A LIDERANÇA EFICAZ NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL: Uma análise das práticas prevalentes na alta gestão de uma instituição pública de ensino superior
Processo de liderança. Liderança na alta gestão. Liderança eficaz. Práticas de liderança exemplares. Liderança universitária. Liderança transformacional.
O processo de liderança é aspecto de supra importância no ambiente organizacional, quer seja influindo na satisfação dos colaboradores no ambiente laboral, quer aumentado o engajamento destes nas tarefas que lhes são atribuídas. Com efeito, tem-se que a convergência de tais fatores, que são resultantes de uma liderança eficaz, contribuem sobremaneira para o alcance dos objetivos que são definidos por uma organização. Ainda que a liderança possa se manifestar em qualquer nível da estrutura institucional aquela máxima de que o “exemplo vem de cima” aplica-se fortemente quando se trata da ocorrência desse fenômeno social na alta gestão de uma organização. Partindo deste prisma, pretende-se investigar a aderência da alta gestão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto às práticas exemplares da liderança postuladas pelos teóricos e catedráticos no tema James Kouzes e Barry Posner. A verificação desse intento se dará por meio do instrumento mundialmente consagrado que eles desenvolveram, denominado LPI-Leadership Practices Inventory, e pelo qual é possível obter a percepção tanto dos próprios líderes como dos seus liderados quanto à frequência com que aqueles estão empenhados em cinco grandes práticas que definem um líder eficaz e transformacional no ápice do seu desempenho. A presente proposta de pesquisa se caracteriza como sendo um estudo aplicado, descritivo e quantitativo. Almeja-se a partir desta pesquisa deixar uma contribuição de alcance amplo para a UFRN dado que seus resultados podem subsidiar uma proposta de produto estruturante no tocante ao tema da liderança, cuja relevância, segundo normativos nacionais e internacionais afetos à governança pública, é vista até com certo protagonismo na completude da boa governança desejada nos órgãos e entidades da esfera pública.