INFRAESTRUTURA

LABORATÓRIOS VINCULADOS AO PPGEM/UFRN

 

Atualmente, a coordenação do PPGEM se encontra no prédio do PGTEC (Complexo de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia) com 1.800 m2 para apoio dos programas de Pós-Graduação e conta com secretarias administrativas para todos os programas de Pós-graduação, salas de aula, salas multimeios para defesas e outras atividades acadêmicas, sala de estudo para os discentes, auditórios, salas para incubadoras, wi-fi e internet de alta velocidade. Além de toda a infraestrutura administrativa necessária para o perfeito funcionamento da Pós-graduação como copas e sanitários. Além do PGTEC, o PPGEM dispõe de uma área localizada no terceiro andar do prédio do CTEC (Complexo Tecnológico de Engenharia) que possui 8.000 m2 de área, com um espaço voltado para laboratórios e salas de professores, na qual o terceiro andar deste prédio é exclusivo para o Departamento de Engenharia Mecânica e para o PPGEM, com laboratórios, sala de reuniões, salas para discentes, salas a para a maioria dos docentes vinculados ao curso, wi-fi e internet de alta velocidade, copa e sanitários. Além desta área de trabalho, o PPGEM também conta com os laboratórios abaixo discriminados:

 

Laboratório de Manufatura (LABMAN)

O Laboratório de Manufatura tem uma área de aproximadamente 600 m2, a qual é subdividida em diversos ambientes. Inicialmente, o laboratório conta com 6 salas individuais para professores do Departamento de Engenharia Mecânica, além de salas para a secretaria e para coordenação de laboratório. A parte central do laboratório tem máquinas-ferramentas convencionais (tornos horizontais, plainas limadoras, fresadoras universal e pantográfica, furadeiras de colunas, afiadora de ferramentas, retificadora e serradoras) e equipamentos para soldagem (máquinas de solda elétrica e oxi-acetileno além de fonte retificadora) e duas bancadas de trabalho com seis morsas em cada uma. O laboratório também conta com uma sala CAx com 32 computadores (modelo desktop) montados em mesas individuais, além de projetor multimídia e tela de projeção. Há também duas salas de estudos climatizadas (para estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado) com bancadas em suas laterais com 10 computadores (modelo desktop) além de armários. O laboratório tem uma sala climatizada para duas máquinas-ferramentas CNC (um Centro de Usinagem e um Torno). Este ambiente também tem um sistema de aquisição de dados, osciloscópio digital, bancadas e computador para aquisição e processamento de dados. É importante destacar é a presença de uma sala de aula, com capacidade para 25 estudantes, no mezanino do laboratório, com projetor multimídia e tela de projeção. Há também duas salas de almoxarifados (material de suporte e ferramentas).

 

Laboratório de Ensaios Mecânicos

O laboratório possui aproximadamente 400 m2, e está localizado no Núcleo de Tecnologia do CT, possui duas máquinas de ensaios universais, uma da Shimatzu com capacidade de 300 kN e outra da MTS hidráulica com capacidade de 100 kN, nestas máquinas se realizam ensaios estáticos (tração, compressão, flexão em três e quatro pontos, iosipescu e de compressão após impacto) e cíclicos (fadiga). O laboratório possui equipamentos de impacto (charpy e drop test) e de dureza (Brinnel, Rockwell e Vickers).

 

Laboratório de Energias Renováveis

O Laboratório de Energias Renováveis possui área de aproximadamente 45 m2, localizado na sala 416 no CTEC (Complexo Tecnológico de Engenharia), possui mesas e computadores para os discentes, possuindo os seguintes equipamentos: um aerogerador de 750 W; quatro placas fotovoltaicas de 1 por 1,2 m; um aquecedor de água a gás marca KONECO modelo KO500s; três computadores padrão; 3 mesas com cadeiras; 2 armários e ferramentas; uma bancada de ferro para trabalho com ferramentas; analisador de gases marca TELEGAN – modelo Tempest 100; um controlador de carga solar UNITRON LVD24 capacidade 30 A; controlador de carga solar UNITRON capacidade 80 W.

 

Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional

O Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Computacional (Lab CFD) possui aproximadamente 60 m2, está localizado na sala 409, no terceiro andar do prédio do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC) é utilizado para dar suporte a pesquisas voltadas à área de Transferência de Calor e Mecânica dos Fluidos Computacional e Simulação Numérica e possui dois computadores I9 com 24 núcleos e 128 GB de RAM e outros quatro I7 com oito núcleos com 64 GB de RAM, todos com o ANSYS 2023.

 

Laboratório de Simulação em Compósitos

O laboratório possui aproximadamente 75 m2, e está localizado nas salas 411 e 412 do CTEC, possui dez mesas, cadeiras e quatro armários para uso dos discentes e os seguintes equipamentos: um multímetro de precisão com 22 canais para medição de deformações; três computadores I7 com 16 núcleos e 128 GB de memória RAM e outros quatro computadores I5 com 64GB de memória RAM, onde estão instalados em cada computador uma cópia licenciada do ANSYS 2023, do MarcTM (2022) e do Matlab. Estes computadores são utilizados para o estudo de problemas numéricos diversos, como as propriedades mecânicas e concentração de tensões, comportamento de materiais compósitos, e filmes finos, e também estudos na área de fluidos e interações fluido-estrutura. Juntamente com isso, as análises numéricas serão acompanhadas de estudos probabilísticos utilizando distribuições de probabilidade conhecidas da literatura (Weibull, Normal entre outras).

 

Laboratório de Metais para Fabricação Automotiva

O laboratório possui aproximadamente 50 m2, e está localizado no Núcleo de Tecnologia do CT. O laboratório possui os seguintes equipamentos: um microscópio ótico Olympus; dois microscópios eletrônicos de varredura da marca Hitashi e da marca Zeiss; um microscópio de força atômica da marca Shimadzu; Um dilatômetro e um DTA da marca Netzsch; um difratômetro de raio-x da marca Shimatzu e um equipamento de fluorescência de raio-x da Shimatzu.

 

Laboratório de Materiais Cerâmicos e Metais Especiais (LABMCME)

O LabMCME possui em torno de 80 m2 e atende as demandas de pesquisas em materiais cerâmicos e de metais especiais assim como os metais refratários. As linhas de pesquisas desenvolvidas no referido laboratório tratam a respeito da Metalurgia do Pó e Sinterização; de Materiais Compósitos e Metais Duros, bem como de Materiais Cerâmicos. A maioria dos estudos tratam sobre a consolidação ou densificação de materiais por sinterização em fornos resistivos ou a plasma. Todavia, estudos sobre a redução de pós, assim como, do tungstênio e a obtenção de carbetos como os de tungstênio, nióbio e tântalo sob atmosfera gasosa também são objetos de estudos.

 

Laboratório de Energia

O laboratório de Energia possui uma área de 800 m2 e está localizado no Núcleo de Tecnologia do CT/UFRN, desenvolvendo pesquisas sobre motores térmicos, refrigeradores e outros dispositivos térmicos de conversão de energia. Os principais equipamentos do laboratório são: kits didáticos de refrigeradores; kits didáticos de ar-condicionado com ciclo reversível quente-frio; motores térmicos de pequeno porte; anemômetros digitais; psicrômetros e termômetros digitais; tacômetros digitais; analisador de condutividade térmica; sistema de aquisição de dados de temperatura; reômetro digital com adaptador de pequenas amostras; banho termostático; bombas de vácuo; balanças digitais; manômetros e vacuômetros digitais; câmara termográfica; bancada de teste eletrônica de injetores de combustível ciclo Otto (gasolina); bancada de teste eletrônica de injetores common rail (diesel); bancada didática de pneumática; grupo-gerador de pequeno porte a gasolina.

 

Laboratório de CAx

O Laboratório de CAx possui em torno de 50 m2 e tem como objetivo dar suporte a projetos de manufatura assistidos por computador. O laboratório é composto de duas salas (407 e 408), as quais estão localizadas no terceiro andar do prédio do Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC). O laboratório é baseado no conceito de terminais leves suportados por cluster de workstations. Neste sentido, existem aproximadamente 30 terminais leves. Estes terminais leves permitem utilizar dois sistemas operacionais, além de softwares necessários para os componentes curriculares e projetos de pesquisa.

 

Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma (Labplasma)

O Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma (Labplasma) localiza-se no Núcleo Tecnológico Industrial (NTI) da UFRN. Atualmente o mesmo possui uma área útil de 120 m². Este laboratório auxiliará nas atividades voltadas ao estudo da interface das células do endotélio com o vaso sanguíneo. Atualmente, pesquisas sobre tratamentos termoquímicos, estudos de engenharia de superfícies, desenvolvimentos de matérias são realizados no Labplasma por discentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais. As principais linhas de trabalho associadas às atividades acima mencionadas são: Tratamentos termoquímicos de materiais metálicos; Sinterização a plasma; modificação superficial de materiais poliméricos; Uso da Tecnologia de Plasma como fonte de combate ao câncer; produção de implantes metálicos revestidos com hidroxiapatita; Deposição de filmes finos para aplicação em células fotovoltaicas. Caracterização eletro-física de plasma DBD em pressão atmosférica. Alguns dos principais equipamentos que fazem parte do LabPlasma são: Microscópio ótico; Microdurômetro; 05 reatores de plasma a baixa Pressão; 02 reatores de plasma DBD; 01 Reator de Plasma Eletrolitico; Espectrômetros óticos; Termômetros digitais e termopares.

 

Laboratório de Metrologia

O Laboratório de Metrologia possui uma área física de 200 m2, e está situado no Núcleo de Tecnologia Industrial (NTI) no campus central da UFRN. dispõe de padrões de medidas únicos no Estado e a possibilidade da calibração de vários instrumentos utilizados na indústria, com salas específicas e climatizadas para medição e calibração, sala de aula, sala para o suporte técnico e coordenação. Vários estágios são oferecidos aos estudantes, dando apoio às atividades de pesquisa com necessidade de análise dimensional, força, pressão e temperatura. Os principais equipamentos deste laboratório são: Jogos de blocos-padrão em cerâmica e aço inoxidável classe '0' - Mitutoyo; Máquina de Medir por Coordenadas - Mitutoyo QM 353; Projetor de Perfil – Mitutoyo PH-A14; Calibradores para relógios comparadores e apalpadores convencionais; Anéis dinamométricos; LVDT com resolução de 0,1 µm – TESA Tesatronic; Microscópio para ferramentaria com projetor de perfil – AusJena; Desempeno de granito com suporte de contra pontas – Mitutoyo; Esquadro cilíndrico padrão; Micrômetros para medições internas e externas - Mitutoyo; Paquímetros universais – Mitutoyo; Rugosímetro – Taylor Hobson Surtronic; Medidor de formas circulares – Taylor Hobson R125; Balanças de peso morto para calibração de manômetros – DH Budenberg 1200; Manômetros padrão até 1000 bar - WIKA; Medidores de inclinação – Mitutoyo; Torre micrométrica; Balança digital primária de calibração de pressão; Calibrador de pressão portátil – Duck GE; Células de carga para compressão e tração – HBM de 0,5 a 200 kN (12 unidades); Computadores para utilização de estudantes e de professores (9 unidades). Além disso, o laboratório possui professores e engenheiros treinados em fábricas de instrumentos e grandes instituições do país na área de Metrologia. Prestando serviços de manutenção e calibração para dezenas de empresas locais, regionais e nacionais.

 

Laboratório de Compósitos

O laboratório possui uma área física de 30 m2, e está localizado no núcleo de tecnologia, atendendo a pesquisas relacionadas a compósitos; entre alguns dos pontos de destaque pode-se citas compósitos com autorreparo, compósitos double-double, feitos a base de fibra da carbono, kevlar ou vidro. Este laboratório possui equipamentos para armazenamento e fabricação de laminados compósitos utilizando autoclave, por prensagem a frio e a quente e por moldagem a vácuo.

 

Laboratório de Tribologia

O laboratório possui uma área física de 120 m2, está localizado no núcleo de tecnologia do CT da UFRN e tem como missão desenvolver pesquisas de qualidade e relevância na área da Tribologia e Mecânica do Contato. As principais linhas de pesquisas são: Tribologia em sistemas de petróleo e gás natural, tribologia de motores de combustão interna, tribologia de polímeros e desenvolvimento de lubrificantes de alto desempenho. Este laboratório possui os seguintes equipamentos: Tribômetro pino-disco da marca Magnum Engineer; Tribômetro HFRR (High Frequency Reciprocating Rig) da PCS Instruments; Tribômetro FZG utilizado na avaliação do desgaste (fadiga superficial e scuffing) em dentes de engrenagens; Durômetro da Pantec que faz ensaios de dureza Vickers, Brinell e Rockwell. Além dos equipamentos, este laboratório foi responsável pela concessão de duas patentes relacionadas a área de lubrificantes uma em 2020 (https://tribunadonorte.com.br/natal/equipamento-de-patente-da-ufrn-atesta-eficacia-de-oleos-lubrificantes-em-motores/) e outra em 2022 (https://ufrn.br/imprensa/reportagens-e-saberes/66682/pitadas-de-girassol-na-engenharia-mecanica).

 

Laboratório de Máquinas Hidráulicas e Energia Solar

O laboratório possui uma área física de 150 m2, está localizado no núcleo de tecnologia do CT da UFRN e tem como missão desenvolver pesquisas na área de energias renováveis, priorizando as energias solar e eólica convertendo energia solar e eólica em energia térmica. Este laboratório possui os seguintes equipamentos: medidores de temperatura (termômetros digitais e infravermelho), multímetros digitais, medidor de radiação, duas centrais meteorológicas (umidade, temperatura ambiente, velocidade do vento, radiação solar global) com interface para computador, furadeira de bancada, furadeira manual, serra tico-tico, jogos de ferramentas, balança digital de precisão e três computadores I5.

 

Laboratório de Caracterização de Materiais

O laboratório possui uma área física de 90 m2, e está localizado no núcleo de tecnologia do CT da UFRN, servindo para análise e caracterização de materiais metálicos, compósitos, poliméricos e cerâmicos. Dentre os equipamentos existentes no laboratório pode-se destacar: Microscópio Eletrônico de Varredura ambiental; Difratômetro de raios-X; Microscopio ótico; Microscopio Eletrônico de Varredura de bancada; Microscopio Eletrônico de Varredura – FEG; Microsonda; Espectrômetro de infravermelho; Espectrômetro de Absorção atômica (chama); espectrômetro de Emissão ótica (ICP); Fluorescência de raios-X; Sistema de análise térmica; Granulômetro a laser; máquina de ensaios mecânicos universal de 10 kN; DMA e um Dilatômetro.

 

Laboratório da Mobilidade (LABMOBIL)

O laboratório possui uma área física de 180 m2, e está localizado no núcleo de tecnologia do CT da UFRN, servindo para estudos relacionados a projeto e construção de veículos automotivos e aeronáuticos, possui a equipe Car-Kará que desenvolve trabalhos de pesquisa e extensão, sendo responsável por duas patentes concedidas pelo INPE em 2022 relacionadas a VANTs híbridos e micro VANTs (https://bit.ly/3iawIAA e https://ufrn.br/imprensa/reportagens-e-saberes/65892/minidrone-no-ar) e várias vitórias em competições nacionais (cinco vezes campeã do Aerodesign e duas vezes do Baja) e internacionais (duas vezes campeã do AeroDesegn East e uma vez do SAE Baja). Dentre os equipamentos existentes no laboratório pode-se destacar: uma estrutura para a construção de VANTs convencionais com motor a pista e elétrico, bem como VANTs a energia fotovoltaica, bem como para a construção de um veículo off-road.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao