I CAN DO IT: INSERÇÃO DE MENINAS E MULHERES NAS ÁREAS STEM
Mulheres, Trabalho, STEM, Papéis de Gênero
Este projeto tem como objetivo desenvolver um jogo, voltado para adolescentes do sexo feminino, que amplie seu conhecimento sobre as mulheres em relação às áreas STEM e incentive sua inserção nessas áreas por meio do fortalecimento de modelos representativos. Nesse sentido, este estudo explanará alguns aspectos que embasarão o entendimento de fatores relacionados à inserção de mulheres nas áreas STEM. Para tanto, partir-se-á do entendimento de que a promoção da igualdade de gênero é objetivo e meio para o desenvolvimento da sociedade moderna. Inicialmente, será delineada a condição histórica das mulheres no mundo do trabalho e as disparidades de gênero nesse contexto. Em um segundo momento, será retratada a situação das mulheres em relação à qualificação profissional em nível universitário, em especial sua ocupação nos cursos das áreas STEM. Por fim, retratar-se-á os fatores que influenciam a relação de meninas e mulheres com ciência e tecnologia, dando especial enfoco à influência dos papéis de gênero socialmente construídos e à ausência de modelos femininos nessas áreas. Uma vez realizado o levantamento bibliográfico, será proposto o método de design thinking, a ser aplicado junto às alunas do ensino médio da Escola Agrícola de Jundiaí, com o objetivo de prototipar o jogo proposto.