EVOLUÇÃO DA ATOMIZAÇÃO DE JATOS DE BICOS INJETORES COMMON RAIL TRABALHANDO COM BIODIESEL
Biodiesel; common rail; bicos injetores; atomização.
A atomização é um processo de alta relevância na eficiência da combustão em um motor do ciclo Diesel e na emissão de poluente e de material particulado. A fim de atender normas que controlam as emissões veiculares, novas tecnologias foram desenvolvidas, entre elas está o sistema de injeção common rail, cuja pressão de injeção é de até 3000 bar. A redução do teor de enxofre no diesel do petróleo e a adição do biodiesel trouxe problemas quanto à vida em serviço do elemento responsável pela atomização de combustível na câmara de combustão: o bico injetor. O presente trabalho tem o intuito de investigar o desgaste oriundo da cavitação, erosão, corrosão e fadiga, nesse componente, e correlacioná-los com os parâmetros de cone do ângulo, penetração da ponta e área bidimensional do jato, que são possíveis de serem visualizados com a técnica de captura direta. O trabalho usufruiu do processamento de imagens, as quais foram capturadas com auxílio de uma câmera CCD de alta velocidade i-SPEED 3, para avaliação da dinâmica do jato atomizado. Os bicos injetores foram ensaiados com diferentes combustíveis em uma bancada TM-507 por um período de 20 ou 150 h, não contínuas. Espera-se diferentes mecanismos de desgaste no bico injetor para cada fluido utilizado e a alteração no espectro do jato atomizado, que por sua vez afetará eficiência da atomização.