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Dissertações |
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PAULA MARIA CARVALHO SODRÉ DUARTE
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A VIVÊNCIA DO SOFRIMENTO PSÍQUICO EM ESTUDANTES DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL: UM OLHAR A PARTIR DA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CINTIA GUEDES BEZERRA
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MELINA SEFORA SOUZA REBOUCAS
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 20/02/2020
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Os aspectos psicológicos que permeiam o processo de formação médica ganharam visibilidade e passaram a ser estudados e debatidos em vários países devido às peculiaridades que o envolvem. As causas do sofrimento psíquico que acometem os estudantes do curso médico devem-se a uma conjunção de fatores, cujo ambiente mostra-se estressante, competitivo e exigente ainda no processo de seleção para entrada na universidade, perpassando a graduação em suas fases distintas. Considerando os diversos elementos contextuais que podem incorrer em sofrimento psíquico nesse processo, para a efetivação desta pesquisa buscou-se ouvir as experiências individuais de sete estudantes de Medicina, por meio da realização de um grupo focal, em que foi utilizado o procedimento da Análise da Estrutura do Fenômeno Situado para auxiliar na compreensãoe aprofundamento do fenômeno pesquisado. A pesquisa é de natureza qualitativa e o método de pesquisa utilizado foi o fenomenológico, fundamentado na ontologia fenomenológico-existencial de Heidegger. Foram identificados aspectos como frustração de expectativas, densidade de informações, competitividade, estruturação do curso e relação aluno-professor como fatores associados ao sofrimento psíquico entre esses estudantes.
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Abstract: The psychological aspects that permeate the medical training process gained visibility and started to be studied and debated in several countries due to the peculiarities that surround it. The causes of psychological distress that affect medical students are due to a combination of factors, whose environment proves to be stressful, competitive and demanding even in the selection process for entering the university, passing through undergraduate courses in its different phases. Considering the various contextual elements that may incur psychological distress in this process, in order to carry out this research, we sought to listen to the individual experiences of seven medical students, through the realization of a focus group, in which the procedure Situated Structure Phenomenon Analyses was used to assist in understanding and deepening the researched phenomenon. The research is of a qualitative nature and the research method used was the phenomenological, based on Heidegger's phenomenological-existential ontology. Aspects such as frustration of expectations, information density, competitiveness, course structure and student-teacher relationship were identified as factors associated with psychological distress among these students.
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WEVERTON RICARDO DA SILVA
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CLIMA ORGANIZACIONAL: uma proposta de método instrumental para diagnóstico em uma instituição federal de ensino superior.
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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LAIS KARLA DA SILVA BARRETO
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LUCILA MOURA RAMOS VASCONCELOS
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 21/02/2020
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:O clima organizacional, devido a sua influência sobre o comportamento dos trabalhadores, tornou-se um fenômeno que despertou interesse dos pesquisadores e da gestão das organizações. Para melhor conhecer as características do clima organizacional e, assim, possibilitar o processo de gestão do clima, um método de diagnóstico, preciso e válido deve ser adotado pelos atores que se propuserem a desenvolver práticas sobre esse fenômeno. Diante dessa necessidade, o presente trabalho acadêmico, no formato de produto técnico, tem por objetivo geral, propor um método instrumental para diagnóstico de clima organizacional para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Para subsidiar a referida proposição, foi realizada uma pesquisa, configurada como exploratória e descritiva, de abordagem mista, com a finalidade de mapear as práticas de diagnóstico e gestão do clima organizacional em IFES no território nacional, com o intuito de conhecer o panorama nacional sobre a temática em questão, e realizar o levantamento dos instrumentos utilizados por essas IFES. De um total de 67 IFES consideradas na supramencionada pesquisa, apenas seis afirmaram ter a prática de diagnóstico de clima organizacional de forma institucionalizada na organização. Para atingir o objetivo geral dessa produção acadêmica, devido ao não envio dos instrumentos de clima informados na pesquisa, pelas IFES, foram levantados instrumentos na literatura para análise de um grupo de juízes da instituição proposto para avaliar instrumentos de clima organizacional. Foram analisados e avaliados quatro instrumentos, sendo um deles escolhido por esse grupo como o mais adequado para ser utilizado pela UFRN, no processo de diagnóstico de clima.
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The organizational climate, due to its influence on the behavior of workers, has become a phenomenon that has aroused the interest of researchers and the management of organizations. In order to better understand the characteristics of the organizational climate and, thus, enable the climate management process, a precise and valid diagnostic method must be adopted by the actors who propose to develop practices on this phenomenon. In view of this need, the present academic work, in the format of a technical product, has the general objective of proposing an instrumental method for diagnosing organizational climate for the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN. To support this proposal, a research was carried out, configured as exploratory and descriptive, with a mixed approach, with the purpose of mapping the practices of diagnosis and management of the organizational climate in IFES in the national territory, in order to get to know the national panorama on the topic in question, and carry out a survey of the instruments used by these IFES. Of a total of 67 IFES considered in the aforementioned research, only six stated that they have the practice of diagnosing organizational climate in an institutionalized way in the organization. To achieve the general objective of this academic production, due to the failure to send the climate instruments informed in the research by the IFES, instruments were raised in the literature to analyze a group of judges from the proposed institution to evaluate organizational climate instruments. Four instruments were analyzed and evaluated, one of which was chosen by this group as the most suitable to be used by UFRN, in the climate diagnosis process.
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LAURA MEDEIROS SOUTO
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EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ÂMBITO DE UMA INSTIUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: UMA PROPOSTA DE REGULAMENTAÇÃO
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Orientador : JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
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MEMBROS DA BANCA :
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AILSI COSTA DE OLIVEIRA
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JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 14/05/2020
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A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio de suas quatro Unidades Acadêmicas Especializadas (UAEs); Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), Escola de Música (EMUFRN), Escola de Saúde (ESUFRN) e Instituto Metrópole Digital (IMD), oferta, além de cursos do Ensino Superior, cursos da Educação Profissional (Cursos Técnicos de Nível Médio). Para assessorá-las, bem como, aos demais órgãos executivos e administrativos da UFRN; em matérias relacionadas ao processo acadêmico e administrativo inerentes à exequibilidade dos cursos Técnicos de Nível Médio, há na estrutura organizacional da Reitoria a Secretaria de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (SEBTT); órgão executivo responsável pelo planejamento, acompanhamento e avaliação de políticas, projetos, programas e atividades realizadas no âmbito das Unidades de Educação Básica, Técnica e Tecnológica da UFRN. Inserido nesse contexto, o estudo apresenta um diagnóstico quanto à regulação da Educação Profissional no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o objetivo de propor uma regulamentação para os cursos Técnicos de Nível Médio. Para este fim, foram estudados documentos institucionais, documentos externos e analisadas informações e dados gerados por meio de 2 (dois) questionários estruturados com questões fechadas direcionados ao público-alvo. Dessa forma, a análise de conteúdo se consubstancia de estatística descritiva à luz de conceitos jurídicos (legitimidade e segurança jurídica) e de quatro princípios da administração pública (legalidade, moralidade, eficiência e publicidade), constituindo-se em pilar sob o qual se assenta a concepção do produto proposto.
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The Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) through its four Specialized Academic Units (UAEs); Jundiaí Agricultural School (EAJ), School of Music (EMUFRN), Health School (ESUFRN) and Digital Metropolis Institute (IMD), offers, in addition to Higher Education courses, Vocational Education courses (Technical Courses at High School Level). To advise them, as well as other executive and administrative bodies of UFRN; in matters related to the academic and administrative process inherent to the feasibility of the High School Level Technical courses, the Presidency has in its structure the Secretariat of Basic, Technical and Technological Education (SEBTT); executive body responsible for the planning, monitoring and assessment of policies, projects, programs and activities carried out within UFRN's Basic, Technical and Technological Education Units. Inserted in this context, the study presents a diagnosis regarding the regulation of Vocational Education at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), with the objective of proposing a regulation for the Technical High School courses. To this end, institutional documents, external documents were studied and information and data generated through two (2) structured questionnaires with closed questions directed to the target audience were analyzed. Thus, the content analysis consists of descriptive statistics in the light of legal concepts (legitimacy and legal certainty) and four principles of public administration (legality, morality, efficiency and publicity), constituting the pillar over which it the design of the proposed product is based.
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NEYJMME DE FÁTIMA MEDEIROS
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Diagnóstico sobre os Projetos Pedagógicos das Licenciaturas presenciais do CCET/UFRN
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Orientador : YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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AILSI COSTA DE OLIVEIRA
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Data: 20/05/2020
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A democratização do Ensino Superior na última década e o consequente aumento do número de matrículas juntamente com as rápidas transformações, aliadas às inovações tecnológicas demandam , exigem e impõe às Instituições de Ensino Superior repensar estratégias que possam não só proporcionar conhecimento, mas, sobretudo capacitar os egressos para que possam se adaptar a um contexto cada vez mais complexo. Diante disso, o Projeto Pedagógico de Curso constitui-se como um importante documento à medida que é nele que estão reunidas todas as ações e estratégias norteadoras do fazer pedagógico, devendo estar em sintonia com a nova visão de mundo, no sentido de garantir uma formação global e crítica para os discentes como forma de capacitá-los para o exercício da cidadania, bem como sujeitos de transformação da realidade, com respostas para os grandes problemas contemporâneos. Diante dessa relevância, esse documento precisa passar por atualizações permanentes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral elaborar um diagnóstico sobre a situação documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura presenciais do Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN. Este objetivo leva em consideração os Projetos que estão em consonância com a última diretriz curricular publicada pelo Conselho Nacional de Educação, a Resolução n°2, de 1° de julho de 2015, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de Licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda Licenciatura) e para formação continuada e os que ainda não fizeram as suas adequações,além de outros documentos que norteiam todo o processo de atualização, uma vez que esses projetos são construídos coletivamente e devem ser atualizados de forma permanente e os que ainda não estão adequados a estas normativas. Para a realização desta pesquisa utilizaremos duas abordagens metodológicas como elementos para o processo empírico, quais sejam: estudo de caso e análise documental, sob as bases teóricas da pesquisa qualitativa. Esta pesquisa justifica-se em âmbito institucional ao passo que é de suma importância a atualização dos Projetos Pedagógicos para que estes estejam em consonância com as normativas federais e institucionais que regulamentam o Ensino Superior e seus resultados poderão vir a oferecer subsídios para que esses documentos sejam revisados dentro de certa periodicidade contribuindo dessa forma com a qualidade dos cursos ofertados pela Instituição.
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The democratization of higher education in the last decade and the consequent increase in enrollment, together with the rapid changes in the world, combined with technological innovations, demand, demand and require higher education institutions to rethink strategies that can not only provide knowledge, but above all empower graduates to adapt to an increasingly complex context. In view of this, the Pedagogical Course Project is an important document as it gathers all the actions and strategies that guide the pedagogical practice, and must be in tune with the new world view, in order to guarantee a global and critical for students as a way to enable them to exercise citizenship, as well as subjects of reality transformation, with answers to the great contemporary problems. Given this relevance, this document needs to undergo permanent updates. Thus, this work has as its general objective to elaborate a diagnosis about the documentary situation of the Pedagogical Projects of the present Degree Courses of the Center of Exact and Earth Sciences (CCET) of UFRN. This objective takes into consideration the aforementioned Projects that are in line with the last curriculum directive published by the National Education Council, Resolution No. 2 of July 1, 2015, which defines the National Curriculum Guidelines for initial level education. (undergraduate courses, pedagogical training courses for graduates and second degree courses) and for continuing education and those that have not yet made their adjustments, as well as other documents that guide the entire updating process, since these projects are collectively constructed and must be permanently updated and those not yet in line with these standards. For this research we will use two methodological approaches as elements for the empirical process, namely: case study and documentary analysis, under the theoretical bases of qualitative research. This research is justified at the institutional level, while it is extremely important to update the Pedagogical Projects of the Courses so that they are in line with the federal and institutional rules that regulate Higher Education and their results may offer subsidies for these documents are reviewed within a certain period of time thus contributing to the quality of the courses offered by the Institution.
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GENTIL LÚCIO DOS SANTOS JUNIOR
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A trajetória acadêmica feminina em STEM com base nos bancos de dados da UFRN
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Orientador : PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
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EDILENE MARIA DA SILVA
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MARCELO RIQUE CARICIO
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 26/05/2020
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O objetivo geral dessa pesquisa consiste em investigar a trajetória de vida acadêmica de meninas do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, utilizando o banco de dados da própria instituição. A pesquisa tem caráter descritivo, pois procurou conhecer com maior profundidade os aspectos trajetória acadêmica das alunas do curso de BCT. Para tanto, ela utilizou de materiais que já passaram por tratamento analítico, como livros e artigos, e, também, fez uso de dados que ainda não foram devidamente tratados. A população foi composta por alunos que ingressaram em BCT em um horizonte temporal de 3 (três) anos, de 2014 a 2017. Os dados foram coletados nos repositórios de dados para própria instituição e serão tratados por meio de estatística descritiva. Ao fim da pesquisa, foi possível realizar uma proposta de intervenção para reverter a situação de pouca representação feminina em no curso de BCT. Para isso, foi feita uma adaptação das ações institucionais realizadas pela Carnegie Mellon University para a realidade UFRN.
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The general objective of this research is to investigate the academic life trajectory of girls from the Bachelor of Science and Technology course at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN, using the institutions own database. The research has a descriptive character, as it sought to know more deeply the academic trajectory aspects of the students of the BCT course. For this, she used materials that have already undergone analytical treatment, such as books and articles, and also made use of data that has not yet been properly treated. The population consisted of students who entered BCT in a 3 (three) year time horizon, from 2014 to 2017. The data were collected in the data repositories for the institution itself and will be treated using descriptive statistics. At the end of the research, it was possible to make an intervention proposal to reverse the situation of little female representation in the course of BCT. To this end, the institutional actions carried out by Carnegie Mellon University were adapted to the UFRN reality.
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SUZIANE RODRIGUES BEZERRA FERNANDES
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Processo de Efetivação do Servidor - Estudo Acerca da Avaliação dos Servidores em Estágio Probatório em uma Unidade Acadêmica
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Orientador : YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
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MEMBROS DA BANCA :
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AILSI COSTA DE OLIVEIRA
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JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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YANKO MARCIUS DE ALENCAR XAVIER
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Data: 27/05/2020
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A avaliação do desempenho humano no trabalho vem recebendo crescente destaque nas práticas de gestão. No âmbito do serviço público federal, a avaliação especial de desempenho é obrigatória durante o período de estágio probatório, ou seja, nos três primeiros anos em que o servidor está se adaptando ao novo cargo. O objetivo da pesquisa é investigar se o processo de avaliação de desempenho dos servidores submetidos ao estágio probatório na Escola Agrícola de Jundiaí tem funcionado como momento formador para a função pública. Para tanto, o presente estudo contemplou as abordagens quantitativa e qualitativa. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de questionários aplicados junto aos servidores técnico-administrativos e docentes. Após análise dos dados coletados, obteve-se informações que subsidiarão o desenvolvimento de políticas institucionais que aperfeiçoem o processo de avaliação e acompanhamento dos servidores submetidos ao estágio probatório na Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias - Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN. Além disso, o estudo produziu material institucional em forma de livreto que reúne informações acerca do estágio probatório.
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The human performance evaluation at work place has been increasingly approached on management practices. Under the federal public service sector, the special performance appraisal is mandatory during the probationary period along the first three years that the employee is adapting to the new position.The objective of this research is to investigate if the performance evaluation process of the servants submitted to the probationary phase at the Jundiaí Agricultural College, has been working as a pedagogical moment of personal development. For this, this study applied the quantitative and qualitative approaches of researching. Regarding the data gathering instruments, was realized analysis of bibliographies, documentation and elaboration of questionnaires to be applied to the administrative technical servants and teachers in probationary stage were performed. Finishing the analysis of the collected data, we intend to obtain information on the development of institutional policies that improve the evaluation and monitoring process of the servants that have to do their probationary stage of the Jundiaí Agricultural College/UFRN. In addition, the study aims to produce a booklet and handout institutional material that contains information about the probationary period at the Federal University.
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DANIEL BESSA DE MENEZES
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IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE CONCESSÃO DE DIÁRIAS E PASSAGENS NA UFRN: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO FLUXO ATUAL DE SOLITAÇÃO VIA SIPAC
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Orientador : ANDRE MORAIS GURGEL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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ANTONIO ERIVANDO XAVIER JÚNIOR
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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Data: 29/05/2020
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Diante do surgimento de problemas relacionados à gestão e escassez de recursos públicos, a Administração Pública se vê obrigada a racionalizar os custos sem, no entanto, impactar na qualidade dos produtos/serviços disponibilizados à sociedade. Essa relação custo/benefício tem sido um dos grandes desafios da gestão, e a adoção intensa da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e da Gestão de Processos vem sendo fundamental para cumprir esse objetivo. Nesse contexto, essa pesquisa foca no fluxo de concessão de diárias e passagens da UFRN com o uso de dois grandes sistemas de informação de suma importância para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) e o Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC). O SIPAC, sistema da UFRN, controla e gerencia inúmeras demandas da instituição, tais como passagens e diárias. O SCDP é o sistema oficial do Governo Federal, de uso obrigatório para todos os órgãos da administração direta e indireta, para a aquisição de passagens áreas e pagamento das diárias. Atualmente não há nenhuma integração entre os sistemas, tornando o processo pouco eficiente. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi propor melhorias no fluxo atual com a utilização dos sistemas SIPAC e SCDP na solicitação de diárias e passagens da UFRN, de forma a tornar o processo mais eficiente, eficaz e com o menor custo possível. Trata-se de uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental no SIPAC, Diretoria de Contabilidade e Finanças (DCF) e Pró-Reitoria de Administração (PROAD) para elaboração do mapeamento do processo. Em seguida, foi utilizada a técnica do grupo focal com o objetivo de identificar os pontos positivos e negativos do atual processo na percepção dos colaboradores envolvidos no processo, juntamente com o mapeamento de valor do atual fluxo. Foi identificado que o atual fluxo é pouco eficiente em virtude da falta de integração e compatibilidade das informações e fluxos dos dois sistemas; Por gerar retrabalho em diversas etapas do fluxo e por está contribuindo para um aumento expressivo de dias de atrasos no pagamento das diárias. Sendo assim, foi elaborado um plano de melhoria, bem como realizada uma remodelagem do processo, de modo a tentar eliminar os desperdícios identificados e, com isso, tornar o processo mais eficiente, eficaz. Além disso, os resultados dessa pesquisa poderão expandidos de modo a beneficiar outras instituições que utilizam ambos os sistemas.
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Facing the emergence of problems related to the management and scarce public resources, the Public Administration is obliged to rationalize costs without, however, impacting the quality of products / services available to society. This cost-benefit ratio has been one of the great challenges of management and, certainly, one of the great steps that the Federal Government has been taking in recent years in this direction has been the intense adoption of Information and Communication Technology (ICT) in its processes and / or services. In this context, this research focuses on the process flow of UFRN daily allowances and passages concessions with the use of two major information systems of great importance for the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN: Daily Allowances and Passages Concessions System - SCDP and the Integrated System of Assets, Administration and Contracts - SIPAC. SIPAC, UFRN's system, controls and manages numerous demands of the institution, such as daily allowances and passages. The SCDP is the official system of the Federal Government, which is mandatory for all direct and indirect public administration, for the acquisition of daily allowances and payment of Passages. However, despite the obligation of the SCDP, there is no integration between systems, making the process inefficient with a huge rework in the current flow. Thus, the objective of this work is to propose improvements in the use of SIPAC and SCDP systems in ordering daily allowances and passages at UFRN to make the process more efficient, effective and at the lowest possible cost. It is an applied research, qualitative and descriptive. Initially, a documentary research will be conducted at SIPAC, Department of Accounting and Finance - DCF and Pro-Rectory of Administration - PROAD to elaborate the process mapping with the Bizagi Modeler Software. Then, the focus group technique will be used to identify the positive and negative points of the current process in the perception of the employees involved in the process. This work is expected to provide improvements in the use of the SIPAC and SCDP systems through a new proposal for the UFRN daily allowances and passages process flow to make the process more efficient and effective. In addition, the results of this research may be expanded to benefit other institutions using both systems.
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FELIPE MEDEIROS RODRIGUES
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VISOR: UM APLICATIVO DE VISTORIA VEICULAR BUSCANDO A MELHORIA DOS PROCESSOS DE REGISTRO DE VEÍCULOS
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Orientador : PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MARCELO RIQUE CARICIO
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MILER FRANCO D ANJOUR
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 01/06/2020
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O Setor Público não costuma ser lembrado como uma das áreas mais inovadoras. Mesmo quando existem iniciativas nesse sentido, percebe-se que são isoladas sendo comum não agregarem valor aos processos das instituições. Considerando o aumento da demanda por vistorias de identificação veicular para abertura de serviços no setor de Registro de veículos no Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte - DETRAN/RN e diante da necessidade de adotar práticas mais efetivas, promovendo uma melhor experiência aos cidadãos e reafirmando a confiança entre governo e cidadãos, propõe-se neste estudo levantar as oportunidades de otimização de desempenho e quais intervenções poderiam ser realizadas no intuito de reduzir o tempo de atendimento no setor de Registro de Veículos deste órgão estadual. Nesse sentido, realizou-se uma revisão sistemática das ferramentas disponíveis e das soluções já adotadas em outros Estados. Para isso, utilizou-se a abordagem do Design participativo para a consecução das etapas do projeto. Essa metodologia de pesquisa utilizada consiste na realização de análise descritiva e exploratória. Nesse caso, a pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa foram aplicados questionários às partes interessadas. Dessa forma foram extraídas características relevantes para o desenvolvimento de uma solução de acordo com esse cenário. Na segunda etapa, avaliou-se o modelo de interação com os usuários por meio de um protótipo especificamente desenvolvido para focar no desempenho do aplicativo por meio de testes de usabilidade e questionário de satisfação do usuário. Portanto, o objetivo deste trabalho foi criar uma ferramenta capaz de realizar a vistoria de identificação veicular de forma segura e eficiente, buscando proporcionar uma experiência de atendimento focada na perspectiva dos clientes e nas diretrizes do Governo Eletrônico.
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The Government is not usually remembered as an innovative areas. Even when there are initiatives in this way, it is clear that they are isolated and it is common not to improve to the processes of the institutions. Considering the increasing on demand for vehicle inspections to open services, at Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte - DETRAN/RN and in view of the need to adopt more effective practices, promoting a better experience for citizens and reaffirming trust between government and citizens, it is proposed in this study to raise the opportunities for performance optimization and which interventions could be performed in order to reduce the service time in the vehicle registration sector of this state agency. In this sense, a systematic review of the available tools and solutions already adopted in other States was carried out. For this, the participatory design approach was used to achieve the project stages. This research methodology used consists of performing descriptive and exploratory analysis. In this case, the research was conducted in two steps. First, questionnaires were applied to stakeholders. Thus, relevant features were extracted for the development of a solution according to this scenario. Next, the interaction model was evaluated using a prototype specifically developed to focus on application performance through usability testing and user satisfaction questionnaire. Therefore, the target of this work was to create a tool that make the vehicle identification survey safely and efficiently, seeking to provide a service experience focused on the perspective of customers and the Electronic Government guidelines.
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JULIANNE DANTAS DE OLIVEIRA PIMENTEL
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EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DIANTE DO TÉRMINO DO CURSO: UM OLHAR FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MELINA SEFORA SOUZA REBOUCAS
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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SEBASTIAN FAUSTINO PEREIRA
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Data: 08/06/2020
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Resumo: Instituições de ensino superior como a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, formam, a cada ano, cerca de três mil estudantes, e, às vezes, muito mais que isso. O momento de conclusão do curso de graduação e a iminente saída para o mundo do trabalho parece ser um período de dúvidas, incertezas, questionamentos, receios e reflexões a respeito das possibilidades de engajamento na profissão escolhida ou, por outro lado, acerca das restrições de oportunidades, entre outros cenários que podem se configurar aos recém-formados. Como tem sido para estudantes concluintes vivenciar esta saída da universidade em função do término do seu curso? Diante disso, esse trabalho teve como objetivo, a partir de um olhar fenomenológico-existencial, compreender os sentidos atribuídos à experiência de ser um estudante concluinte dos cursos de graduação da UFRN. Para tanto, foi realizado um grupo temático intitulado “Decisões de Carreira” que contou com a participação de seis alunos concluintes de diferentes cursos ofertados na modalidade presencial na universidade. Este grupo teve cinco encontros, com duas horas duração cada, no período de realização de agosto a setembro de 2019. As narrativas e atitudes dos participantes foram interpretadas à luz da hermenêutica heideggeriana, dispondo assim, de uma metodologia de base fenomenológica. Anseios quanto à questão política e orçamentária que as universidades públicas enfrentam no país e o medo do desemprego somado às dificuldades de inserção no mercado de trabalho mostraram-se como temas mobilizadores para os participantes, bem como suas narrativas evidenciaram afetações frente as pressões sociais percebidas em prol do sucesso profissional. Nesse contexto de anseios e dúvidas, os estudantes relataram dar seus passos diários desprovidos de certezas, o que parece se configurar numa luta diária pelo que se crê em face do panorama impreciso da realidade. A partir da experiência deste estudo, sugere-se a criação de um espaço permanente de encontros destinado à atenção à essa temática dentro da universidade com a finalidade de oferecer escuta aos discursos de incerteza, o que também se configura em uma possibilidade de acolhimento para a inquietude existencial compreendida no período em questão, afirmando assim o quanto são necessárias mais atitudes institucionais que ofereçam este suporte.
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Abstract: Higher education institutions such as the Federal University of Rio Grande do Norte, form, each year, about three thousand students, and sometimes much more than that. The time of completion of the degree course and the impending exit to the world of work seems to be a period of doubts, uncertainties, questions, fears and reflexions about the engagement possibilities in the chosen profession or, on the other hand, about the restrictions of opportunities, among other scenarios that can be configured to recent graduates. How has it been for graduating students to experience this exit from the university due to the end of their course? In view of this, this work aimed, from a phenomenological-existential perspective, to understand the meanings attributed to the experience of being a concluding student of the undergraduate courses at UFRN. To this end, a thematic group was held entitled “Career Decisions” which included the participation of six graduating students from different presential courses offered in the university. This group had five meetings with two hours duration each, in the period of realization from august to september 2019. The narratives and attitudes of the participants were interpreted in the light of Heidegger's hermeneutics, providing thus a phenomenological basic methodology. Concerns about the political and budgetary issues that public universities are facing in the country and the fear of unemployment added to the difficulties of insertion in the labor market have proved as mobilizing themes for the participants, as well their narratives showed affectations face social pressures perceived for professional success. In this context of longings and doubts, the students reported taking their daily steps without certainty, which seems to be configured in a daily fight for what is believed in face of the inaccurate panorama of reality. Based on the experience of this study, it is suggested to create a permanent meeting space for the attention to this theme within the university in order to offer listening to the discourses of uncertainty, which is also configured as a possibility for welcoming the existential restlessness understood in the period in question, thus affirming how much more institutional attitudes are needed to offer this support.
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ADSON ARACELI ALVES DANTAS
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PROPOSTA DE MODELO DE MONITORAMENTO ÁGIL PARA O GERENCIAMENTO DE RISCOS CORPORATIVOS
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Orientador : ANDRE MORAIS GURGEL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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BRUNO CAMPELO MEDEIROS
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Data: 09/06/2020
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Resumo:
O Gerenciamento de Riscos Corporativos é reconhecido como meio de criação e proteção de valor nas organizações por sua capacidade de promover uma cultura que sustenta o alcance de objetivos. O Monitoramento integra o processo na Gestão de Riscos e é responsável por alicerçar a eficácia de todo o ciclo, porque dele eclode a execução das ações que mitigam, transferem, eliminam ou se aceitam os riscos. A partir de 2016, esse tema vem sendo introjetado no âmbito da Gestão Pública enquanto instrumento de governança, entretanto, sua estrutura é densa, de longa aplicação, envolvendo múltiplos atores com diferentes necessidades e requisitos. Esses aspectos imprimem certa complexidade ao Monitoramento que pode ser tratada pela utilização de Métodos Ágeis que, por sua vez, oferecem um conjunto de princípios e valores que podem aumentar as chances de sucesso. Monitoramento e Métodos Ágeis coalizam-se numa interseção por ambos terem de realizar entregas que proporcionem valor às suas partes interessadas. Assim, o presente trabalho objetiva propor um Modelo de Monitoramento Ágil na Gestão de Riscos para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que, embora tenha avançado nas etapas inicias da sua Gestão de Riscos, necessita de ajustes no processo de Monitoramento. Esta é uma realidade trazida por marcos regulatórios que aponta a necessidade de incorporação da Gestão de Riscos como uma agregadora de valor no processo de gestão universitária. O estudo é descritivo, de natureza qualitativa e no tocante aos procedimentos adota a pesquisa-ação. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, faz-se o uso da observação participante e de entrevistas semiestruturadas, sistematizando as evidências coletadas por meio da análise de conteúdo e na categorização dos dados. A investigação mapeou quais dificuldades impediam a realização das ações de mitigação dos riscos e os resultados revelaram barreiras em três dimensões: falta de planejamento, carência de método apropriado e, terceiro, na implicação dos atores para com o tema, ainda em fase de incorporação na cultura institucional. As barreiras foram parcialmente sanadas na proposição de um framework de monitoramento baseado em métodos de projetos ágeis, que agora se soma ao arcabouço da Gestão de Riscos e pode servir de caminho metodológico para realizar o Monitoramento na IFE pesquisada e em outras instituições de mesma natureza.
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Corporate risk management is strongly used as a means of creating and protecting value in activities due to the ability to promote a culture that sustains or achieves objectives. Monitoring is part of the risk management process and is responsible for reducing the performance of the entire cycle, because it interrupts the execution of activities that mitigate, transfer, eliminate or accept such events. This recognition is well referenced by the main structures and rules that deal with the theme. This paper aims to propose a monitoring model for corporate risk management in a federal higher education institution (IFE) that does not have all the components of its risk management components in place, especially monitoring, according to performance data in your risk management system, or GERIFES.Net. A management available for a method of approach that facilitates the conduct of plans and projects with simplicity, privileging the interaction between actors and under a set of values that result in deliveries (results). Among these methods, except if Scrum, these practices can follow the monitoring phases and cause an effective movement to achieve risk mitigation. The study has an inductive approach, of a qualitative nature and, as far as its scope is concerned, it will be descriptive. Adopt action research as a methodological strategy and as instruments for data collection, use of participant observation, interviews and focus groups, systematizing how they were collected through content analysis. It is believed that the current one introduces the test by the researched IFE and the development of methods that assist in the execution of risk monitoring, the object of the present dissertation, the waiting for contribution to the most effective risk management and the other nature.
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MARIA ERMINIA DO NASCIMENTO
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MEMORIAL JUNDIAÍ: SUBSÍDIOS HISTÓRICOS PARA A GESTÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA PIONEIRA DO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA NO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
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EDILENE MARIA DA SILVA
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 30/06/2020
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Este trabalho trata sobre a história e a memória de um estabelecimento pioneiro de Ensino Profissional Agrícola do Rio Grande do Norte na perspectiva de contribuição para a gestão institucional do patrimônio histórico edificado. Buscou-se responder a seguinte indagação: em que medida determinadas edificações da atual Escola Agrícola de Jundiaí/EAJ - são originárias do Campo de Demonstração Agrícola(1913) e da Escola Prática de Agricultura criada em 1949 - oferecendo condições de funcionamento para uma Instituição de Ensino Profissional Agrícola do RN e que representam a sua memória histórica? Para responder à problematização e alcançar os objetivos propostos, a análise desta pesquisa adotou o Método Histórico de Abordagem Hipotético-Dedutivo com vistas à elaboração do Diagnóstico Institucional da EAJ utilizando referências teóricas em Waisman(2013), Magalhães(2004), Le Goff(2003), Halbwachs(2003), Choay(2001). Apropriou-se de documentos escritos e icnográficos em D’Oliveira (1999;2009) e do Inventário dos Bens Móveis, Imóveis e Semoventes e Ofício Relatório do primeiro diretor da Escola Pratica de Agricultura/EPA, Dr. Nilo Albuquerque elaborado em 1952. Quanto à pesquisa bibliográfica de aporte histórico em Ghiraldelli Junior(2009); Cunha(2000); Santos(1994); concernentes à Administração e Gestão Institucional Pública em Camargo(2016), Di Pietro(2015), Silva(2013); Maiczuk e Andrade Júnior(2013). Além de depoimentos informais à autora; fontes documentais – Leis, Decretos, Regulamentos e Mensagens governamentais; livros de movimento escolar. Constatou-se por meio da pesquisa que os monumentos históricos da EAJ representam valioso patrimônio cultural impregnado de memória e história de Ensino Profissional Agrícola do RN. Diante disto requer a implementação de Gestão Institucional que comtemple a adoção de medidas preservacionistas.
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Abstract: This work deals with the history and memory of a pioneer establishment of Professional Agricultural Education in Rio Grande do Norte in the perspective of contributing to the institutional management of the built historical heritage. We sought to answer the following question: to what extent certain buildings in the current Jundiaí Agricultural School / EAJ - originate from the Agricultural Demonstration Field (1913) and the Practical School of Agriculture created in 1949 - offering operating conditions for an institution of Agricultural Professional Education of RN and that represent its historical memory? In order to answer the problematization and achieve the proposed objectives, the analysis of this research adopted the Hypothetical-Deductive Approach Method with a view to elaborating the EAJ Institutional Diagnosis using theoretical references in Waisman (2013), Magalhães (2004), Le Goff (2003 ), Halbwachs (2003), Choay (2001). He appropriated written and icnographic documents in D'Oliveira (1999; 2009) and the Inventory of Movable, Real Estate and Semoventes and Ofício Report of the first director of the Escola Pratica de Agricultura / EPA, Dr. Nilo Albuquerque elaborated in 1952. the bibliographic research of historical contribution in Ghiraldelli Junior (2009); Cunha (2000); Santos (1994); concerning Public Institutional Administration and Management in Camargo (2016), Di Pietro (2015), Silva (2013); Maiczuk and Andrade Júnior (2013). In addition to informal statements to the author; documentary sources - Laws, Decrees, Regulations and Government messages; school movement books. It was found through research that EAJ's historical monuments represent a valuable cultural heritage steeped in the memory and history of RN's Agricultural Professional Education. In view of this, it requires the implementation of Institutional Management that includes the adoption of preservationist measures.
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ANGÉLICA ANDRADE FERREIRA DE MELO
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CONTEXTO DE TRABALHO E SAÚDE PSÍQUICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA ATUAÇÃO DOS PROFESSORES-GESTORES EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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ANTONIO ALVES FILHO
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TATIANA DE LUCENA TORRES
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Data: 21/07/2020
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O mundo do trabalho vem passando por grandes transformações e recebe forte influência do contexto sócio-histórico vivenciado. O contexto de trabalho e a forma como as pessoas se relacionam com ele poderá colaborar para a promoção ou deterioração da saúde psíquica. Considerando que os gestores universitários vivenciam enormes desafios na gestão das universidades públicas, o presente estudo teve por objetivo apreender como os professores- gestores percebemseu contexto de trabalho e a influência dele na saúde psíquica. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizou o procedimento de estudo de caso. Delimitou-se como participantes os Chefes de Departamento. A coleta de dados foi feita através de dois grupos focais online com seis participantes, totalizando 12 gestores. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Primeiramente, buscou-se compreender como tem sido a experiência de ser um gestor universitário. Para tanto, foi preciso conhecer o percurso de chegada à gestão, entender que perpassa por uma atuação que envolve papéis diversos (Ensino, pesquisa, extensão e gestão). Além disso, essa vivência foi retratada através de uma avaliação positiva e negativa de estar nessa função. Em seguida, foram identificados os aspectos propulsores e restritivos contexto de trabalho a partir da percepção dos participantes. Os propulsores são: Capacitações e desenvolvimento; Apoio institucional; Sistemas informatizados; Colaboração do vice, da secretaria, e de outros gestores; Planejamento; Melhorias nos processos de trabalho; e a Organização do tempo. Já os restritivos são: Comunicação com as unidades; Limitação de recursos e falta de compreensão dos docentes; Déficit de pessoal; Sistemas informatizados; Ausência de preparação e conhecimento sobre a gestão; Violência e desrespeito; Ambiente conflituoso; Dificuldade de conciliar e mediar interesses; Sistema de compras e utilização recursos financeiros; Dificuldades na organização do tempo; Produtividade e Sobrecarga; Descontinuidade da gestão; e, Normas e legislações – Burocracia. A próxima etapa consistiu em investigar os aspectos percebidos como potenciais geradores de sofrimento, desgaste e mal-estar. Entre eles estão: Conflitos; Cobrança excessiva por produtividade e a sobrecarga; Papéis diversos; Organização do tempo, Vida pessoal e trabalho; Ritmos de trabalho; Falta de apoio jurídico; Violência e desrespeito; Falta de recursos; e Normas e legislações – Burocracia. Por fim, os participantes apresentaram sugestões de melhorias como: Suporte institucional; Comunicação com as pró-reitorias; Suporte Jurídico; Melhor distribuição de pessoal; Capacitação e desenvolvimento dos chefes; Esclarecimentos aos docentes e acompanhamento sistemático da PROGESP; Reflexão e envolvimento dos docentes e técnicos; Conhecer as atribuições e competências esperadas; Melhorias nos processos de trabalho; e Estratégias de conciliação de papéis. O estudo apresentou um diagnóstico sobre a percepção dos chefes de departamento, bem como forneceu um modelo de diagnóstico por meio de grupos focais online. As sugestões apresentadas poderão colaborar para aprimoramento das ações relacionadas à gestão universitária.
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The work has been various transformations and is influenced by socio-historical context experienced. The work environment and the way people relate to it can contribute to the promotion or deterioration of psychic health. Considering that university managers experience enormous challenges in the management of public universities, the present study has as a general objective to apprehend how professors-managers perceive their work context and its influence on mental health. It is a qualitative research, of a descriptive type, which used the case study. Heads of Department were defined as participants. The data collect was carried out through two online focus groups with six participants, totaling 12 managers. The data were analyzed using the content analysis (BARDIN, 2011). First, it was intended to understand how the experience of being a university manager has been. For that, it was necessary to know the way of arrival to management, understand that it involves a performance that involves different actuations (teaching, research, extension and management). In addition, this experience was portrayed through a positive and negative assessment of being in this professional performance. Then, the facilitators and difficult aspects of work were defined the participants' perception. The facilitators are: Training and development; Institutional Support; Computerized systems; Collaboration of the vice, the secretariat and other managers; Planning; Improvements in work processes; and the organization of time. The difficult aspects are: Communication with the units; Limited resources and absence of understanding by professors; Worker deficit; Computerized systems; Absence of preparation and knowledge about management; Violence and disrespect; Conflictive environment; Difficulty reconciling and mediating interests; Purchasing system and use of financial resources; Difficulties in organizing time; Productivity and Overload; Management discontinuity; and, Norms and laws - Bureaucracy. The next stage was to investigate the aspects perceived as potential generators of suffering, emotional distress and malaise. Among them are: Conflicts; Excessive charging for productivity and overload; Different actuations; Organization of time, personal life and work; Work rhythms; Absence of legal support; Violence and disrespect; Lack of resources; and Norms and laws - Bureaucracy. Finally, the participants presented suggestions for improvements such as: Institutional support; Communication with the units; Legal Support; Better distribution of workers; Training and development of bosses; Clarifications to professors and systematic monitoring of PROGESP; Reflection and involvement of workers; Know the expected attributions and competences; Improvements in work processes; and Strategies for reconciling actuations. The study provided a diagnosis on the perception of Department Heads, as well as providing a diagnostic model through online focus groups. The suggestions presented may collaborate to improve actions related to university management.
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RAFAEL FONSECA DA COSTA SOUZA
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Planejamento Estratégico: Proposta de modelo para a Unidade Clínica do IMT-RN.
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Orientador : MARCELO RIQUE CARICIO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MARCELO RIQUE CARICIO
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MILER FRANCO D ANJOUR
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 07/08/2020
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Este trabalho busca compreender uma forma adequada de planejamento na área de serviços de saúde, tendo como objeto de estudo a estratégia e execução de serviços com um enfoque na otimização dos recursos disponíveis, na qualidade dos serviços prestados a sociedade em geral, no cumprimento ao Plano de Desenvolvimento Institucional e Política Nacional de Saúde Pública. Se faz necessário que as instituições públicas de ensino que prestam serviços em saúde sejam detentoras de um planejamento bem definido de forma que otimize o cumprimento das ações para o alcance das metas pré-estabelecidas. Este trabalho tem como objetivo propor um modelo de planejamento estratégico para a unidade clínica do Instituto de Medicina Tropical do RN, a partir da definição de sua identidade organizacional, análise ambiental e consequente identificação de características e cenário em que atua, buscando classificar as ações a serem empreendidas. A metodologia empregada neste trabalho foi a pesquisa qualitativa, com abordagem de estudo de caso. As técnicas de pesquisa de campo utilizadas foram: a observação, reuniões e análise de documentos. O resultado do trabalho é a proposição de um modelo de planejamento estratégico a ser aplicado, a partir de demandas classificadas como prioritárias, de acordo com a necessidade atual de implantação estabelecida pela equipe gestora.
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This work seeks to understand an adequate form of planning in the area of health services, having as object of study the strategy and execution of services with a focus on the optimization of available resources, on the quality of services provided to society in general, in compliance with the plan institutional development and national public health policy. It is necessary that public educational institutions that provide health services have well-defined planning in order to optimize the fulfillment of pre-established goals. This work aims to propose the creation of a strategic planning and an action plan for the clinical unit of the Instituto de Medicina Tropical do RN, based on the definition of its organizational identity, swot analysis and consequent identification of characteristics and scenario in which it operates, seeking classify the actions to be undertaken. The methodology used in this work was qualitative research, with a case study approach. The field research techniques used were: participant observation, analysis of documents, applied with the servers allocated at the Institute of Tropical Medicine. The result of the work is the proposal of an action plan to be applied, based on demands classified as priorities, according to the current need for implementation established by the management team.
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EBERTON JOSE DA SILVA FERREIRA
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PLANO DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DO TRAIRI-FACISA/UFRN
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Orientador : MARCELO RIQUE CARICIO
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MARCELO RIQUE CARICIO
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MILER FRANCO D ANJOUR
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 07/08/2020
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No contexto atual vivenciado pelas universidades públicas brasileiras, no qual são constantes os cortes de verbas e crescente a escassez de recursos, tem-se exigido cada vez mais dos gestores e demais entes públicos a adoção de medidas que permitam manter a qualidade e a eficiência em suas atividades. Nessa perspectiva, a temática da eficiência energética por meio da geração de energia fotovoltaica ganha espaço por se tratar de um mecanismo rápido e limpo de redução de consumos de energia elétrica e custos inerentes aos seus desperdícios, visto que atualmente este se encontra entre os maiores gastos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, o Decreto nº 7.746/2012 que regulamenta o Art. 3º da Lei de Licitações (Lei nº 8.666/1993) estabeleceu a obrigação da administração pública federal direta, autárquica e fundacional de elaborar e implementar Planos de Gestão de Logística Sustentável prevendo práticas de sustentabilidade e racionalização do uso de materiais e serviços. Pensando nisso, a Resolução nº 040/2017 – CONSAD, de 21 de setembro de 2017, estabeleceu normas sobre a organização, elaboração e acompanhamento do Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFRN (PLS-UFRN). Assim, é dever não só das universidades, mas de qualquer governo, investir em meios alternativos e sustentáveis para o desenvolvimento do seu país, estado ou município. Deste modo, enquanto instituição que reúne os eixos de ensino, pesquisa e extensão, procura-se por meio deste estudo, apresentar um plano de viabilidade para a adoção da energia fotovoltaica buscando contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira e a redução de custos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi que é uma unidade acadêmica especializada da UFRN, situada na cidade de Santa Cruz/RN.
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In the current context experienced by Brazilian public universities, where funding cuts are constant and the scarcity of resources is increasing, managers and other public entities are increasingly demanding the adoption of measures to maintain the quality and efficiency in your activities. From this perspective, the issue of energy efficiency through photovoltaic power generation gains space because it is a fast and clean mechanism to reduce electricity consumption and costs inherent to its waste, since it is currently among the largest expenses. from the Federal University of Rio Grande do Norte. In addition, Decree No. 7,746 / 2012 that regulates Article 3 of the Bidding Law (Law No. 8,666 / 1993) established the obligation of the direct, municipal and foundational federal public administration to elaborate and implement Sustainable Logistics Management Plans, providing for practices sustainability and rationalization of the use of materials and services. Thus, it is the duty not only of universities but of any government to invest in alternative and sustainable means for the development of their country, state or municipality. Thus, as an institution that brings together the teaching, research and extension axes, this study seeks to verify the viability of adopting photovoltaic energy seeking to contribute to the diversification of the Brazilian energy matrix and the cost reduction of the Faculty of Sciences. da Saúde do Trairi which is a specialized academic unit of UFRN, located in the city of Santa Cruz / RN.
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JAZON PAULINO LISBOA MOREIRA
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Análise e diagnóstico de aspectos éticos e disciplinares aplicados aos servidores efetivos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
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Orientador : SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULO AFONSO DE ARAUJO QUERMES
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LEONARDO OLIVEIRA FREIRE
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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SERGIO LUIS RIZZO DELA SAVIA
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Data: 27/08/2020
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Este trabalho analisa a ética no serviço público, através de conceitos e pesquisas trazidas em outros trabalhos científicos, voltando o foco para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Tal pesquisa se faz necessária, pois como foi constatado no decorrer do trabalho, são abertos uma quantidade relevante de procedimentos disciplinares no âmbito da Universidade foco da pesquisa, e que de acordo com dados apresentados pela Controladoria Geral da União – CGU, o custo de um procedimento disciplinar acarreta uma despesa elevada ao erário. Portanto, através de uma pesquisa exploratória e descritiva, pretende-se analisar e diagnosticar o conhecimento em aspectos éticos dos servidores da Instituição em questão, assim como através de uma proposta de capacitação e uma proposta de regulamentação de um mecanismo instituído pela CGU (Termo de Ajustamento de Conduta – TAC), auxiliar no fomento da redução de custos com procedimentos disciplinares.
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This work analyzes the ethics in the public service, through concepts and research brought in other scientific works, turning the focus to the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN. Such research is necessary, because as it was verified in the course of the work, a relevant number of disciplinary procedures are opened within the scope of the University that is the focus of the research, and that according to data presented by the Comptroller General of the Union - CGU, the cost of a disciplinary procedure entails a high expense for the treasury. Therefore, through an exploratory and descriptive research, it is intended to analyze the knowledge in ethical aspects of the employees of the institution in question, as well as through a training proposal and a regulation proposal for a mechanism instituted by CGU (Term of Adjustment of Conduct - TAC), assist in promoting cost reduction with disciplinary procedures.
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FABÍOLA PESSOA DA CUNHA
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DESEMPENHO ACADÊMICO: ESTUDO SOBRE UMA ESTRATÉGIA INSTITUCIONAL DE ORIENTAÇÃO ACADÊMICA
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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Daniela Alessandra Uga
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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FERNANDA RODRIGUES MITTELBACH
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 28/08/2020
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Nas últimas décadas o sistema de acesso ao ensino superior no Brasil passou por grandes transformações motivadas por políticas educacionais de ampliação e expansão das Instituições de Ensino Superior – IES e democratização no acesso dos estudantes. Tudo isso contribuiu para a diversificação do público ingressante, circunstância que associada ao processo de integração dos novos estudantes a esse nível de ensino tem exigido das IES maior dedicação no acolhimento e acompanhamento dos discentes até a conclusão do curso. Nesse contexto, os índices de retenção e de evasão se tornaram relevantes para os estudos que buscam alternativas para o combate dessa problemática, nos quais as estratégias pedagógicas têm se apresentado como ferramentas importantes. Em consonância com essa temática, esse estudo objetivou analisar o denominado Regime de Observação do Desempenho Acadêmico – RODA, uma estratégia institucional da UFRN voltada para o acompanhamento de estudantes com baixo desempenho acadêmico. Para a realização deste diagnóstico foram disponibilizados formulários eletrônicos aos discentes, orientadores acadêmicos e coordenações dos cursos presenciais de Ciências e Tecnologia e Pedagogia vinculado ao Centro de Educação, que representam, respectivamente, o maior e o menor percentual de discentes no referido regime. Os resultados demonstraram que dificuldades vivenciadas no ensino médio foram determinantes para o baixo desempenho acadêmico da maioria dos discentes, e isso ocorre principalmente entre os 1º e 3º semestres do curso. Contudo, a carência de informações sobre o apoio institucional por meio do RODA, tem interferido no desenvolvimento das atividades voltadas à recuperação desses estudantes que, permanecendo nessa condição, se mostraram desmotivados, pressionados e adoecidos. Em contrapartida, a maior parte dos docentes relatou sobrecarga ao unir atividades da docência com as atividades previstas para o papel de orientadores acadêmicos, e a relação orientador-orientando parece não estar funcionado como esperado. A associação dos dados coletados permitiu ainda a identificação de fragilidades e potenciais do referido regime, e as melhorias recomendadas pelos participantes incluíram principalmente o uso de recursos tecnológicos que possam facilitar a comunicação entre os envolvidos e o cumprimento das atividades de orientação acadêmica. No que tange a investigação sobre a contribuição dessa estratégia pedagógica para a trajetória acadêmica dos discentes, observou-se que, dentre os registros de discentes que foram retirados do regime a cada período letivo, o quantitativo dos que superaram suas dificuldades acadêmicas foi predominantemente superior aos cancelamentos ocorridos no mesmo período, o que pode indicar uma contribuição do regime. Contudo, para o processo de integralização curricular, constatou-se que a excessiva maioria das integralizações, relativas ao mesmo grupo analisado, não ocorreu no prazo padrão do curso, sinalizando uma retenção acentuada e o que pode parecer uma não efetividade do RODA nesse aspecto. Por fim, de modo geral, acredita-se que o regime é aceito como estratégia pedagógica de apoio institucional, porém, requer ponderação diante de algumas propostas de ajustes.
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The access system to higher education in Brazil has been through major transformations in recent decades. Such transformations are motivated by educational policies related to expansion of Higher Education Institutions (HEIs) and the democratization in students’ access. All of this contributed to the diversification of incoming students, a circumstance that is associated with the process of integration of new students at this level of education and that has demanded from the HEIs greater dedication to the welcoming and monitoring of students until their graduation. In this context, both retention and dropout rates have become relevant to studies that seek alternatives to combat those issues and in which pedagogical strategies have been presented as important tools. Following such topic, this study aims analyze which is called Academic Performance Observation Regime (RODA, in Portuguese), an institutional strategy adopted by UFRN for the monitoring of students with poor academic performance. In order to conduct a proper investigation, electronic forms were made available to students, academic advisors and coordinators of both Science and Technology and Pedagogy courses, which are linked to the Education Center of UFRN and represent the highest and lowest percentage of students in RODA, respectively. The results revealed that difficulties experienced in high school were decisive to the poor performance of most students, and this happens specially between the first and third semesters of their courses. Nevertheless, the absence of information on the RODA has interfered in the conduct of activities related to the students’ retaking, who have felt demotivated, pressured, and ill under such condition. On the other hand, most professors have reported being overwhelmed with conjoining teaching activities with the activities planned for the academic advisor’s role, and that the relationship between advisor and advisee does not seem to have worked as expected. The association of the collected data also allowed to identify both weaknesses and potentials of RODA and the recommended improvements by the participants included mainly the use of technological resources that may facilitate both communication between the involved ones and fulfillment of academic advising activities. Regarding the investigation of the contribution of this pedagogical strategy to the students' academic trajectory it was observed that, among the records of students who were removed from the regime at each school term, the number of those who overcame their academic difficulties was predominantly higher than the cancellations that occurred in the same period, which may indicate a contribution from the regime. However, to curricular integration process, it was found that the excessive majority of integrations related to the same group analyzed did not occur within the standard term of the course, signaling a marked retention and it may seem ineffectiveness of RODA in this condition. At last, RODA is accepted as a pedagogical strategy for institutional support, although it requires considerations through some adjustment proposals.
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JOSÉ TELES DA SILVA NETO
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MELHORIA DO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROJETOS ACADÊMICOS GERIDOS PELA FUNPEC: UMA PROPOSTA À LUZ DO LEAN-OFFICE.
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Orientador : ANDRE MORAIS GURGEL
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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BRUNO CAMPELO MEDEIROS
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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Data: 31/08/2020
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As Fundações de apoio são instituições de natureza privada, que a partir da edição da Lei nº 8.958 de 20 de dezembro de 1994 estabeleceram relações com as instituições federais de ensino superior como forma de dar apoio a projetos que auxiliem a concretização da sua atividade-fim (ensino-pesquisa e extensão). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN) tem como sua fundação parceira a FUNPEC – Fundação Norte-Rio-Grandense de Ensino Pesquisa e Cultura que a apoia na gestão administrativa/financeira de 154 projetos acadêmicos vigentes, nesse ano de 2020, tendo um volume de recursos transacionados de aproximadamente 569 milhões de reais. Dentro desse contexto, a universidade é responsável pelo controle e fiscalização das atividades relacionadas aos projetos acadêmicos, em sua dimensão financeira e acadêmica. Diante disso, o presente trabalho tem objetivo desenvolver uma proposta de melhoria do processo de prestação de contas dos projetos acadêmicos geridos pela FUNPEC à luz dos conceitos relacionados ao lean-office, trazendo consigo ideais da “produção enxuta” em ambiente fabril para o contexto administrativo, com o intuito de mitigar ou eliminar desperdícios, utilizando como ferramenta principal o mapeamento de fluxo que valor (MFV), discutindo quais etapas do processo agregam valor, não agregam valor, mas são necessárias e quais atividades não agregam valor, para a partir daí efetuar a proposição de melhorias e a diminuição dos gargalos operacionais, através de eventos kaizen. Este estudo é descritivo, quanto à sua natureza é de uma abordagem qualitativa e no tocante aos procedimentos adota o estudo de caso. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, usou-se da pesquisa documental na Coordenadoria envolvida no processo, bem como a utilização da metodologia do grupo focal para compreensão de todas as etapas do processo, sintetizando os dados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após essas etapas, foi verificado que o processo possui desperdícios relacionados a espera, movimentação desnecessária, estoque e defeitos, que o deixam pouco eficiente e dificultam o andamento do mesmo. Diante desses desperdícios, foi proposto um mapeamento do fluxo de valor em estado futuro e um plano de ação com o objetivo de melhoria contínua, com aplicabilidade imediata na percepção dos analistas. Dessa forma, o presente trabalho buscou contribuir para uma maior fluidez do processo de prestação de contas, bem como melhoria na qualidade e confiabilidade das informações nele contidas.
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Mostrar Abstract
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Support foundations are institutions of a private nature, wich, as of the enactment of law nº 8.958 of December 20, 1994, established relations with federal institutions of higher education as a way of supporting projects that assist the realization of their core activity (teaching-research and extension). The Federal University of Rio Grande do Norte – (UFRN) has as its partner foundation FUNPEC – Norte-Rio-Grandense Foundation for Teaching Research and Culture wich supports it in the administrative/financial management of 154 current academic projects, in 2020, having a volume of transacted resources of approximately 569 million reals. Within this context, the university is responsible for the control and inspection of activities related to academic projects, in their financial and academic dimension. Therefore, the present work aims to develop a proposal to improve the accountability process of academic projects managed by FUNPEC in the light of concepts related to lean-office, bringing with it the ideal of “lean production” in a manufacturing environment for the administrative context, in order to mitigate or eliminate waste, using as a main tool the flow Value Stream Mapping (VSM), discussing wich process steps add value, do not add value, but are necessary and wich activities do not add value, from there proposing improvements and a reducing operational bottlenecks, through kaizen events. This study is descriptive, as to its nature it is of a qualitative approach and with regard to the procedures adopts the case study. With regard to data collection instruments, documentary research was used in the Coordination involved in the process, as well as the use of the focus group methodology to understand all stages of the process, synthesizing the data through content analysis Bardin (2011). After these steps, it was verified that the process has waste related to waiting, unnecessary movement, stock and defects, which make it inefficient and hinder its progress. In view of these wastes, a mapping of the value flow in a future state and an action plan with the objective of continuous improvement, with immediate applicability in the perception of analysts, was proposed. Thus, the present work sought to contribute to a greater fluidity of the accountability process, as well as to improve the quality and reliability of the information contained therein.
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ANA CLEIA TARGINO DOS SANTOS
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Proposta De Carta De Serviço ao Usuário para o Núcleo de Educação da Infância-Colégio De Aplicação Da UFRN (NEI/CAP-UFRN)
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Orientador : LEONARDO OLIVEIRA FREIRE
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MEMBROS DA BANCA :
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AILSI COSTA DE OLIVEIRA
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JOSE ORLANDO RIBEIRO ROSARIO
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LEONARDO OLIVEIRA FREIRE
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 25/09/2020
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Muito se tem discutido sobre o acesso às informações nas organizações públicas e como estas estão gerindo os recursos disponíveis para uma prestação de serviço de qualidade. A maneira como os serviços são executados e ofertados é assunto de interesse público, e, portanto, requer transparência e facilidade de acesso a essas informações. A Administração Pública brasileira vem adotando formas de disponibilizar instrumentos de consulta e controle social. Dentre esses instrumentos, destaca-se a Carta de Serviço ao Usuário, regulada, atualmente, pelo Decreto Federal n. 9094/2017 que tem por objetivo informar aos cidadãos quais são os serviços oferecidos por uma Organização Pública bem como as formas de acessá-los. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa é elaborar uma proposta de Carta de Serviços ao Usuário para o Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (NEI/CAp-UFRN), e a partir disso, verificar como a construção desse documento poderá contribuir para inserção de melhores práticas institucionais em consonância com aos primados maiores do modelo Gerencial de Administração Pública. Como método, adotou-se a pesquisa de abordagem qualitativa com objetivo descritivo. E quanto aos procedimentos técnicos, o estudo caracteriza-se como pesquisa documental e de observação do pesquisador.
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Much has been discussed about the access to information in public organizations and how they are managing the resources available for providing a quality service. The way services are performed and offered is a matter of public interest, and therefore requires transparency and easy access to this information. The Brazilian Public Administration has been adopting ways of providing instruments for consultation and social control. Among these instruments, the user service letter stands out, currently regulated by the decree n. 9094/2017, which aims to inform citizens about the services offered by a Public Organization as well as the ways to access them. Thus, the general objective of the research is to elaborate a proposal for a User Service Letter for the Childhood Education Center, Application Center of the Federal University of Rio Grande do Norte-UFRN (NEI / CAp-UFRN), and from this point, to verify how the construction of this document may contribute to the insertion of best institutional practices in line with the greater primacy of the Managerial model of Public Administration. As a method, a qualitative research with a descriptive objective was adopted. Regarding the technical procedures, the study is characterized as a documentary research and observation by the researcher.
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RAQUEL SIQUEIRA MACIEL
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Modelo de avaliação de desempenho para empresas incubadas por meio da utilização da metodologia multicritério de apoio à decisão.
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Orientador : CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
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Data: 25/09/2020
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Criar valor e estimular melhorias no desempenho dos negócios são partes fundamentais de uma organização e do seu processo de tomada de decisões, independentemente do seu tamanho ou do seu escopo. No entanto, empresas jovens e menores apresentam uma maior dificuldade neste processo devido à falta de recursos ou conhecimento, tornando-as mais vulneráveis à concorrência. Neste contexto, surgem as incubadoras de empresas promovendo a inovação e o empreendedorismo por meio da criação de um ambiente voltado para o apoio e fortalecimento de micro e pequenas empresas. A incubadora tem o papel de monitorar e acompanhar a evolução dos empreendimentos apoiados e assim oferecer serviços que atendam às suas necessidades. O objetivo geral do presente trabalho é criar um modelo de avaliação de desempenho para empresas incubadas de base tecnológica, utilizando a metodologia multicritério de apoio à decisão (MCDA) e respeitando também as diretrizes do modelo CERNE (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos). Quanto ao método este trabalho se classifica como exploratório-descritivo, de natureza qualitativa-quantitativa e no tocante aos procedimentos adota o estudo de caso. Para a construção do modelo fez-se a identificação do contexto junto ao decisor, em seguida construiu-se o modelo de avaliação de desempenho, sendo composto por 23 indicadores distribuídos nos cinco eixos propostos pelo CERNE. Na terceira etapa ocorreu a validação do modelo e modelagem utilizando-se o método ELECTRE-TRI para classificar as empresas nos níveis de avaliação desejados. Posteriormente, fez-se uma análise de sensibilidade e avaliação dos resultados. O modelo desenvolvido demonstrou pertinência e aplicabilidade à realidade da incubadora Inova Metrópole, apoiando o processo de tomada de decisão.
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Creating value and stimulating improvements in business performance are fundamental parts of an organization and its decision-making process, regardless of its size or scope. However, young and smaller companies have a greater difficulty in this process due to the lack of resources or knowledge, making them more vulnerable to competition. In this context, business incubators appear promoting innovation and entrepreneurship through the creation of an environment aimed at supporting and strengthening micro and small companies. The incubator has the role of monitoring and following the evolution of the supported enterprises and thus offering services that meet their needs. The objective of the present work is to create a performance evaluation model for technology- based incubated companies, using the multicriteria decision aid methodology (MCDA) and also respecting the guidelines of the CERNE model (Reference Center for Support to New Enterprises). As for the method, this work is classified as exploratory-descriptive, of qualitative-quantitative nature and with regard to procedures it adopts the case study. For the construction of the model, the context was identified with the decision maker, then the performance evaluation model was built, and its consisted of 23 indicators distributed in the five dimensions proposed by CERNE. In the third stage, the model was validated and modeled using the ELECTRE-TRI method to classify the companies in the desired assessment levels. Subsequently, a sensitivity analysis and evaluation of the results were carried out. The developed model demonstrated relevance and applicability to the reality of the Inova Metrópole incubator, supporting the decision-making process.
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RODRIGO RANIERE XAVIER CABRAL
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A LIDERANÇA EFICAZ NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: Uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
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Orientador : CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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ANTONIO ALVES FILHO
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MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
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Data: 28/09/2020
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O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, buscou-se, com a pesquisa, investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se deu por meio do instrumento de propriedades psicométricas mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory (IPL – Inventário de Práticas de Liderança), e pelo qual foi possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente pesquisa foi caracterizada como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Sua amostra foi definida pelo simples critério de que as unidades de análises para ela precisavam pertencer à alta gestão da UFRN, representada pelas pró-reitorias. Com isso, o quantitativo final dessa amostragem ficou com os números somados de 07 pró-reitores (líderes) e 110 colaboradores (liderados) dessas unidades superiores. Após análise do conjunto de respostas obtidas, feita a partir de alguns cálculos estatísticos e da teoria transformacional da liderança sustentada pelos os autores citados, os resultados apontaram que a alta gestão da UFRN se encontra em um bom nível de empenho nas práticas exemplares desse tipo de liderança, mas com espaço para aumentá-lo. Além disso, foram constatadas significativas divergências dentro das duas principais percepções investigadas (líderes e liderados), o que sinalizou também uma oportunidade para que a UFRN invista no desenvolvimento da referida liderança. Como contribuição a esse cenário favorável observado na UFRN foi proposta uma cartilha de boas práticas de liderança que sirva tanto para motivar ou, pelo menos, despertar o interesse de autodesenvolvimento dos líderes, como para embasar a criação ou o aprimoramento de ações formativas específicas para seus gestores e até mesmo alguma intenção institucional ainda maior e estruturante no que diz respeito às práticas de liderança a serem perseguidas em direção a melhor eficácia organizacional.
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The leadership process is an extremely important aspect in the organizational environment, whether it is influencing employee satisfaction in the work environment or increasing their engagement in the tasks assigned to them. Indeed, the convergence of such factors, which are the result of effective leadership, contributes greatly to the achievement of the objectives that are defined by an organization. Although leadership can manifest itself at any level of the institutional structure, the maxim that the “example starts at the top”applies strongly when it comes to the occurrence of this social phenomenon in the top management of an organization. From this perspective, it was intended to investigate the adherence of senior management at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN regarding the exemplary leadership practices postulated by theorists and professors on the theme James Kouzes and Barry Posner. The verification of this intention was made through the instrument of psychometric properties worldwide established that they developed, called LPI-Leadership Practices Inventory, and through which it was possible to obtain the perception of both the leaders themselves and their followers as to the frequency with which they are engaged in five major practices that define an effective and transformational leader at the peak of his performance. This research was characterized as an applied, descriptive and quantitative study. Her sample was defined by the simple criterion that the units of analysis needed to belong to the senior management of UFRN, represented by the pro-rectories. As a result, the final amount of this sampling was the sum of 07 pro-rectors (leaders) and 110 employees (followers) of these higher units. After analyzing the set of responses obtained, based on some statistical calculations and the transformational theory of leadership supported by the authors mentioned, the results showed that UFRN's top management is at a good level of commitment to exemplary practices of this type of leadership, but with room to increase it. In addition, significant divergences were found within the two main perceptions investigated (leaders and followers), which also signaled an opportunity for UFRN to invest in the development of said leadership. As a contribution to this favorable scenario observed at UFRN, a booklet of good leadership practices was proposed that serves both to motivate or, at least, to awaken the interest of leaders' self-development, as well as to support the creation or improvement of specific training actions for their managers and even some greater and structuring institutional intent with regard to leadership practices to be pursued towards better organizational effectiveness.
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ACÁCIA JÉSSICA MAIA DE MOURA
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STEMARIAS: O USO DA GAMIFICAÇÃO PARA INSERÇÃO DE JOVENS MULHERES NAS ÁREAS STEM
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Orientador : PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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MEMBROS DA BANCA :
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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ADRIANA CARLA SILVA DE OLIVEIRA
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JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
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CINTHIA COSTA KULPA
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Data: 05/10/2020
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Este projeto tem como objetivo geral, promover a inserção feminina nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, pela proposição de um protótipo de jogo voltado para jovens mulheres que buscará ampliar seu conhecimento sobre modelos femininos nesses campos. Ao longo deste estudo, esses ramos do conhecimento foram denominados a partir do acrônimo STEM (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics). A pesquisa tem caráter exploratório e aplicado, pois procurou promover embasamento teórico, seguido pela proposição de uma solução prática para problemática apresentada. Nessa direção, este projeto apresenta, primeiramente, o referencial teórico, elaborado a partir livros, artigos, e dados que embasaram o entendimento de fatores relacionados à inserção de mulheres nas áreas STEM. Inicialmente, foi delineada a condição histórica das mulheres no mundo do trabalho e as disparidades de gênero nesse contexto. Em um segundo momento, foi retratada a situação das mulheres em relação a qualificação profissional em nível universitário, em especial sua ocupação nos cursos das áreas STEM. Posteriormente, foram apresentados fatores correlatos a interação de jovens mulheres com STEM, com especial enfoque sobre a influência em meio a ausência de modelos femininos nessas áreas. Uma vez realizado o levantamento bibliográfico, foi adotado o método Design Participativo, aplicado junto a sete alunas do ensino médio da Escola Agrícola de Jundiaí, com o objetivo de dar subsídios a elaboração do conteúdo do protótipo de jogo. Os dados gerados na pesquisa apontaram que o fortalecimento da representatividade e do empoderamento feminino em STEM são meios de estímulo à inserção de jovens mulheres nessas áreas. A partir dos resultados levantados, foi possível o emprego da gamificação e desenvolvimento do protótipo de jogo apresentado ao final deste estudo.
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This project has the general objective of promoting female insertion in the areas of science, technology, engineering and mathematics, by proposing a prototype of a game aimed at young women that will seek to expand their knowledge about female models in these fields. Throughout this study, these branches of knowledge were named after the acronym STEM (in English Science, Technology, Engineering, and Mathematics). The research has an exploratory and applied character, as it sought to promote a theoretical basis, followed by the proposition of a practical solution to the problem presented. In this direction, this project presents, first, the theoretical framework, elaborated from books, articles, and data that supported the understanding of factors related to the insertion of women in the STEM areas. Initially, the historical condition of women in the world of work and the gender disparities in this context were outlined. In a second step, the situation of women in relation to professional qualification at the university level was portrayed, especially their occupation in courses in the STEM areas. Subsequently, factors related to the interaction of young women with STEM were presented, with a special focus on the influence of the absence of female models in these areas. Once the bibliographic survey was carried out, the Participative Design method was adopted, applied to seven high school students at the Escola Agrícola de Jundiaí, with the objective of providing subsidies to the elaboration of the content of the game prototype. The data generated in the research pointed out that the strengthening of female representation and empowerment in STEM are means of stimulating the insertion of young women in these areas. From the results obtained, it was possible to use the gamification and development of the game prototype presented at the end of this study.
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FRANÇOIRA QUEIROZ DE CASTRO GOMES OLIVEIRA
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ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E APLICABILIDADE DAS PESQUISAS NO ÂMBITO DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.
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Orientador : DENISE PEREIRA DO REGO
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE PEREIRA DO REGO
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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FERNANDO DE SOUZA SILVA
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MARIA ISABEL DA CONCEICAO DIAS FERNANDES
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Data: 06/10/2020
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O Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL é uma instituição de referência que, além de prestar serviços de assistência médico-hospitalar a um grande contingente populacional, configura-se como principal campo de práticas para atividades de ensino e pesquisa acadêmica na área de saúde do estado do Rio Grande do Norte. Os profissionais que atuam no HUOL frequentemente são objeto de diversas investigações, isto porque é de grande importância o conhecimento sobre suas condições materiais, físicas e psicológicas, para a promoção de um ambiente de trabalho saudável e a prestação de serviços de qualidade. A presente investigação teve como objetivo analisar a contribuição da pesquisa e produção do conhecimento para o bem estar dos profissionais da saúde no âmbito do HUOL. Para isso, inicialmente foi feita uma Revisão Integrativa, de modo a sistematizar informações, sobre os estudos desenvolvidos no âmbito do HUOL que tiverem como foco, tais servidores durante os anos de 2014 a 2019 e, na sequencia, uma pesquisa descritiva visando uma maior compreensão de como funciona o registro e acompanhamento, bem como, os desafios na aplicabilidade dos resultados. Foi constatado que o Comitê de Ética em Pesquisa configura-se como instância central no registro e monitoramento dos projetos. Observou-se,também, que a divulgação dos resultados dos estudos é muito restrita, havendo pouca visibilidade quanto a aplicabilidade e importância, do que é produzido pelos que desenvolvem estudos, utilizando o HUOL como lócus de pesquisa. Diante deste cenário, se propõe a elaboração de um protocolo específico que permita relacionar os resultados obtidos à ações concretas, promovendo, assim, uma maior aplicabilidade das pesquisas e a melhoria da saúde e bem estar dos trabalhadores do HUOL.
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Mostrar Abstract
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The Onofre Lopes-HUOL University Hospital is a reference institution that, besides providing medical-hospital assistance services to a large population contingent, is configured as the main field of practice for teaching and academic research activities in the health area of the state of Rio Grande do Norte. The professionals who work in HUOL are frequently the object of several investigations, because it is of great importance the knowledge about their material, physical and psychological conditions for the promotion of a healthy work environment and the rendering of quality services. The present research aimed to analyze the contribution of research and knowledge production to the well being of health professionals within HUOL. For that, initially an Integrative Review was made, in order to systematize information about the studies developed in the scope of HUOL that have as focus such servers during the years 2014 to 2019 and, in the sequence, a descriptive research aiming at a greater understanding of how the registration and follow-up works, as well as the challenges in the applicability of the results. It was found that the Research Ethics Committee is configured as a central instance in the registration and monitoring of projects. It was also observed that the dissemination of the results of the studies is very restricted, with little visibility as to the applicability and importance of what is produced by those who develop studies using HUOL as a research locus. In face of this scenario, it is proposed the elaboration of a specific protocol that allows to relate the results obtained to concrete actions, thus promoting a greater applicability of the researches and the improvement of the health and welfare of HUOL workers.
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VALESKA MARIANA DIAS MELO
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Proposta de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019-2023 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
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Orientador : JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE MORAIS GURGEL
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JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
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MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS
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RAFAEL RODRIGUES DA SILVA
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Data: 06/11/2020
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Sabe-se que o processo de execução da estratégia nas organizações envolve diversos aspectos interrelacionados, como o engajamento de colaboradores, comunicação ativa, desenvolvimento de competências e flexibilidade para adaptar-se às recorrentes mudanças internas e externas à organização que ocorrem no contexto social, político e econômico. Essas vertentes caracterizam o processo de implementação da estratégia como um fenômeno complexo, as quais apresentam diversos desafios para as organizações, em especial para as Instituições de Ensino Superior, já que em razão de sua natureza pública, apresentam recursos escassos e estão imersas em um ambiente complexo. Em se tratando da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), houve mudança na alta gestão da instituição em 2019, sendo elaborado um novo Plano de Gestão o qual orientará a Administração Central da Universidade durante a vigência de quatro anos. Esse novo plano rompe com o modelo utilizado nas gestões anteriores, logo, sua execução é considerada um desafio. Diante desse cenário, a presente pesquisa busca possibilitar uma execução mais efetiva do novo plano de gestão, a partir do desenvolvimento de um Guia Estratégico para execução do Plano de Gestão 2019 – 2023 da UFRN,o qual objetiva ser um instrumento didático que auxilie e oriente os gestores da instituição na execução e monitoramento da estratégia do plano. O Guia desenvolveu-se por intermédio da estratégia metodológica estudo de caso, fruto de grupos focais realizados com a equipe da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, bem como com o Pró-reitor de Planejamento da Pró-reitoria de Planejamento - PROPLAN. Ademais, além dos dados de origem da análise de conteúdo dos grupos focais, também estão relacionados os conceitos apreendidos nas consultas às bases da literatura, pesquisa documental ao Plano de Gestão da UFRN e observação participante. A partir dos resultados extraídos dos grupos focais, foram desenvolvidas as diretrizes estratégicas que compõe o Guia Estratégico, agrupadas em torno de temas como Planejamento, Participação e Engajamento, Comunicação, Gestão de Pessoas e Competências, Controle e Monitoramento e Avaliação e revisão da estratégia. Embora esses temas sejam comumente discutidos nos estudos sobre execução da estratégia, foi possível trazer novos elementos de análise, já que a pesquisa buscou alinhar esses fatores considerando o modelo de gestão adotado pela UFRN.
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It's known that the process of organizations strategy execution includes many correlacted aspects, like collaborators engagement, active communication, skills development and flexibility adaptating to common organization's internal and external changes that occur in a social, political and economical context. These aspects describe the strategy implementation process as a complex phenomenon, which presentates many challenges for organizations, in special for higher education institutions, which in face of theirs public nature, shows sparse resources and are imersed in a complex environment. About Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), there were changes in the institution's superior management team in 2019, when a new Management Plan was elaborated aiming to orientate the University Central Administration during the four years term. This new plan breaks with the model used in previous management teams, and that's why it's execution can be considered as a challenge. In face of this scenario, this research seeks turning possible a more effective execution of the new management plan, taking off from a Strategical Guide development for a Management Plan 2019-2023 UFRN execution, which aims to turns itself in a didatic instrument for assisting and orientating the institution management team in execution and tracking the plan strategy. The guide was developed using the methodology strategy of case study, result of focal groups realized with the Institutional Development and Planning Coordination team, as well as the Planning Pro-rector from the Planning Pro-rectory - PROPLAN. Furthermore, besides the focal groups content of analysys origin data, also are related the concepts seized in inquiries of literature bases, documental research of UFRN Management Plan and participating observation. As a result of the results extracted from the focal groups, strategical guidelines has been developed for composing the Strategical Guides, grouped around themes as Planning, Participation and Engagement, Communication, Human Resources Management and Competences, Conrol and Monitoring and Evaluation and Strategy Revision. Althought these subjects are commonly discussed in studies about strategy execution, it turned possible bringing new elements in analysis, since the research searched for aligning these factors considering the management model adopted by UFRN.
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RAFAELLE LUCENA DE PAULA ASSIS
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COMPROMETIMENTO E ENTRINCHEIRAMENTO DO SERVIDOR TÉCNICO-ADMINISTRATIVO COM A CARREIRA: UM DIAGNÓSTICO NO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
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Orientador : CYNARA CARVALHO DE ABREU
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MEMBROS DA BANCA :
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CYNARA CARVALHO DE ABREU
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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SEBASTIAN FAUSTINO PEREIRA
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AILSI COSTA DE OLIVEIRA
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Data: 03/12/2020
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O crescimento pela busca de uma carreira no serviço público tem aumentado ao longo dos anos, o problema é que muitas pessoas optam por este caminho pelos ganhos que o serviço público pode proporcionar e não pelo vínculo afetivo que elas possuem com a carreira. Ao ingressar nesse setor, o indivíduo torna a sua escolha muitas vezes irreversível, pois ele considera o investimento realizado em tempo de estudo e preparação para o ingresso nessa ocupação, o que gera um custo de oportunidade no caso de uma saída. Diante da realidade descrita, surge o tema deste estudo na área do comportamento organizacional que tem como objetivo fazer um diagnóstico para mensurar o vínculo de comprometimento e entrincheiramento com a carreira dos servidores técnico-administrativos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assim, para atingir o objetivo do trabalho realizou-se um estudo descritivo, valendo-se da abordagem quantitativa. Participaram da pesquisa 63 servidores técnico-administrativos que trabalham para o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, por meio de um questionário contendo 35 questões sobre dados demográficos e vínculos com a carreira. Para mensurar esse vínculo foram utilizadas as escalas de comprometimento de Carson e Bedeian (1994) e a de entrincheiramento de Carson et al. (1995). Os dados foram tratados e analisados por meio de técnicas de estatística descritiva com a ajuda dos softwares Microsoft Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados obtidos demonstraram que os servidores se encontram comprometidos e entrincheirados com a sua carreira em níveis medianos. Destaca-se que este nível de comprometimento está associado com a alta identificação e planejamento que o servidor tem com a sua linha de trabalho, já o nível de entrincheiramento está relacionado ao investimento realizado na carreira e a limitação de alternativas existentes. Por fim, foi elaborado um Guia de boas práticas em Gestão de Pessoas que vai servir para contribuir com o fortalecimento do vínculo dos servidores técnico-administrativos com a sua carreira na Instituição.
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Mostrar Abstract
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The growth in the search for a career in public service has increased throughout the years. The issue with this statement is that many people choose this career due to the financial benefits instead of the affective bond related to it. When entering this sector, the individual often makes this choice irreversible, as he or she considers the investment made in study time and preparation, which generates an opportunity cost in the event of a possible exit. Thus, according to what was described, the theme of this study emerges in the field of organizational behavior, which aims to make a diagnosis to measure the link of commitment and entrenchment with the career of the technical-administrative servants of the Center for Human Sciences, Literature and Arts (Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes) of the Federal University of Rio Grande do Norte. Therefore, to achieve this goal, a descriptive study was carried out, using the quantitative approach. Sixty-three (63) technical-administrative servants who work for the Center for Human Sciences, Literature and Arts participated in the study, through a questionnaire containing 35 questions about demographic data and career links. To measure this link, the Carson and Bedeian (1994) commitment scale and the Carson et al. (1995) entrenchment scale were applied. The data were processed and analyzed using descriptive statistics techniques with the help of the softwaresMicrosoft Excel and the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results obtained showed that the employees are committed and entrenched with their careers at medium levels. It is noteworthy that this level of commitment is associated with the high identification and planning the public servant has with his or her line of work, whereas the level of entrenchment is related to the investment made in the career and the limitation of other existing alternatives. Lastly, a Guide to good practices in People Management was prepared to help strengthen the bond between technical and administrative employees and their careers at the Institution.
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THIEGO SANTOS DE ARAUJO
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UNIVERSIDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA ADOÇÃO DO TELETRABALHO NA PERCEPÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS
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Orientador : DENISE PEREIRA DO REGO
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MEMBROS DA BANCA :
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DENISE PEREIRA DO REGO
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FABIO HENRIQUE VIEIRA DE CRISTO E SILVA
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TATIANA DE LUCENA TORRES
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Data: 10/12/2020
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Para conter a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o governo brasileiro implementou restrições drásticas à vida pública ou social, que resultaram na paralisação das atividades administrativas e acadêmicas presenciais em toda a sua rede de ensino superior. Nesse sentido, com o objetivo de reduzir a aglomeração de pessoas, e assim ajudar a conter a propagação da doença, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), autorizou o trabalho remoto para os seus servidores e suspendeu o atendimento presencial ao público nas unidades administrativas e acadêmicas. Embora o teletrabalho na administração pública já fosse uma realidade, foi somente em 2020,durante a pandemia do novo coronavírus, que a maioria das universidades públicas brasileiras começaram a adotá-lo como forma de trabalho. Sabendo que essa modalidade pode trazer uma série de consequências para o trabalhador, a presente pesquisa realizou um estudo de caso para identificar as vantagens e desvantagens da adoção do teletrabalho, durante a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), na percepção dos servidores técnico-administrativos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN). Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa e com delineamento transversal, que utilizou como instrumento um questionário aplicado aos técnicos administrativos da FACISA/UFRN que entraram em teletrabalho durante a pandemia do coronavírus, abordando diversas questões relacionados ao teletrabalho. Os resultados da pesquisa evidenciam que, na percepção dos servidores da FACISA, a opção da UFRN pela adoção do teletrabalho durante a pandemia do coronavírus proporcionou inúmeras vantagens, nas quais se destacam: maior autonomia no trabalho, maior flexibilidade nos horários e nas relações de trabalho, redução no tempo, no estresse e nos gastos com deslocamento, redução de custos com vestuário, possibilidade de fazer refeições em casa, maior interação com a família, maior privacidade, possibilidade de fazer outros trabalhos por conta própria, melhoria na qualidade de vida pessoal e no trabalho, além da sensação de maior segurança que pode estar relacionada aos menores riscos atrelados à violência urbana e ao trânsito, além da menor exposição ao coronavírus. Quanto aos aspectos negativos, a pesquisa identificou como principais desvantagens a maior distração com atividades domiciliares, a diminuição da qualidade do trabalho, o receio de perder benefícios trabalhistas, o maior isolamento profissional, problemas de infraestrutura tecnológica e a falta de treinamento específico. Espera-se que os resultados obtidos possam ampliar o conhecimento a respeito dessa modalidade de trabalho e dar subsídios para o planejamento estratégico das universidades públicas que pretendam implantar o regime de teletrabalho no período pós-pandemia ou aperfeiçoar um programa já existente.
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Mostrar Abstract
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To contain the pandemic of the new coronavirus (COVID-19), the Brazilian government implemented drastic restrictions on public or social life, which resulted in the paralysis of classroom administrative and academic activities throughout its higher education network. In this sense, with the objective of reducing the crowding of people, and thus helping to contain the spread of the disease, the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), authorized remote work for its servers and suspended the face-to-face service to the public administrative and academic units. Although teleworking in public administration was already a reality, it was only in 2020, during the pandemic of the new coronavirus, that most Brazilian public universities started to adopt it as a way of working. Knowing that this modality can bring a series of consequences for the worker, the present research carried out a case study to identify the advantages and disadvantages of the adoption of telework, during the pandemic of the new coronavirus (COVID-19), in the perception of the technical servers -administratives of the Faculty of Health Sciences of Trairi (FACISA/UFRN). This is a descriptive research with a quantitative approach and with a cross-sectional design, which used as a tool a questionnaire applied to administrative technicians from FACISA/UFRN who started teleworking during the coronavirus pandemic, addressing several issues related to teleworking. The results of the research show that, in the perception of FACISA servers, UFRN's option for the adoption of teleworking during the coronavirus pandemic provided numerous advantages, in which the following stand out: greater autonomy at work, greater flexibility in working hours and relationships, reduction in time, stress and travel expenses, cost reduction with clothing, possibility of having meals at home, greater interaction with the family, greater privacy, possibility of doing other work on their own, improvement in the quality of personal life and at work, in addition to the feeling of greater security that may be related to the lower risks linked to urban violence and traffic, in addition to less exposure to the coronavirus. As for the negative aspects, the research identified as main disadvantages the greater distraction with home activities, the decrease in the quality of work, the fear of losing work benefits, the greater professional isolation, technological infrastructure problems and the lack of specific training. It is hoped that the results obtained will increase knowledge about this type of work and provide subsidies for the strategic planning of public universities that intend to implement the teleworking regime in the post-pandemic period or improve an existing program.
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MARCELO AUGUSTO LEITE CORTEZ DO CARMO
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PROPOSTA DE GAMIFICAÇÃO PARA A INCUBADORA DE EMPRESAS INOVA METRÓPOLE – IMD/UFRN
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Orientador : CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
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IRIS LINHARES PIMENTA GURGEL
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MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 17/12/2020
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Utilizar-se de ferramentas para ajudar os participantes de determinada atividade a estarem mais engajados é uma realidade que já é experimentada por entidades privadas e do terceiro setor, seja como estímulo para consumo ou mesmo para angariar melhores desempenhos nos seus quadros de funcionários ou estudantes. A gamificação destaca-se entre as ferramentas utilizadas por envolver os participantes em uma atmosfera lúdica tornando o processo, quando bem implantado, mais agradável para seus participantes. Esse trabalho tem como objetivo principal elaborar um Projeto de Design de um sistema de gamificação para a incubadora de empresas Inova Metrópole, visando maior engajamento dos participantes do sistema. O estudo foi composto por uma pesquisa descritiva e uma análise de conteúdo bibliográfico. Para o primeiro item foi feito um levantamento através de questionário aplicado aos participantes do sistema de incubação, a fim de conhecer melhor o público que utilizará a ferramenta, e para o segundo, uma pesquisa na literatura existente. Ademais, foi realizada uma entrevista com as gestoras da Incubadora para o levantamento de requisitos do produto final. Os dados obtidos nos 3 levantamentos apresentados foram utilizados como insumos para a proposição de um jogo que possui elementos voltados a instigar seus participantes através do acompanhamento de seu próprio desempenho no programa, assim como através da comparação entre o seu desempenho e o dos demais participantes. Permitindo inclusive a interação entre os jogadores, tanto através de colaboração quanto de competição. O jogo também fornecerá dados sobre a participação dentro do programa da incubadora, o que auxiliará a equipe gestora na tomada de decisões.
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Using tools to help participants in an activity in order that they get more engaged is a reality that is already experienced by private and third sector institutions, either as a stimulus for consumption or even to garner better performances of their employees or students. Gamification stands out among the tools used to involve participants in a playful atmosphere making the process, when properly implemented, more enjoyable for its participants. This dissertation has as main goal to elaborate a Design Project of a gamification system for the business incubator Inova Metrópole, greater engagement of the participants of the system. The study consisted of a descriptive research and an analysis of bibliographic content. For the first item, a survey was carried out by applying it to the participants of the incubation system, in order to get to know the public that will use the tool, and for the second item, a search in the existing literature. In addition, an interview was conducted with the Incubator Managers to survey the requirements for the final product. The data collected in the 3 surveys was used as inputs for the proposition of a game that has elements aimed at instigating its participants by monitoring their own performance in the program, as well as by comparing their performance with the others'. Even allowing interaction between players through collaboration and competition. The game will also provide data on participation within the incubator program, which assists the management team in decision-making.
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ALEXIA GUERRA LIMA DE MEDEIROS LIBERATO
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O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
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Orientador : CINARA MARIA LEITE NAHRA
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA LUIZA QUARESMA TONELLI
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CINARA MARIA LEITE NAHRA
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PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
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Data: 18/12/2020
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A Constituição Federal de 1988, ao prever, expressamente, em seu artigo 37, que a Administração Pública deve obedecer, entre outros, ao princípio da moralidade administrativa, veio consubstanciar um clamor social pela restauração da ordem moral no país, de forma que requer que sejam resgatados, no desempenho da função pública, valores éticos, como probidade, honestidade, lisura e justiça, que conformam o comportamento humano e orientam o agente público na condução correta das atividades administrativas, colaborando para a concretização da boa administração no serviço público brasileiro. Diante disso, o presente trabalho pretende realizar um estudo acerca do princípio constitucional da moralidade administrativa, buscando investigar seu conceito, conteúdo, características e alcance e, assim, compreender como torná-lo efetivo na realidade da Administração Pública, tendo como recorte institucional, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, autarquia federal e, portanto, ente da Administração indireta. O objetivo geral consiste em elaborar, a partir do arcabouço doutrinário e normativo sobre o princípio da moralidade administrativa, bem como da realidade institucional da UFRN, 10 princípios gerais de comportamento aplicáveis à realidade universitária, para orientar as condutas do agente público e serem, assim, facilitadores na concreção de tal princípio. Os objetivos específicos desdobram-se em: a) Proceder a um estudo teórico acerca do princípio constitucional da moralidade administrativa; b) Levantar e analisar os principais diplomas legais que regulamentam o comportamento ético do servidor público federal; e c) Investigar a aplicabilidade do princípio da moralidade administrativa no âmbito da UFRN. Quanto ao método, a pesquisa se classifica como descritiva, no que se refere aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos utilizados para a coleta de dados, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso da documentação indireta como técnica de pesquisa. Com o desenvolvimento do estudo e a elaboração dos princípios gerais de comportamento, espera-se contribuir para tornar efetivo o princípio constitucional da moralidade administrativa no âmbito da UFRN, principalmente, por meio da prevenção de desvios de conduta e, consequentes, infrações por parte do servidor público federal.
e se refere aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos utilizados para a coleta de dados, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso da documentação indireta como técnica de pesquisa. Com o desenvolvimento do estudo e a elaboração dos princípios gerais de comportamento, espera-se contribuir para tornar efetivo o princípio constitucional da moralidade administrativa no âmbito da UFRN, principalmente, por meio da prevenção de desvios de conduta e, consequentes, infrações por parte do servidor público federal.
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The Federal Constitution of 1988, expressly stipulating, in its article 37, that the Public Administration must follow, among others, the principle of administrative morality, came to substantiate a social clamor for the restoration of moral order in the country, in a way that requires the rescue of ethical values, such as probity, honesty, fairness and justice, in the performance of the civil service, values that shape human behavior and guide the public agent in the correct conduct of administrative activities, collaborating for the achievement of good administration in the brazilian public service. In view of this, this present work intends to carry out a study on the constitutional principle of administrative morality, in order to investigate its concept, content, characteristics and scope and, thus, understand how to make it effective in the reality of Public Administration, focusing on the Federal University of Rio Grande do Norte, federal autarchy and, therefore, entity of the Indirect Administration. The general objective is to elaborate, based on the doctrinal and normative framework on the principle of administrative morality, as well as the institutional reality of UFRN, 10 general principles of behavior applicable to university reality, to guide the conduct of the public agent and thus be facilitators in the realization of this principle. The specific objectives unfold in: a) Carry out a theoretical study about the constitutional principle of administrative morality; b) To survey and analyze the main legal legislation that regulates the ethical behavior of the federal public servant; and c) Investigate the applicability of the principle of administrative morality within UFRN. About the method, the research is classified as descriptive, with regard to the intended objectives. Regarding the technical procedures used for data collection, it is characterized as bibliographic and documentary research, making use of indirect documentation as a research technique. With the development of the study and the elaboration of general principles of behavior, it is expected to contribute to making the constitutional principle of administrative morality effective within UFRN, mainly through the prevention of misconduct and, consequently, infractions by the public federal server.
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