MAPEAMENTO, MODELAGEM E MANUALIZAÇÃO DE PROCESSOS de TRABALHO: UMA PROPOSTA PARA A CODIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO PARA umA SECRETARIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Da UFRN
Processos; mapeamentoe modelagem deprocessos;gestão porprocessos;notações para modelagem; manualização.
As organizações públicas atuais estão demandando serviços ágeis, de qualidade e adequados às necessidades sociais. Esse enredamento acarreta a preocupação em relação ao aperfeiçoamento dos processos, melhoria de desempenho e demonstração de transparência em suas atividades, como ocorre no seio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objeto deste estudo, visto que envida esforços no intuito de acompanhar as novasabordagens de gestão e práticas administrativas a fim de aperfeiçoá-las por meio de melhoresestruturaçõeseintegraçõesdeprocessos. Ocorre que alguns setores ainda não se moldaram a essa conjuntura, permanecendo com procedimentos tradicionais e burocráticos. Na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), lócusdesta pesquisa, constata-se que a ausência de processos explícitos e padronizados ocasiona dificuldade na execução das atividades, ações desnecessárias e retrabalho. Nesse sentido, o presente estudo visa identificar como os processos que integram o âmbito de atividades desse setor são conduzidos e podem sistematizados e agrupados com o intuito de promover a padronização, a transparência e a eficiência, e tem como objetivo elaborar um manual de processos de trabalho para a citada secretaria. Para tanto, busca-se realizar pesquisa exploratória e descritiva, aplicada e qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizar-se-á pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, aplicada mediante roteiro semiestruturado com os servidores do referido setor. A pesquisa será operacionalizada em cinco etapas, que envolvem o levantamento, desenho, validação dos processos, produção do manual, bem como a sua revisão e homologação das questões funcionais. Espera-se que o produto gerado contribua para uma maior organização dos processos, padronização, descentralização e disseminação de conhecimento, além da promoção da transparência, da celeridade, da excelência nos serviços prestados e da melhoria na qualidade de vida profissional