Banca de QUALIFICAÇÃO: NILMARA DE OLIVEIRA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NILMARA DE OLIVEIRA ALVES
DATA: 30/05/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Carl Peter von Dietrich
TÍTULO:

Aerossóis de queimadas na Amazônia: uma análise de compostos químicos associados com o uso de marcadores de danos ao DNA e morte celular.


PALAVRAS-CHAVES:

Amazônia, genotoxicidade, apoptose, necrose, células do pulmão humano.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais remanescentes no planeta e compreende a maior biodiversidade do mundo, correspondendo aproximadamente a 60% do território brasileiro. Entretanto, o desmatamento e as queimadas que ocorrem na região têm causado sérios prejuízos para a população que está sendo exposta. Com o intuito de avaliar os danos genéticos associados às partículas inaláveis emitidas pelos aerossóis da queima de biomassa, o presente estudo foi dividido em dois capítulos. O capítulo I refere-se à análise química e genotóxica dos aerossóis emitidos pela queima de biomassa em Alta Floresta. Para esta análise foi utilizado dois testes genotóxicos: o teste de micronúcleo em Tradescantia pallida e o teste de micronúcleo com o bloqueio da citocinese (CBMN) utilizando a linhagem de células do pulmão humano (A549). Os dados mostraram que o material particulado (MP) orgânico é capaz de causar alterações genéticas nas células expostas. Além disso, foram identificados vários compostos mutagênicos e carcinogênicos nestas amostras que podem estar contribuindo para os danos ao DNA observados neste estudo. No capítulo II, investigou-se os danos celulares e moleculares causados pelas partículas emitidas pelas queimadas na região de Porto Velho. Nesta pesquisa, realizou-se a identificação dos hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) e os seus derivados. Pode-se destacar que o reteno foi o HPA mais abundante. Este composto foi genotóxico para o teste cometa, além de causar morte por necrose nas células estudadas.  Também, foram analisados compostos marcadores para a queima de biomassa, tais como: levoglucosano, manosano e galactosano.  Após esta análise, as amostras provenientes das queimadas foram extraídas e expostas nas células A549 avaliando os seguintes parâmetros: cito e genotoxicidade; o ciclo celular; a expressão de proteínas relacionadas com o ciclo celular assim como a ocorrência de morte celular. Em suma, os dados mostraram que o MP orgânico além de causar danos ao DNA, provocou parada no ciclo na fase G1, aumentando a expressão das proteínas p53 e p21. Além disso, causou morte celular por apoptose, aumentando a fluorescência da histona g-H2AX. Com resultados bem evidentes, o MP inalável também causou morte por necrose nas células do pulmão humano. Diante destes resultados, é importante enfatizar a importância da redução e um melhor controle da queima de biomassa na região Amazônica, melhorando a qualidade da saúde da população que está sendo exposta. Afinal, como descrito recentemente pela Organização Mundial de Saúde, pode-se afirmar que a redução da poluição do ar poderá salvar milhões de vidas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externo à Instituição - JULIO ALEJANDRO NAVONI - NENHUMA
Externo ao Programa - 2085604 - SUSANA MARGARIDA GOMES MOREIRA
Notícia cadastrada em: 21/05/2014 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao