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Dissertações |
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NATÁLIA RAIANE DE PAIVA ARAÚJO
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Os Sertões Naturais sobre as lentes de Oswaldo Lamartine de Faria (1940-1980)
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Orientador : EVANDRO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA
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EVANDRO DOS SANTOS
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JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
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OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA
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Data: 17/02/2022
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Nesta dissertação examinamos a natureza como sujeito da história e o homem como agente geológico atuante no meio natural. Do ponto de vista histórico e espacial, a natureza que analisamos está localizada na região do Seridó potiguar, denominada de sertão do Seridó, interior do Rio Grande do Norte. Entrelaçamos neste trabalho os estudos do sertanista Oswaldo Lamartine de Faria sobre a região do Seridó, trazendo uma releitura da história e da etnografia seridoenses através do viés “natureza e homem”, abordando os conceitos de história ambiental, sertão e modernidade. Deste modo, tais conceitos foram investigados como caracterizadores e construtores do espaço sertanejo, configurando-se, assim, o enaltecer do bioma original brasileiro (a caatinga) e a construção de certa identidade sertaneja a partir de uma ideia de natureza. A partir do exame desta relação entre a humanidade e determinado meio natural buscamos demonstrar algumas de suas consequências, além de apontarmos soluções para o desenvolvimento da região em questão, efetuando, por conseguinte, uma nova abordagem sobre a tessitura da escrita sobre os sertões nordestinos.
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In this dissertation we examine nature as a subject of history and man as a geological agente acting in the natural environment. From a historical and spatial point of view, the nature that we analyzed is located in the region of Seridó potiguar, called sertão do Seridó, in the interior of Rio Grande do Norte. In this work, we intertwine the studies of the sertanist Oswaldo Lamartine de Faria on the Seridó region, bringing a reinterpretation of Serido's history and ethnography through the “nature and man” bias, approaching the concepts of environmental history, sertão and modernity. In this way, such concepts were investigated as characterizers and builders of the sertanejo space, configuring, thus, the praise of the original Brazilian biome (the caatinga) and the construction of a certain sertanejo identity from an idea of nature. From the examination of this relationship between humanity and a certain natural environment, we seek to demonstrate some of its consequences, in addition to pointing out solutions for the development of the region in question, making, therefore, a new approach to the texture of writing about the northeastern sertões.
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EDUARDO KLEYTON DE MEDEIROS
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ESCREVER UM SERTÃO: A ESCRITA ETNOGRÁFICA DE OSWALDO LAMARTINE DE FARIA (SERIDÓ, 1945 – 2005)
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Orientador : EVANDRO DOS SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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EVANDRO DOS SANTOS
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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RODRIGO TURIN
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Data: 26/05/2022
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A presente pesquisa debruça-se sobre a obra de Oswaldo Lamartine de Faria (1919 – 2007), escritor consagrado no universo letrado do Rio Grande do Norte, e que entre 1945 e 2005 dedicou-se ao estudo e à escrita sobre o mundo rural, especialmente o sertão do Seridó, construindo uma obra de gêneros textuais variados e com significativas marcas autobiográficas. A análise do discurso que opera em seus ensaios e na escrita de si, principalmente em suas entrevistas e correspondências publicadas, permitiu empreender o exame de determinada concepção sobre o sertão do Seridó por ele construída ao longo do século XX, privilegiando os modos como no texto se manifestam sua experiência com o tempo e o espaço que põe em prática. Assim, no primeiro capítulo, abordamos os pressupostos existenciais que estruturam o saber histórico efetivamente usado pelo sertanista em sua leitura do sertão (RICOEUR, 2007). No segundo capítulo nos dedicamos à análise dos procedimentos de pesquisa e escrita que conformam a etnografia posta em prática pelo autor (CERTEAU, 1998). Por fim, consideramos que o sertanista faz usos deliberados do passado para, de maneira escusa, investir na consolidação de uma memória acerca de uma dominação política sobre o sertão do Seridó.
