Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRN

2021
Dissertações
1
  • JOHNNYS JORGE GOMES ALENCAR
  • Intelectuais no sertão: o Club Romeiros do Porvir, a produção e circulação de representações em torno da intelectualidade, da cidade do Crato-CE e dos sertões (1900-1910)

     
     
     
     
  • Orientador : PAULA REJANE FERNANDES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULA REJANE FERNANDES
  • EVANDRO DOS SANTOS
  • JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
  • JUÇARA LUZIA LEITE
  • Data: 07/01/2021

  • Mostrar Resumo
  • Autonomeados de “Romeiros do Povir”, alguns “moços” fundaram no ano de 1900, na cidade do Crato, uma agremiação literária. Em torno do Club Romeiros do Porvir esses intelectuais se empenharam, para além das finalidades artísticas, em construir e circular representações de progresso, de intelectualidade e dos sertões (como o “outro”, visto do Cariri). Desse modo, nos preocupamos, nesta dissertação, em compreender como os membros desse grupo construíram e circularam tais representações. Para tanto, investigamos a trajetória intelectual de alguns membros da agremiação, bem como, condições e práticas culturais emergentes na virada do século XIX para o XX; buscamos compreender como a atuação intelectual e cultural, dos membros do grupo, contribuiu para a construção e circulação de representações em torno de si e dos espaços em que estavam inseridos; e, por fim, analisamos as formas como os “romeiros do porvir” construíram e circularam representações em torno dos sertões. Os diálogos teóricos ocorreram, principalmente, no campo da História Cultural a partir dos estudos de Roger Chartier (1990, 2002) e dos conceitos de prática cultural, representação e circulação, trabalhados pelo mesmo autor. Para compreendermos a atuação e a organização dos intelectuais, por nós estudados, os conceitos de intelectual, redes de sociabilidade e geração, trabalhados por Jean-François Sirinelli (1996); e, os de trajetória, campo, habitus e o círculo de elogios mútuos, presentes nos estudos de Pierre Bourdieu (2002), foram importantes ferramentas na elaboração deste trabalho. Foram utilizadas fontes como os jornais A Liça e Cidade do Crato, textos literários, livros de memórias e atas das reuniões administrativas da agremiação.

     
     
     

  • Mostrar Abstract
  • Self-appointed of “Romeiros do porvir” some young guys founded in 1900, in the city of Crato, a literary association. Around the Club Romeiros do Porvir, these intellectuals endeavored, in addition to artistic purposes, to build and circulate representations of progress, of intellectuality and the Sertões (like the “other”, seen from Cariri). Thus, we are concerned, in this dissertation, with understanding how the members of this group built and circulated such representations. For this, we investigated the intellectual trajectory of some members of the association, as well as, cultural conditions and practices emerging at the turn of the 19th to the 20th century; we seek to understand how the intellectual and cultural performance of the members of the group contributed to the construction and circulation of representations around themselves and the spaces in which they were inserted; and, finally, we analyze the ways in which the “Romeiros do porvir” built and circulated representations around the sertões. The theoretical dialogues occurred, mainly, in the field of Cultural History from the studies of Roger Chartier (1990, 2002) and from the concepts of cultural practice, representation and circulation, worked by the same author. In order to understand the performance and organization of intellectuals, studied by us, the concepts of intellectual, networks of sociability and generation, worked by Jean-François Sirinelli (1996); and, those of trajectory, field, habitus and the circle of mutual praise, present in the studies of Pierre Bourdieu (2002), were important tools in the elaboration of this work. Sources such as the newspapers A Liça and Cidade do Crato, literary texts, memoirs and minutes of the administrative meetings of the association were used.

     
     
     
     
2
  • LEDSON MARCOS SOUSA DA SILVA
  • Quando o anjo da História sobrevoa as terras sertanejas: usos e representações da noção de sertão na Casa da Memória Potiguar (1934-1972)

     
     
  • Orientador : EVANDRO DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EVANDRO DOS SANTOS
  • JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
  • PAULA REJANE FERNANDES
  • BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA
  • Data: 09/01/2021

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem por escopo investigar os usos da noção de sertão nos textos publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1934 a 1972. Discute os escritos de homens como Eloy Castriciano de Souza, Nestor dos Santos Lima, José Augusto Bezerra de Medeiros e Luís da Câmara Cascudo, no intuito de enxergar diferentes concepções, contextos e, assim, os usos da noção. Neste recorte temporal, considera-se para a análise 27 volumes da Revista, além de obras que os sócios publicaram individualmente fora do Instituto. Utilizando o exame quali-quantitativo, são acatadas as contribuições por parte de Michel Foucault no que tange a análise do discurso, a salientar a vontade de verdade, os jogos de poder, diferentes articulações quanto à historiografia em questão. A proposta de investigação se divide em dois momentos. Primeiro, toma-se como suporte a abordagem teórica da sociologia de Pierre Bourdieu para esmiuçar, na historiografia produzida pelos letrados, a teatralização do poder que se manifesta nas publicações, de maneira a examinar interesses políticos e intelectuais. Comemorações, necrologias, homenagens, atas da redação da Revista, respostas a outros homens de letras e biografias se encaixam nesse quadro de fontes, direcionado ao esquadrinhamento dos jogos de poder. Essa fase se caracteriza por se interrogar sobre a troca de elogios que ocorre em significativa parcela das fontes. No segundo momento, apresenta-se argumentos e questões a respeito dos usos da noção de sertão realizados pelo grêmio potiguar. Esta operação é uma tentativa de problematizar as representações, distintas facetas, além dos aspectos político e social inculcados aos sertões pela rede de sociabilidade formada pelo Instituto. Nesse transcurso, há o diálogo com a perspectiva da psicanálise, ao apontar, nas fontes, elementos do sertão visto como problema para os profissionais da política. O debate marca-se pela discussão da fé no progresso, que anda paralelo às representações dos sertões nesse contexto selecionado.  Desse modo, a dissertação coloca em questão as dimensões políticas e intelectuais do Instituto potiguar, entendendo que as representações dos sertões se pautam pelas intenções daquele que escreve. O argumento elaborado nesse trabalho é que as representações do sertão são usadas, sobretudo, na construção de uma história política, particular e elitista, por parte dos sócios.

     

  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to investigate the uses of the notion of sertão in the texts published in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, between 1934 and 1972. It discusses the writings of men such as Eloy Castriciano de Souza, Nestor dos Santos Lima, José Augusto Bezerra de Medeiros and Luís da Câmara Cascudo, in order to see different conceptions, contexts and thus the uses of the notion. In this time frame, 27 volumes of the Journal are considered for analysis, in addition to works that the partners have published individually outside the Institute. Using the qualitative-quantitative examination, Michel Foucault’s contributions to the analysis of discourse are accepted, highlighting the will to truth, the power games, different articulations regarding the historiography in question. The research proposal is divided into two moments. First, the theoretical approach of the sociology of Pierre Bourdieu is taken as a support to examine, in the historiography produced by the literati, the theatralization of the power manifested in the publications, in order to examine political and intellectual interests. Celebrations, necrologies, tributes, minutes of the writing of the magazine, answers to other men of letters and biographies fit this framework of sources, directed to the search of power games. This phase is characterized by questioning the exchange of praise that occurs in a significant portion of the sources. In the second moment, arguments and questions are presented regarding the uses of the notion of sertão performed by the potiguar guild. This operation is an attempt to problematize the representations, different facets, besides the political and social aspects inculcated to the sertões by the network of sociability formed by the Institute.
    In this course, there is the dialogue with the perspective of psychoanalysis, by pointing out, in the sources, elements of the sertão seen as a problem for the professionals of politics. The debate is marked by the discussion of faith in progress, which is parallel to the representations of the sertões in this selected context. Thus, the dissertation calls into question the political and intellectual dimensions of the Potiguar Institute, understanding that the representations of the sertões are guided by the intentions of the one who writes. The argument elaborated in this work is that the representations of the sertão are used, above all, in the construction of a political history, particular and elitist, on the part of the partners.

     
3
  • MARCELINO GOMES DOS SANTOS
  • Dos "confins do Brasil" às passarelas: os sertões em/na moda

     
     
     
     
  • Orientador : DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CANDICE VIDAL E SOUZA
  • DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
  • EVANDRO DOS SANTOS
  • JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
  • Data: 01/04/2021

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação trata da costura de sentidos sobre os sertões no espaço discursivo da moda brasileira, a partir do lançamento de duas coleções de vestuário assinadas por estilistas brasileiros e desfiladas em eventos de moda nacionais. Nesta direção, elegemos como objetos de estudo as coleções de moda “Carne Seca ou Um Turista Aprendiz em Terra Áspera”, do estilista mineiro Ronaldo Fraga, lançada na São Paulo Fashion Week, em 2013; e “Vaqueiro Desconstruído pela Alfaiataria”, do estilista paulista Akihito Hira, coleção vencedora do concurso Ceará Moda Contemporânea, em 2017. No trajeto dessa investigação, buscamos analisar o diálogo dos estilistas brasileiros com o conceito de sertão, sua inscrição no espaço discursivo da moda, sua associação à linguagem das roupas, observando os signos que foram agenciados pelos estilistas para levar os sertões às passarelas e discutir as (re)construções imagéticas e discursivas operadas a partir dos referidos eventos, com atenção às continuidades e rupturas de sentido sobre a ideia de sertão. Concebemos, neste caminho, que a presença do conceito de sertão no espaço discursivo da moda brasileira implica a sua (re)criação, isto é, o cerzir de novos enunciados, novas formas de vê-los e dizê-los, posto que a moda, antes de tudo, está ligada àquilo que é contemporâneo.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation deals with the sewing of meanings on the sertões in the discursive space of Brazilian fashion, from the launch of two clothing collections signed by Brazilian designers and paraded in national fashion events. In this direction, we have chosen as objects of study the fashion collections “Carne Seca ou Um Turista Aprendiz em Terra Áspera”, by stylist from Minas Gerais, Ronaldo Fraga, launched at São Paulo Fashion Week, in 2013; and “Vaqueiro Desconstruído pela Alfaiataria”, by São Paulo stylist Akihito Hira, winning collection of the Ceará Moda Contemporânea contest, in 2017. In the course of this investigation, we seek to analyze the dialogue of Brazilian designers with the concept of sertão, their inscription in the discursive space of fashion, its association with the language of the clothes, observing the signs that were arranged by the stylists to take the sertões to the catwalks and discuss the imagery and discursive (re)constructions operated from those events, with attention to the continuities and ruptures of meaning about the idea of sertão. We conceive, in this way, that the presence of the concept of sertão in the discursive space of Brazilian fashion implies its (re)creation, that is, the darning of new statements, new ways of seeing and saying them, since fashion, first of all, it is linked to what is contemporary.

4
  • FILIPE VIANA DA SILVA
  • Representações do sertão nordestino na produção quadrinística potiguar (1992-2015)

     
     
  • Orientador : FABIO MAFRA BORGES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO MAFRA BORGES
  • HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
  • LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
  • ANTÔNIO FERNANDO DE ARAÚJO SÁ
  • Data: 10/06/2021

  • Mostrar Resumo
  • Problematiza a estética e forma como dois editoriais de quadrinhos do Rio Grande do Norte, Brasil, representaram o sertão nordestino, o sujeito sertanejo e suas práticas culturais. O estudo abrangeu doze (12) revistas, onde se constatou representações sertanejas em vinte (20) narrativas. Neste universo, dez (10) estão presentes em sete (07) números da revista Maturi, do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos (Grupehq), de Natal; e dez (10) em cinco (05) publicações do Grupo Pau a Pique de Histórias em Quadrinhos (Grupphq), atual Associação Avoante de Cultura (AAC) da cidade interiorana de Currais Novos: Estórias de Vaqueiros, Caos nas Tetas, Kueka, Quadrinhos Avoante nº 01 e Kankão nº 01. Desta coleção, selecionou um (01) quadrinho de cada grupo para obter dados. Utilizou abordagem metodológica de análise semiótica a partir de Umberto Eco para decodificação dos signos gráficos conforme aponta Antônio Cagnin. Aplicou o esquema dos “vinte e dois painéis que sempre funcionam” de Wally Wood para identificar enquadramentos de cenas. Utilizou categorias para definir cada tipo de transição entre os requadros elaborados por Scott McCloud. Para reconhecimento dos signos sertanejos baseou em Janaína Amado, Erivaldo Neves, Durval Albuquerque Júnior e Antônio Araújo Sá. Após emprego do diagrama metodológico, encontrou duas estéticas de produção e duas representações sertanejas. Uma do litoral, contemplada de estereótipos como pobreza, miséria, doenças e rusticidade, atrelado à ideia de barbárie e violência; outra do interior, e entre as características, a representação de diversão, humor, bem como, perspectiva social e econômica, mesmo que ainda acompanhe estereotipias.


  • Mostrar Abstract
  • It questions the aesthetics and the way in which two comic book publishers from Rio Grande do Norte, Brazil, represented the northeastern sertão, the sertanejo subject and their cultural practices. The study covered twelve (12) journals, in which representations about sertão were found in twenty (20) narratives. In this universe, ten (10) are present in seven (07) issues of the magazine Maturi, from the Research Group on Comic History (Grupehq), in Natal; and ten (10) in five (05) publications of the Pau a Pique Group of Comics (Grupphq), current Avoante Cultural Association (AAC) of the interior city of Currais Novos: Cowboys Stories, Chaos in Tetas, Kueka, Comics Avoante nº 01 and Kankão nº 01. From this collection, it was selected one (01) comic from each group to obtain data. We used a methodological approach of semiotic analysis from Umberto Eco to decode the graphic signs as pointed out by Antônio Cagnin. It was applied Wally Wood's “twenty-two panels that always work” scheme to identify frames of scenes. We used categories to define each type of transition between the paintings elaborated by Scott McCloud. To recognize the sertanejos signs, we based on Janaína Amado, Erivaldo Neves, Durval Albuquerque Júnior and Antônio Araújo Sá. After using the methodological diagram, we found two production aesthetics and two representations about the sertão. One on the coast, covered by stereotypes such as poverty, misery, disease and rusticity, linked to the idea of barbarism and violence; another from the interior, and among the characteristics, the representation of fun, humor, as well as, social and economic perspective, even if it still accompanies stereotypes.

5
  • LAÍSA FERNANDA SANTOS DE FARIAS
  • O Plano de Propaganda contra Analfabetismo em Parelhas/RN (1928-1930)

     
  • Orientador : JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
  • JAILMA MARIA DE LIMA
  • JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
  • OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
  • Data: 29/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Nesta dissertação, nos dedicamos em analisar como a criação do Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo, projeto de educação cunhado no primeiro mandato do prefeito Florêncio Luciano em Parelhas/RN, entre os anos de 1928 a 1930 contribuiu para a modernização dessa cidade. Assim, investigamos por meio desse plano, as relações estabelecidas entre sertão e litoral no final da Primeira República no contexto da expansão das Escolas Rudimentares no Rio Grande do Norte, a partir das redes de influências e de sociabilidades estabelecidas pelo gestor em exercício, juntamente aos representantes dos órgãos estaduais, aqui personificados nas figuras de Nestor Lima, Amphilóquio Câmara, Manoel Dantas, Eliseu Vianna, José Augusto Bezerra de Medeiros e Juvenal Lamartine. No que diz respeito à metodologia utilizada, trabalhamos a partir da análise dos discursos aplicados em “fragmentos de memórias” tais como portarias, Atas, Leis, Decretos, bibliografia local e Relatórios, que apontam o planejamento do projeto, suas determinações e recenseamentos, além da comunicação assídua com o Departamento de Educação de Natal. Além disso, utilizamos ainda os Relatórios dos Presidentes de Província (1926 a 1928) e as Revistas Pedagógium nas edições de número 1 de 1921 e 12 de 1924, a fim de compreender como se encontrava o pensamento educacional no Rio Grande do Norte e como ele incentivou a criação de um espaço propício para a instalação do Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo. Desta feita, os resultados da verticalização dessas fontes nos proporcionaram interpretar não só o estreitamento das relações entre interior e capital, a composição de Florêncio Luciano enquanto um “homem da educação”, como também a interferência ocasionada pela constituição do espaço educacional parelhense na modernização local e na inserção de novas formas de sociabilidades.


  • Mostrar Abstract
  • This text analyses the Propaganda Against Illiteracy Plan, created in 1928 by Mayor Florêncio Luciano, in Parelhas, Rio Grande do Norte state. Due to our purposes, we chose a short period from 1928 to 1930 as it was seen as the first process of education expansion in Parelhas municipality. We also pay attention to its linking with both state and national campaigns against illiteracy. On this way, the work presents some specific purposes, such as: the plan to eradicate illiteracy, the censuses carried out in the city and in the rural communities, the assembly of an educational cartography aligned to the national and of local insertion, and the arrival of some signs of modernization through an educational perspective for Parelhas.  In terms of methodology, it is first based on a mapping of specific files such as laws and ordinances that governed local education, determining the censuses in urban and rural locations, followed by its critical analysis. As a result of this research, it is possible to perceive as Parelhas, a small place in the Sertão do Seridó region, was enunciated as a contemporary space and attentive to the educational changes wich were taking place in the country.

     
6
  • MONIELLE MEDEIROS MARIZ
  •  O sertão sabugiense banhado por ares de modernidade: o açude Sabugi (1958 – 1965)

     
     
  • Orientador : AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA
  • JAILMA MARIA DE LIMA
  • JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
  • TYRONE APOLLO PONTES CANDIDO
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • A nossa pesquisa, intitulada O sertão sabugiense banhado por ares de modernidade: o açude sabugi (1958 – 1965), tem como problemática compreender como a população sabugiense recebeu a construção do açude Sabugi, como essa obra foi significada pela população local, então para essa análise, trabalhamos com o recorte temporal de 1958 (ano em que foi solicitada a construção do açude) a 1965 (ano que o açude foi inaugurado). Para respondermos a essa questão, utilizaremos um acervo documental bastante heterogêneo, que abarca de diferentes tipologias: textuais (cartas, avaliações de terra, jornais, procurações, tabelas de preços para desapropriação); iconográficas (06 fotografias relacionadas à construção do açude) e audiovisuais (vídeo da inauguração do açude Sabugi). Além destas, utilizaremos a técnica da entrevista. Sobre a metodologia e estudo dessas fontes, catalogamos as fontes, classificando-as por temáticas e tipologias; cruzamos os dados encontrados nas diferentes fontes; produzimos tabelas e pensamos sobre a historicidade e produção dos jornais utilizados na pesquisa.

     

  • Mostrar Abstract
  • Our research, entiled O sertão sabugiense bathed by airs of modernity: the sabugi reservoir (1958 -1965), has as problematic to understand how the sabugiense population received the construction of the sabugi reservoir, how this work was meant by the local population so for this analysis, we worked with the time frame from 1958 (the year in which the construction oh the Weir was requested) to 1965 (the year the Weir was inaugurated). To answer this question, we will use a very heterogeneous documental collection, covering diferent types: textual (letters, land assessments, newspapers, proxies, price tables for expropriation); iconographic (06 photographs related to the construction of the reservoir) and audiovisual (video of the inauguration of the Sabugi reservoir). In addition to these, we will use oral sources. About the methodology and study of these sources, we catalog the sources, classifying them by themes and typologies; we cross the data found in the diferent sources; we produce tables and think about the historicity and production of the newspapers used in the research.

     
     
7
  • TUYLLA RAYANE TAVARES DA CUNHA
  • DE FLAGELADOS DA SECA A SOLDADOS DA BORRACHA: SERTANEJOS POTIGUARES NOS SERTÕES AMAZÔNICOS (1942-1946)

     
  • Orientador : JAILMA MARIA DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • JAILMA MARIA DE LIMA
  • JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
  • MARCILIO LIMA FALCÃO
  • Data: 30/07/2021

  • Mostrar Resumo
  • Denominados como flagelados da seca, a população sertaneja do Nordeste brasileiro se tornou protagonista de determinados acontecimentos da história do Brasil que os elevaram a outra categoria: a de soldados da borracha. Em decorrência da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial e dos acordos firmados entre Brasil e Estados Unidos, os nordestinos foram convocados pelo governo Vargas para integrar o esforço de guerra nos seringais amazônicos. Dessa forma, visando contribuir com o esforço de guerra e com o povoamento do Vale Amazônico, o governo brasileiro promoveu o deslocamento de milhares de nordestinos em direção à Amazônia. Assim sendo, nesse trabalho buscamos analisar como se deu a participação dos sertanejos do Rio Grande do Norte no Exército da Borracha e o contexto político e social em que essa população se encontrava quando de sua inserção nesse esforço de guerra. Além disso, procuramos investigar como se desenvolveu a Campanha da Borracha no estado e a contribuição da propaganda nesse processo. Os diálogos teóricos se desenvolveram com a História Política e Social, a partir das contribuições de José D’Assunção Barros (2005, 2012) e René Remond (2003). Alguns conceitos foram essenciais para o desenvolvimento desse trabalho, como o de sertões, discutido por Durval Muniz de Albuquerque Jr. (2011, 2012, 2019) e Antonio Carlos Robert Moraes (2012), o de propaganda, proposto por Maria Helena Rolim Capelato (2009), e os de política e migração, a partir das contribuições de Isabel Cristina Martins Guillen (1999), Frederico de Castro Neves (2000, 2001), Maria Verônica Secreto (2007) e Francisco Pereira Costa (2015). As fontes consultadas, por sua vez, foram os jornais A Ordem, O Diário de Natal, O Acre, e os documentos referentes à organização administrativa do Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia.


  • Mostrar Abstract
  • The present work aims to analyze the participation of potiguares sertanejos as rubber soldiers, during the Second World War, as well as to understand the events that marked the early years of the 1940s and their reverberations in the backlands of Rio Grande do Sul: the project for the occupation of the Valley Amazon, the drought of 1942 and the war effort in the context of World War II. Thus, the sertanejos of Rio Grande do Norte appear, in this work, as central actors who found themselves inserted in all these events through national and international political actions. As it brings the potiguares and amazonian hinterlands as a spatial cut, the work has the bibliographical contribution of authors who discuss the concept of hinterland, to show how these spaces were interpreted until the 1940s, when they became the center of attention due to events already listed. As a time frame, the research was inserted between 1942 and 1946, as it addressed the entry of Brazil in the world conflict and the beginning of the rubber campaign, in addition to discussing the situation in which many Northeastern workers were post-war. For its composition, the work relied on the use of hemerographic sources, bibliographic material and official documents, which allowed us to conclude that the rubber campaign had not only the North American incentive, but the propaganda of the Brazilian government itself, which had pretensions to mobilize a large contingent of northeastern workers for the North region of the country, with the purpose of promoting the occupation and economic development of the Amazon Valley. The analysis of the material used also allowed to conclude that part of these workers experienced a situation of abandonment by the Brazilian government, a fact that ended up triggering the Rubber Commission of Inquiry.

SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao