CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM SOBRE CATETERIZAÇÃO VESICAL
Educação Continuada; Cateterismo Urinário; Educação a Distância
O advento das novas Tecnologias da Comunicação e Informação estabelece o surgimento de estratégias educacionais, apresentando impactos no mundo do trabalho, cenário produtivo para a realização de práticas educativas. A formação à distância ofertada por Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) constitui uma estratégia educacional relevante para a Educação Permanente dos Enfermeiros. Ela propicia a flexibilização do tempo, a transposição de barreiras geográficas e oportuniza a inclusão digital. Surgiu a proposta de construção e validação de um AVA baseado na lacuna identificada em um serviço público de saúde, destinado à prevenção e controle de infecções do Trato Urinário para a melhoria da qualidade do serviço e segurança do paciente. O estudo tem como objetivo descrever a construção e validação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem à Distância sobre Cateterização Vesical. Trata-se de um estudo metodológico para validação de um instrumento educacional mediado por tecnologia, desenvolvido segundo o referencial teórico da Psicometria de Pasquali. A coleta de dados acontecerá em duas etapas, a primeira constará no desenvolvimento do AVA e a segunda na validação do ambiente por juízes, mediante o preenchimento de um questionário, de acordo com a escala de Likert. Para a avaliação do conteúdo utilizar-se-á a técnica do Índice de Validade de Conteúdo, o qual deverá apontar uma concordância de pelo menos 80% entre os juízes para considerarmos o item validado. A pesquisa seguirá os preceitos éticos estabelecidos pela Resolução n0 466/2012, do Conselho Nacional de Saúde. Diante da necessidade da construção e validação de materiais de ensino pautados em tecnologias educacionais, espera-se que o estudo contribua para a Educação Permanente e para o fortalecimento da Enfermagem dentro dos serviços de saúde.