GESTÃO EFICIENTE POR MEIO DOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS: estudo de uma coordenação de curso de graduação na UFRN.
Atendimento; Manual; Demandas; Coordenação; Graduação.
Trata-se de um trabalho que descreve os principais procedimentos administrativos realizados pelas coordenações dos cursos de graduação de História Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Seu objetivo é fornecer informações para toda a comunidade acadêmica envolvida. Este material é voltado para orientar secretários que desempenham atividades semelhantes e pode auxiliar no treinamento de novos servidores designados para essa função. O manual abrange diversas atividades administrativas, desde a orientação acadêmica, defesa de TCC e consolidação de notas, até demandas específicas dos coordenadores de curso de graduação. Além disso, apresenta informações relevantes sob a perspectiva dos estudantes, desde a entrada no curso, primeiro acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, confirmação de vínculo, matrícula, até a conclusão e emissão do diploma tão esperado. O manual inclui resoluções, ofícios, leis, normas, sites, setores envolvidos, sistemas, contatos, bem como manuais de orientação criados por outros pesquisadores. Ao reunir e combinar uma variedade de materiais, ele se torna uma referência abrangente com as demandas mais relevantes enfrentadas por uma coordenação de curso de graduação. O estudo é baseado em uma abordagem de pesquisa-ação, exploratória e descritiva, com uma estratégia voltada para a pesquisa documental e bibliográfica. O pilar central é a descrição dos principais processos realizados na coordenação. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice contendo o material didático, que é o produto desta dissertação. Trata-se, nesse caso, de um "manual de procedimentos administrativos de uma coordenação de curso de graduação da UFRN". Nesse sentido, adota-se uma abordagem qualitativa, sem a intenção de utilizar dados estatísticos.