CONTEXTO DE TRABALHO E SAÚDE PSÍQUICA: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA
ATUAÇÃO DOS GESTORES UNIVERSITÁRIOS
Gestão universitária. Contexto de trabalho. Saúde psíquica.
O mundo do trabalho vem passando por várias transformações e recebe influência do contexto-sócio
histórico vivenciado. O trabalho tem grande importância para a vida do sujeito, sendo influenciador
na constituição de identidade e ao mesmo tempo um estruturante social. Nesse contexto, os gestores
universitários vivenciam enormes desafios, pois as questões que permeiam a atuação na gestão das
universidades públicas são bastante complexas e envolvem peculiaridades organizacionais. Os
gestores assumem uma posição crítica para o sucesso dessas instituições à medida que os objetivos
estratégicos serão alcançados a partir da condução de trabalho desses servidores, que serão os
responsáveis pela mobilização da equipe e da unidade que coordenam. Em meio a essa realidade, há
servidores que assumem a gestão e relatam aspectos como: não possuir identificação com o cargo;
envolver abdicação de outros projetos profissionais; haver sobrecarga de trabalho; temporalidade no
cargo; imprevisibilidade e falta de planejamento das ações; não existir uma preparação previa para a
gestão (Wilhelm, 2012; Silvia et al., 2013; Kanan e Zanelli, 2011). O contexto de trabalho e a
forma como as pessoas se relacionam com ele, poderá colaborar para a promoção ou deterioração
da saúde psíquica. Isso porque existe uma relação entre o trabalho e a saúde psíquica, e a depender
de como o trabalho está organizado ou das condições que apresenta podem surgir riscos a saúde dos
trabalhadores. Nesse âmbito, há fatores podem ser propulsores ou restritivos ao sujeito e ao
desenvolvimento das atividades. Diante da relevância dessa temática, o presente estudo tem como objetivo geral apreender como os gestores acadêmicos da UFRN percebem e vivenciam o seucontexto de trabalho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, que utilizará oprocedimento de estudo de caso para compreender a percepção dos sujeitos investigados.Delimitou-se como amostra da pesquisa docentes atuantes nas seguintes funções da gestãoacadêmica: Coordenador de Graduação, Coordenador de Pós-graduação e Chefe de Departamento. A coleta de dados será feita através de grupos focais específicos para cada uma dessas categorias de gestão. Contará 8 gestores por grupo, totalizando 24 participantes. Os dados coletados serão analisados através do método fenomenológico de investigação em psicologia com o intuito é criar unidades de significação a partir das falas dos sujeitos participantes. Após a análise dos dados, o estudo apresentará um diagnóstico sobre a percepção e experiência dos gestores acadêmicos no seu contexto de trabalho, bem como pretende colaborar com proposições para o aprimoramento das políticas institucionais relacionadas à gestão universitária.