Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRID CAROLINE MEDEIROS DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID CAROLINE MEDEIROS DE MORAIS
DATA: 19/12/2014
HORA: 08:30
LOCAL: Sala do PPg em Psicobiologia - Centro de Biociências
TÍTULO:

Potencial farmacológico do heparam sulfato obtido de tilápia (Oreochromis niloticus) em modelo de peritonite aguda e de sepse induzida por cirurgia de ligadura e perfuração cecal (LPC)


PALAVRAS-CHAVES:

Heparam sulfato; inflamação; sepse; leucócitos.


PÁGINAS: 8
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

O heparam sulfato é um glicosaminoglicano de ampla distribuição na superfície celular dos mamíferos e outros vertebrados e possui alto interesse biotecnológico devido a sua diversidade e complexidade estrutural. Alguns trabalhos mostram a presença de glicosaminoglicanos em peixes e o seu desempenho em atividades farmacológicas. Esse trabalho tem como proposta avaliar o potencial anti-inflamatório do heparam sulfato purificado de resíduos da tilápia (Oreochromis niloticus) no modelo de peritonite aguda e sepse induzida por cirurgia de ligadura e perfuração cecal. Após a purificação da fração 3M, foi analisado que a fração 0,6 volume de acetona possui migração eletroforética semelhante ao padrão de heparina, além de possuir um rendimento expressivo. As doses de 1ug/Kg e 10ug/Kg da Heparina G3000 (HepG3000) e do heparam da Tilápia (HST) foram testadas no pré-tratamento de 6 horas, da peritonite e da sepse. A dose de 10µg/Kg do HST foi a escolhida para a realização da sepse, pois mostrou o melhor efeito anti-inflamatório no modelo de peritonite aguda.  As análises do influxo celular no sangue e no peritônio, mostraram que o HST e a HepG3000 não possuíram diferença significativa entre si, entretanto, mostrou diferença expressiva quando comparado ao controle positivo e ao anti-inflamatório. O soro obtido do sangue periférico foi utilizado para a dosagem de creatinina e possuiu um perfil redutor desses níveis nos animais pré-tratados com o HST. Os fígados desses mesmos animais HST, mostraram um tecido com pouca formação de trombos e presença de infiltrado reduzido, semelhante ao controle negativo. Em conclusão, investigar mais sobre o composto heparam, sem atividade anticoagulante, tem grande importância clínica, uma vez que o uso de heparina é limitado. Esse trabalho promove um maior conhecimento sobre o heparam sulfato obtido de outras fontes e abre uma nova perspectiva de estudos desses compostos obtidos de resíduos do processamento de pescado, podendo favorecer a sua comercialização e como consequência fortalecer a atividade pesqueira brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA KATARINA MENEZES DA CRUZ - UnP
Externo à Instituição - CELINA MARIA PINTO GUERRA DORE - F.M.Nassau
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Notícia cadastrada em: 08/12/2014 20:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao