Banca de DEFESA: GABRIEL PEREIRA FIDELIS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL PEREIRA FIDELIS
DATA: 12/12/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE POLISSACARÍDEOS SULFATADOS DA ALGA VERMELHA Gracilaria birdiae E ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTICOAGULANTE E ANTIOXIDANTE.


PALAVRAS-CHAVES:

aPTT, capacidade antioxidante total, sonicação, proteólise, alga vermelha.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Polissacarídeos sulfatados (PS) da alga vermelha comestível Gracilaria birdiae foram obtidos através de cinco diferentes condições de extração (GB1: água; GB1p: água/proteólise; GB1s: água/sonicação; GB1sp: água/sonicação/proteólise; GB2s: NaOH/sonicação; GB2sp: NaOH/sonicação/proteólise). O rendimento em massa seca (g) das extrações aumentou na seguinte ordem: GB2sp>GB1sp>GB1p>GB2s>GB1s>GB1. A quantidade de PS extraídas por cada condição, em contrapartida, aumentou em sequencia diferente: GB2sp>GB1p>GB1>GB1sp>GB1s>GB2s. Espectroscopia de infravermelho e eletroforese em gel de poliacrilamida em agarose demonstram que todas as condições extraíram o mesmo polissacarídeo sulfatado. Além disso, com base nos dados referentes à composição monossacarídica de cada condição de extração pode-se pressupor que o uso de sonicação fez com que se obtivesse outros polissacarídeos além dos PS. No teste de tempo de protrombina (PT), o qual avalia a via extrínseca da cascata de coagulação, nenhumas das amostras apresentaram atividade anticoagulante até uma concentração máxima de 0,1 mg/mL. Por outro lado, no teste de tempo de tromboplastina parcial ativada (aPTT), cuja via da cascata de coagulação avaliada é a intrínseca, todas os extratos de PS tiveram atividade positiva, com exceção da condição GB2sp. A atividade anticoagulante no teste de aPTT diminuiu na seguinte sequencia: GB1sp>GB2sp>GB1p>GB1>GB1s>GB2s. O teste de capacidade antioxidante total (CAT) dos polissacarídeos sulfatados também sofreu influência das variações de acordo com condição de extração, visto que com Gb2s e Gb1 foram obtidos os menores valores de atividade quando comparado às demais condições de extração. No presente trabalho, conclui-se que as condições de extração de PS influenciam nas atividades biológicas e na composição química dos PS obtidos e que portanto, o uso de uma condição em especial pode favorecer a obtenção de PS com uma atividade que se deseja em detrimento de outras. De acordo com os dados obtidos pode-se afirmar que NaOH/sonicação/proteólise foi a melhor condição para obter PS com atividade anticoagulante e antioxidante em Gracilaria birdiae.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IVAN RUI LOPES DE ALBUQUERQUE - SECD-10DIRED
Presidente - 046.477.204-46 - LEANDRO SILVA COSTA - IFRN
Interno - 1544647 - MATHEUS DE FREITAS FERNANDES PEDROSA
Notícia cadastrada em: 02/12/2014 18:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao