INSUCESSO ACADÊMICO DE ESTUDANTES :análise e estratégias de enfrentamento na UFRN.
Educação Superior. Cancelamento de curso. Reativação de vínculo. Orientação Acadêmica
A trajetória universitária discente nem sempre é linear, tranquila e organizada. Multifacetadas são as razões que levam estudantes a um desempenho acadêmico insuficiente e, por consequência, ao rompimento de seu vínculo. Se por um lado, esse tipo de cancelamento tem assolado a vida dos estudantes e a realidade da instituição de ensino, por outro, o número expressivo de solicitações para reativação desse vínculo tem suscitado questões. Dentro deste contexto, este estudo objetiva analisar os fatores que levaram o estudante ao insucesso acadêmico; e as estratégias adotadas para a retomada dos estudos após o cancelamento. Na primeira etapa da pesquisa foi elaborado um questionário e coletados dados dos alunos cancelados no tocante aos motivos que os levaram a ter seus vínculos com o programa de seus respectivos cursos cancelados. Na segunda etapa, está sendo elaborado um questionário a fim de compreender que os fez ter novamente seus vínculos cancelados levando à não conclusão dos cursos mesmo após terem sido reativados conforme o deferimento da Câmara de Graduação. Ao final deste estudo, pretende-se identificar o percurso traçado pelo aluno na busca pelo sucesso acadêmico após o cancelamento do curso e apresentar à gestão universitária um instrumento, que será um site com informações para orientar os estudantes frente ao desempenho acadêmico insuficiente e uma proposta de minuta sugestiva com alterações para a RESOLUÇÃO Nº 171/2013-CONSEPE, de 5 de novembro de 2013. Sendo a ideia dessas ações previstas contribuir para a redução de cancelamentos dos cursos de graduação na UFRN.