"PRODUTOS TÉCNICO-CIENTÍFICOS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INTITUCIONAL: UMA ANÁLISE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL.."
mestrado profissional; pós-graduação; autoavaliação; universidade pública; gestão universitária.
Desde a publicação do Relatório Sucupira, em 1965, já se considerava a possibilidade da criação de políticas educacionais para o ensino superior voltadas às demandas profissionais e soluções de problemas mais imediatos tanto do setor público como do setor privado. Ao buscar compreender as trajetórias que levaram ao surgimento da modalidade de pós-graduação stricto sensuconhecida como mestrado profissional, esta pesquisa buscou trazer elementos para subsidiar a análise da correspondência entre os trabalhos de conclusão de curso do Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais (MPGPI-UFRN) e as políticas estratégicas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e como a compreensão desta correspondência pode contribuir para a melhoria dos processos avaliativos do referido programa de pós-graduação. Por meio da técnica de análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin (1977), foi feito o exame de 96 trabalhos de conclusão apresentados no quadriênio 2017-2020 no âmbito do MPGPI como forma de levantar dados que permitam compreender a maneira pela qual a natureza da produção acadêmica, técnica e tecnológica oferecida por cursos de mestrado profissional tem fomentado o desenvolvimento de práticas inovadoras de gestão e políticas organizacionais para a UFRN e para outros segmentos da sociedade brasileira. Os resultados encontrados permitem embasar a discussão em curso sobre a influência do autoconhecimento institucional nos processos avaliativos, contribuindo para o preenchimento de lacunas existentes no uso dos resultados das avaliações no âmbito da pós-graduação profissional stricto sensu no Brasil. |