Banca de DEFESA: DANIELE GOMES DA SILVA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE GOMES DA SILVA SOARES
DATA : 09/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/vyr-wksm-omy
TÍTULO:

MAPEAMENTO, MODELAGEM E MANUALIZAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA A CODIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PARA UMA A SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFRN.


PALAVRAS-CHAVES:

processos; mapeamentoe modelagem deprocessos;gestão porprocessos;notações para modelagem; manualização.


PÁGINAS: 308
RESUMO:

As organizações públicas atuais estão demandando serviços ágeis, de qualidade e adequados às necessidades sociais. Esse enredamento acarreta a preocupação em relação ao aperfeiçoamento dos processos, melhoria de desempenho e demonstração de transparência em suas atividades, como ocorre no seio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objeto deste estudo, visto que envida esforços no intuito de acompanhar as novas abordagens de gestão e práticas administrativas a fim de aperfeiçoá-las por meio de melhores estruturações e integrações de processos. Ocorre que alguns setores ainda não se moldaram a essa conjuntura, permanecendo com procedimentos tradicionais e burocráticos. Na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), lócusdesta pesquisa, constata-se que a ausência de processos explícitos e padronizados ocasiona dificuldade na execução das atividades, ações desnecessárias e retrabalho. Nesse sentido, o estudo visou identificar como os processos que integram o âmbito de atividades desse setor são conduzidos e podem sistematizados e agrupados com o intuito de promover a padronização, a transparência e a eficiência, e teve como objetivo elaborar um manual de processos de trabalho para a citada secretaria. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, aplicada mediante roteiro semiestruturado. A pesquisa foi operacionalizada em cinco etapas distintas. A primeira etapa envolveu a identificação e levantamento dos dados dos processos, com o auxílio do SIPOC, totalizando 29 processos. Na segunda, procedeu-se à modelagem dos processos com a notação BPMN e software Bizagi. A terceira envolveu a validação dos processos. Na quarta elaborou-se o manual. Por fim, na quinta etapa, realizou-se a revisão e homologação das questões funcionais. Acredita-se que a compilação dos resultados dessa pesquisa em um manual pode contribuir para a compreensão ampliada das atividades no setor, minimização de equívocos e retrabalhos, melhoria da qualidade dos serviços prestados e da vida profissional do servidor, além de fomentar o compartilhamento e retenção do conhecimento organizacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 27/04/2023 09:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao