Banca de QUALIFICAÇÃO: HENRIQUE CESAR DE JESUS FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIQUE CESAR DE JESUS FERREIRA
DATA: 28/07/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Sala SS1 - Depto de Biologia Celular e Genética
TÍTULO:

METAGENOMA DE COMUNIDADES MICROBIANAS DE UM AÇUDE LOCALIZADO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO EXPOSTAS À DIFERENTES AGENTES ESTRESSORES.


PALAVRAS-CHAVES:

Semiárido, açude, metagenoma, pirosequenciamento, mg-rast, radiação, metais pesados.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

Na natureza, muitas espécies se especializaram em viver nos mais variados ambientes existentes, inclusive os extremos. Estes revelaram possuir surpreendente biodiversidade e também têm demonstrado a notável capacidade de adaptação do mundo microbiano às duras condições físico-químicas. Com um número total estimado entre 4 e 6 x 1030 microrganismos na terra, estes constituem um enorme pool biológico e genético a ser explorado. Abordagens metagenômicas, independentes de cultivo, proporcionam uma nova forma de acesso ao potencial genômico de amostras ambientais tornando-se uma potente ferramenta para elucidação de funções ecológicas, de perfis metabólicos, bem como para identificação de novas biomoléculas. Sendo assim, o material genético ambiental de amostras de solo e água do Açude Boqueirão de Parelhas-RN, submetido a diversos agenes estressores, foi extraído, pirosequenciado, e as seqüências geradas foram analisadas através de programas de bioinformática (MG-RAST e STAMP). Perfis taxonômicos comparativos de ambas amostras, solo e água, mostraram alta abundância do Domínio Bacteria, seguida por uma pequena parcela atribuída aos Domínios Eucaryota, Archaea e Vírus. Proteobacteria, Actinobacteria e Bacterioidetes foram os filos que mostrarm maior dominância em ambas as amostras. Importantes gêneros e espécies associados a resistência aos mais diversos agentes estressores encontrados na região foram observados. Sequências relacionadas a replicação e reparo do DNA, ao estresse oxidativo e estresse pelo calor e a resistência a compostos tóxicos foram observadas, mostrando uma importante relação entre a microbiota e seu perfil metabólico, influenciada pelas variáveis ambientais regionais. Os resultados encontrados neste estudo adicionam valiosos dados sobre a composição de comunidades microbianas em regiões semiáridas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149647 - LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ
Externo ao Programa - 1345773 - RENATA DE FATIMA PANOSSO
Externo ao Programa - 2085604 - SUSANA MARGARIDA GOMES MOREIRA
Notícia cadastrada em: 22/07/2014 16:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao