O Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC) celebra a recente publicação do artigo científico intitulado "Inventário cultural do Povoado Trangola de Currais Novos/RN: categoria dos lugares e possibilidades de apropriação pelo turismo cultural", de autoria do professor Dr. Eduardo Hass.
O estudo foi publicado no último volume da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais (RBHCS).
O artigo mergulha na riqueza histórica e simbólica do Povoado Trangola, localizado no município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. A pesquisa utiliza a metodologia do inventário cultural para identificar a "categoria dos lugares",espaços que carregam significados profundos para a comunidade local e que compõem a identidade do território.
Além da catalogação patrimonial, o professor Eduardo Hass discute como esses bens culturais, se devidamente apropriados e preservados, podem servir como pilares para o fortalecimento do turismo cultural. A proposta é que o desenvolvimento turístico ocorra de forma sustentável, respeitando as tradições locais e gerando novas oportunidades para a região do Seridó.
O artigo completo está disponível para leitura e download gratuito no portal da Revista Brasileira de História & Ciências Sociais.
Link de acesso: Clique aqui para ler o artigo