UMA TV UNIVERSITÁRIA PÚBLICA NA ERA DA CULTURA DA CONVERGÊNCIA: ESTUDO DE CASO DA EMISSORA TVU RN E A RELAÇÃO COM A SEGUNDA TELA
Convergência. Segunda tela. Televisão. TV Universitária. UFRN
Este estudo de caso tem como objetivo geral investigar como a TVU RN, enquanto emissora de televisão pública e local, utiliza os recursos midiáticos e tecnológicos disponibilizados pela convergência com o ciberespaço (multitelas). Para isso, no primeiro momento são considerados os seguintes aspectos: história e contexto da emissora, o modelo de gestão, e a presença digital a partir de métricas do websitee das plataformas digitais em que a TVU RN se encontra: Facebook, Instagram e YouTube. No segundo momento da análise do caso, duas unidades de análise da grade de programação foram escolhidas: os programas Grandes Temas e o TVU Notícias, ambos transmitidos ao vivo. Foram analisados três episódios de cada programa compreendendo desde a transmissão broadcastaté o uso das ferramentas digitais, por meio de um roteiro aberto de análise e observação direta. Por fim, o trabalho apresenta um quadro do caso e possíveis encaminhamentos, tendo potencial para auxiliar gestores e servidores da TVU RN, além de instituições de emissoras públicas, em especial, as universitárias das Instituições Públicas de Ensino Superior (IFES) do país, pois a convergência é uma temática ainda em ascensão no meio científico, demandando mais estudos. A proposta é refletir sobre quais soluções podem ser realizadas nos processos institucionais para que o telespectador reconheça a TVU RN como um canal de televisão de informação, educação, entretenimento e inovação. É preciso reforçar os processos institucionais do serviço público por meio da inovação para que as TVs universitárias públicas não parem no tempo, e que consigam resistir por meio da convergência digital, que é necessária e que se configura cada vez mais como um caminho sem volta.