genômica, proteômica, glicômica. Essa linha também abrange estudos in silico sobre os diversos aspectos estruturais das biomoléculas e biologia de sistemas.

2 - Biotecnologia: Essa linha compreende estudos e desenvolvimento de tecnologias e produtos a partir de conhecimentos de diversas áreas como genética, biologia molecular, farmacologia, biomateriais e microbiologia, com o objetivo de aplicação em algum setor produtivo e/ou industrial.

3 - Bioquímica de biomoléculas: Essa linha de pesquisa compreende estudos relacionados à obtenção e caracterização funcional e estrutural de macromoléculas como proteínas, polissacarídeos e lipídeos, bem como de moléculas menores como peptídeos, vitaminas, metabólitos intermediários, novas proteínas, peptídeos ou carboidratos, e verificação de seu potencial para  aplicações  na agricultura,  na área biomédica e também na área de nutrição. Essa linha abrange também a avaliação do potencial dessas moléculas para aplicações em diversas áreas dos setores produtivo/industrial.

4 - Bioquímica de microorganismos e doenças complexas: Essa linha tem como objetivo o estudo de doenças infecciosas de interesse para saúde pública como leishmaniose, dengue, zika, chikungunya, toxoplasmose e malária, bem como o estudo de diferentes tipos de parasitas (fungos, vírus e bactérias). A linha compreende também o estudo de doenças metabólicas e o estudo de diferentes tipos de neoplasia.

5 - Educação em Bioquímica e Biologia Molecular: Essa linha de pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento de novos métodos, metodologias e materiais didáticos dedicados ao ensino da bioquímica.

6 - Genética e Biologia Molecular: Essa linha tem como foco a identificação e caracterização de genes e polimorfismos envolvidos em diferentes processos e vias metabólicas, bem como o desenvolvimento de ferramentas moleculares para auxílio ao diagnóstico de doenças genéticas e infecciosas e o estudo de populações.

Os editais para ingresso nos programas de mestrado e de doutorado podem ser acessados na aba "Processos seletivos", disponível neste site. Geralmente ocorrem duas seleções anuais para o Mestrado e quatro para o Doutorado. O PPGBIOQ também dispõe de bolsas de estudo para o mestrado e para o doutorado. 

CONTATO:
Telefone: (84) 3215-3415; Ramal: 221
E-mail: ppgbioquimica@gmail.com
Endereço:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Centro de Biociências
Departamento de Bioquímica
Programa de Pós-graduação em Bioquímica
Av. Sen. Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP 59078-900




Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: ppgbioquimica@gmail.com

  • - KATIA CASTANHO SCORTECCI

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2019 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao