Apresentação

O que fazemos

Atualmente, a necessidade de aprimorar e capacitar potencial humano em todos os níveis organizacionais, nas esferas pública e privada,  tem sido uma constante preocupação. 

A atenção aos fatores humanos implicados na produção e/ou na prestação de serviços, a sustentabilidade, o uso da tecnologia da informação, a inovação em produtos e serviços, bem como a profissionalização da gestão de pessoas destacam-se no cotidiano de trabalho das organizações contemporâneas, fazendo-se necessário, neste cenário, uma formação que priorize a qualificação para a intervenção nos processos de trabalho, precedida de investigação e produção de conhecimentos, com atuação ética.

No âmbito das instituições públicas, observa-se entre seus profissionais uma carência de oportunidades de qualificação em técnicas atuais de gestão de processos, embora cada vez mais haja a necessidade de acompanhar as mudanças no mundo corporativo.

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI) através do  Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais (MPGPI), oferecem formação strictu sensu, com alto grau de qualidade técnica, com um corpo docente formado por doutores em áreas como: a filosofia, o direito, a psicologia, a ciência da informação, a contabilidade e a administração, a engenharia de produção, a gestão de recursos naturais, com estrutura de disciplinas próprias para a formação integrada em gestão de processos, com abordagem interdisciplinar.

Com dois anos de formação, o aluno torna-se Mestre em Gestão de Processos Institucionais, e está habilitado a promover intervenções qualificadas em processos de trabalho e eventualmente, continuar seus estudos em nível de doutorado.

Tanto as instituições públicas quanto privadas podem oferecer esta formação aos seus profissionais, mediante celebração de acordos de cooperação/convênios com a UFRN/PROPLAN, logo após a admissão no processo seletivo.

As aulas são presenciais em Natal-RN, nas dependências da UFRN, no turno noturno. (Em atividade remota por força do estado pandêmico)

O Curso admite graduados em qualquer área do conhecimento, com vínculo de atividade profissional e tem seleção anual.

Veja na CAPES, o conceito de mestrado profissional: clique aqui.


 Quem somos

O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais (PPGPI), com o Curso de Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais (MPGPI) nasceu em 2013 e já formou até o presente, cerca de 150  mestres com relevantes produtos de reconhecida contribuição institucional na forma de produtos técnicos e tecnológicos. (and couting...)

Recebeu sua primeira avaliação CAPES em 2017, tendo obtido conceito 3.

Faz parte da oferta formativa e do acompanhamento dos egressos, a integração ao Laboratório de Inovação Organizacional e Empreendedorismo no Setor Público o E.inovaLab, com potencial de desenvolvimento e valorização profissional dos alunos formados, mediante replicação dos seus produtos, consultoria e assessoria para as instituições públicas, sendo este um fator de inserção social bastante significativa do programa, que já recebeu inúmeras certificações de relevantes produtos e serviços prestados.



 Alinhamento para participantes oriundos do Programa de Qualificação (PQI) da UFRN: trilhas de projetos

O PPGPI está fortemente inserido no contexto institucional do Programa de Qualificação Institucional(PQI), previsto no Programa de Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFRN (RESOLUÇÃO No 025/2017-CONSAD, de 29 de junho de 2017), incluindo os objetivos do artigo 11, III (Competências Institucionais), que valorizam, dentre outras, as  questões éticas, de qualidade de vida no trabalho, sustentabilidade, comunicação, inovação e tecnologia, gestão estratégica e gestão de pessoas, todos eixos orientativos para projetos de intervenção internos.

De  acordo com o cumprimento de metas do PDI/UFRN, são valorizadas iniciativas de projetos de intervenção que contemplem:

 - Melhoria na qualidade do ensino de graduação e pós graduação;

- Mapeamento e Gestão de competências;

- Otimização do dimensionamento de pessoal (distribuição, compartilhamento de competências, disseminação de melhores práticas,...);
- Implantação do ciclo de melhoria de processos organizacionais (processos eletrônicos) (adoção de gestão visual);
- Qualidade nos serviços internos prestados (foco no design de serviços);
- Implantação de um sistema de gestão em sustentabilidade ambiental e eficiência do uso de recursos naturais;
- Implantar processos de inovação: foco na validação das ideias e transformação em protótipos;
- Disseminar práticas em gestão de projetos para mudanças organizacionais internas;
- Alavancagem dos serviços prestados pela UFRN com a comunidade;
- Adoção de práticas de gestão para melhoria nas aquisições de bens e serviços na UFRN (implantar cultura de planejamento e monitoramento);
- Implantar cultura em gestão de riscos; 

- Adoção de práticas e produtos para fortalecimento da saúde no trabalho.

- Promoção de mecanismos institucionais de internacionalização da UFRN.



Rol de Produtos Possíveis Gerados pelo Programa, para todas as linhas de pesquisa (Em complemento aos termos do Regimento Interno do PPGPI).

  • Dissertação;

  • Desenvolvimento de Aplicativo;

  • Editoria;

  • Carta de Serviços;

  • Material Didático ou instrucional;

  • Revisão de Literatura sistemática e aprofundada;

  • Produção de Programas de Mídia;

  • Produto, processo ou técnica;

  • Projeto de aplicação técnica ou tecnológica;

  • Projeto técnico;

  • Proposta pedagógica;

  • Software;

  • Audio-visual e produtos de mídia;

  • Estudo de Caso;

  • Diagnóstico Institucional;

  • Desenvolvimento de base de dados técnico-científica;

  • Desenvolvimento de tecnologia social;

  • Desenvolvimento de Processos de Gestão.


 

 


 

Missão

 Formar  profissionais com foco interdisciplinar e ético para atuação transformadora de processos, visando a atender demandas institucionais.

 

Visão

Ser referência em nível de Mestrado Profissional, com a oferta de conteúdos teórico-práticos  para a resolução de demandas institucionais e aprimoramento dos processos de gestão.


Valores

 Interdisciplinaridade, ética, sustentabilidade, eficiência e bem estar nas organizações.

 


 

Área de Concentração

 Ética e Gestão de processos institucionais

 



Linhas de Pesquisa

1 - Ética aplicada às organizações- Esta linha de pesquisa aborda a dimensão ética das organizações, entendendo que estas são agentes éticos, o que significa que têm de ser capazes de justificar, por razões, suas tomadas de decisão em questões relacionadas à responsabilidade social, ao impacto ambiental, à relação administração/empregado, entre outras. O sentido de uma ética pensada no contexto da ação organizacional é o de possibilitar que seus membros enxerguem a si mesmos como sujeitos éticos, isto é, indivíduos permanentemente envolvidas em processos de tomada de decisão, capazes de considerar cursos variáveis de ação e de justificar responsavelmente suas escolhas.

 

Professores orientadores: Sérgio Luis Rizzo Dela Savia, José Orlando Ribeiro Rosário, Leonardo de Oliveira Freire, Patrícia Borba Vilar Guimarães.


 Temas de estudo

Desafios teóricos e práticos da ética aplicada às organizações;

Ética e mediação de conflitos nas organizações;

Ética e missão institucional;

Ética em processos institucionais;

Ética na gestão e exigências legais e normativas;

Autonomia e responsabilidade organizacional;

Políticas, função e relações de poder nas organizações;

Políticas de conformidade e compliance

Estudos jurídicos, históricos e filosóficos da organizações;

Filosofia e política da pós-modernidade digital. 

 


 

2 - Política e Gestão Institucional - A partir de uma perspectiva transdisciplinar, esta linha desenvolve estudos sobre a gestão estratégica dos processos institucionais com ênfase na inovação e no aperfeiçoamento das metodologias e procedimentos administrativos. Dessa forma, contempla diferentes níveis de análise. Inclui os estudos das dinâmicas e transformações institucionais, da comunicação, da gestão da informação, do desenvolvimento de projetos e dos processos de negociação e de tomada de decisões. A linha se propõe, ainda, ao estudo dos modelos e instrumentos de gestão contemporânea.

 

Professores orientadores: Marcelo Rique Carício, Carlos David Cerqueira Feitor, Adriano Charles da Silva Cruz, Sebastião Faustino Pereira Filho, André Morais Gurgel, Josué Vitor de Medeiros Júnior, Adriana Carla Silva de Oliveira.


Temas de estudo

Gerenciamento e planejamento em mídias sociais e relacionamento com a mídia;

Gestão de crises em comunicação;

Marketing e propaganda institucional;

Cultura e comunicação organizacional;

Processos e produtos audiovisuais em mídias móveis e locativas aplicada à comunicação;

Processos em gestão e assessoria de Comunicação;

A midiatização da sociedade, da cultura e das instituições;

Fake news, pós-verdade e a reputação das instituições;

Processo eletrônico e acesso aos serviços públicos;

Gestão de projetos;

Gestão da inovação;

Intra-empreendedorismo;

Abordagens ergonômicas em processos institucionais;

Gestão e modelagem de processos;

Políticas de governo aberto e transparência;

Gestão da Informação nas organizações;

Políticas de dados abertos e seguranca da informação;

Políticas de conformidade de dados e compliance;

Finanças públicas: controle e conformidade;

Sistemas de Informação Gerencias com Base em TI;

Controle Social e Governança Pública;

Custos para o Setor Público;

Controladoria Governamental;

Gestão de riscos nas organizações.

 



3-  Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Bem estar nas organizações - Contempla estudos sobre: Gestão da inovação conhecimento; Políticas de uso sustentável dos recursos naturais na administração pública ; Uso de Novas Tecnologias, Organizações e Trabalho; Análise de vivências e experiências subjetivas no contextos de trabalho; Gestão e organização do trabalho; Prevenção e promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e melhoria das condições de trabalho.

 

 Professores orientadores: Cynara Carvalho de Abreu, Denise Pereira do Rego, Patrícia Borba Vilar Guimarães, Yanko Marcius de Alencar Xavier, Victor Branco de Holanda.

 

Temas de estudo

Políticas de sustentabilidade e adequação ambiental nas organizações;

Políticas de gestão dos recursos naturais nas organizações: água, energia, eficiência energética em edifícios;

Inovações tecnológicas e sustestabilidade em produtos e serviços;

Processo eletrônico e governança digital;

Análise de vivências e experiências subjetivas dos sujeitos em suas atividades e contextos de trabalho;

Organização do trabalho (relações e processos) e impactos sobre a subjetividade e a saúde do trabalhador;

Prevenção e promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e melhoria das condições de trabalho;

Comportamento organizacional (comprometimento, engajamento, grupos e equipes, processos grupais: comunicação, poder, conflito, liderança);

Novas Tecnologias, Organizações e Trabalho;

Impactos da gestão da saúde no trabalho;

Saúde e bem estar no trabalho e as formas de diagnóstico e intervenção;

Prevenção e promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores e melhoria das condições de trabalho;

Gestão de pessoas;

Questões de gênero e processos socioinstitucionais;

Riscos ocupacionais, sofrimento psíquico, stress e síndrome de burnout: ferramentas para o diagnóstico e intervenção;

Estratégias individuais ou coletivas de enfrentamento do sofrimento no trabalho;

Cultura organizacional e gestão criativa;

Microcomportamento organizacional (comprometimento, engajamento, sentido do trabalho, liderança, equipes);

Eventos normativos no ciclo de vida e processos socioinstitucionais;

Processos psicossociais do trabalho no contexto das organizações.

 


Fale conosco:

mpgpicchla@gmail.com
 
Endereço para contato do E.inovaLab: einovalab@gmail.com
+55 84 9 9224 - 0049 / 9 9187-7979
(84) 3342-2243/opção 6, ramal 115.

Secretária do Programa: Suzyanne Éryka Alves Tavares Macedo.

Horário de atendimento ao público na secretaria:  Segunda a sexta-feira (8 às 12h). CCHLA/UFRN, térreo, sala 112 (Atualmente remoto, ou mediante demanda presencial agendada)


Endereço Alternativo


Coordenação do Programa

  • - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES

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