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This research focuses on the work of Oswaldo Lamartine de Faria (1919 – 2007), a renowned writer in the literate universe of Rio Grande do Norte, who between 1945 and 2005 dedicated himself to the study and writing about the rural world, especially the sertão do Seridó, building a work of varied textual genres and with significant autobiographical marks. The analysis of the discourse that operates in his essays and in the self writing, mainly in his interviews and published correspondence, allowed to undertake the examination of a certain conception about the sertão do Seridó built by him throughout the 20th century, privileging the ways in which in the text their experience with the time and space they put into practice are manifested. Thus, in the first chapter, we approach the existential assumptions that structure the historical knowledge effectively used by the sertanist in his reading of the sertão (RICOEUR, 2007). In the second chapter we dedicate ourselves to the analysis of the research and writing procedures that make up the ethnography put into practice by the author (CERTEAU, 1998). Finally, we consider that the sertanista makes deliberate use of the past to, in an excusive way, invest in the consolidation of a memory about a political domination over the sertão of Seridó.
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ERICLIS DANTAS DE OLIVEIRA
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ATENAS EM RUÍNAS, SERTÃO E PERSISTÊNCIA: NOVAS E VELHAS REPRESENTAÇÕES DE ASSÚ NA ESCRITA DE CELSO DANTAS DA SILVEIRA ENTRE AS DÉCADAS DE 1980 À 1990
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Orientador : PAULA REJANE FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO FIRMINO SALES NETO
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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PAULA REJANE FERNANDES
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Data: 04/08/2022
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Esta pesquisa objetiva problematizar as representações de Assú/RN a partir da produção intelectual do jornalista Celso Dantas da Silveira (1929-2005). Nos propomos a analisar como o mesmo buscou se apropriar das representações para salvaguarda-las e em seguida se construir como herdeiro de um sertão de poesia. Enfatizamos que não buscamos investigar como as representações sobre Assú foram construídas, tendo em vista que a escrita de Celso da Silveira possui um caráter de preservação. Dito isto, buscamos pesquisar como Celso da Silveira se apropriou das representações de Terra dos Poetas, Terra dos Verdes Carnaubais e Atenas Norte-Rio-Grandense, colocando em circulação novas e antigas representações sobre a cidade e sobre si, essa última, emerge à medida que ele vai tentando fazer da urbe a base que legitima suas ações intelectuais. Nossas fontes foram livros escritos por Celso da Silveira, a análise foi embasada no Esquema Conceitual de Roger Chartier (2002), Representação, Apropriação, Prática e Circulação. Para responder nossos questionamentos, dialogamos com a História dos Sertões, História Cultural e História Intelectual.
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This research has a purpose to problematize the representations of Assú/RN from the intellectual production of the journalist Celso Dantas da Silveira (1929-2005). We propose to analyze how he sought to appropriate the representations to safeguard them and then build as heir to backwoods of poetry. We emphasize that we do not seek to investigate how representations of Assú were constructed, given that Celso da Silveira's writing has a character of preservation. So, we seek to research how Celso da Silveira appropriated representations from Terra dos Poetas, Terra dos Verdes Carnaubais and Atenas Norte-Rio-Grandense, putting into circulation new and old representations about the city and about himself, the last one material, emerges as he tries to make the city the basis that legitimizes his intellectual actions. Our sources were books written by Celso da Silveira, and the analysis was based on Roger Chartier's Conceptual Scheme (2002), Representation, Appropriation, Practice and Circulation. To answer our questions, we dialogue with the Backwoods History, Cultural History, and Intellectual History
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BRENA DA SILVA DANTAS
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Em todos os períodos há flores nos sertões: representações sertanejas nas cartas-crônicas de Paulo Bezerra (1985-2016)
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Orientador : PAULA REJANE FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCISCO FABIANO DE ALMEIDA MENDES
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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PAULA REJANE FERNANDES
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Data: 30/08/2022
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O objetivo deste trabalho foi analisar as representações de sertões existentes nas cartas-crônicas do escritor seridoense Paulo Bezerra (1933-2017). As principais fontes da pesquisa foram as obras: Cartas dos Sertões do Seridó (2000), Outras Cartas dos Sertões do Seridó (2004), Novas Cartas dos Sertões do Seridó (2009), Cartas dos Sertões do Seridó – 4º Livro (2013) e Últimas Cartas dos Sertões do Seridó (2018). O material utilizado nesse estudo não foram cartas comuns, de cunho pessoal, mas cartas que foram enviadas com o intuito da publicação e divulgação do seu conteúdo, assim a chamaremos de carta-crônica, de acordo com Silva (2012). Essas produções eram enviadas por Bezerra ao jornalista Woden Madruga, que as publicava em sua coluna no jornal Tribuna do Norte. Com o passar dos anos e grande volume de cartas-crônicas já produzidas, estas foram sendo gradativamente publicadas em livros. A análise das fontes foi feita a partir dos conceitos de representação, apropriação e circulação, segundo Roger Chartier (2002), que nos possibilita apresentar as representações criadas e/ou reformuladas por Bezerra. Os sertões enquanto categoria produzida para delimitar um espaço físico, social e cultural será pensado a partir de autores como Janaína Amado (1995) em diálogo também com outros escritores que pensam os sertões brasileiros, mas evidenciando o sertão construído e narrado por Paulo Bezerra.
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The objective of this work he was analyze the representations of the sertões in the chronicles of the writer Paulo Bezerra (1933-2017). The main sources of this research were the works Cartas dos Sertões do Seridó (2000), Outras Cartas dos Sertões do Seridó (2004), Novas Cartas dos Sertões do Seridó (2009), Cartas dos Sertões do Seridó – 4th Book (2013) and Últimas Cartas dos Sertões do Seridó (2018). The material used in this study were not ordinary letters of a personal nature, but letters that were sent with the purpose of publishing and disseminating their content, for that reason we will call them as chronicle-letters, based in Silva (2012). These productions were sent by Bezerra to the journalist Woden Madruga, who published them in his column in the newspaper Tribuna do Norte, over the years and with a large volume of chronicle-letters produced, these were gradually published in books. The analysis of the sources was made through the concepts of representation, appropriation and circulation, according to Roger Chartier (2002), which allows us to present the representations created and/or reformulated by Bezerra. The sertões as a category produced to delimit a physical, social and cultural space were thought through authors such as Janaína Amado (1995) in dialogue with other writers who wrote about the Brazilian Sertões, but highlighting the sertão constructed and narrated by Paulo Bezerra.
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MAIARA BRENDA RODRIGUES DE BRITO
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PROJETO BAIXO-AÇU: UMA ANÁLISE SOBRE O DISCURSO DE MODERNIDADE NO SERTÃO POTIGUAR (1975-1985)
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Orientador : AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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AIRAN DOS SANTOS BORGES DE OLIVEIRA
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JOVELINA SILVA SANTOS
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JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
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Data: 19/09/2022
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O presente trabalho se debruça sobre o Projeto Baixo-Açu, obra hídrica direcionada para o Vale do Açu (RN) durante a década de 1970. O intuito da intervenção era potencializar a produtividade das terras, inseri-la no mercado industrial, enfrentar os problemas relacionados a enchentes e estiagens que atacavam a região. Para enfrentar as adversidades, o Estado implementou um conjunto de ações consideradas modernas e que tiveram como respaldos o discurso de engenheiros e técnicos, o que pode ser caracterizado como uma modernização autoritária. O trabalho versa sobre as análises dos discursos políticos, técnicos e jornalísticos entre 1975 e 1985 que defenderam a modernidade para o Vale por meio do Projeto Baixo-Açu. O estudo permitiu entender como os agentes do poder atuavam na defesa do projeto e como a ideia de modernidade era utilizada para fortalecer a concepção de progresso e salvação. O deslocamento da cidade de São Rafael, assim como a nova sua estrutura urbana também foi analisada a partir dos discursos que enalteciam a ideia de modernizar o sertão. A investigação também recuperou as considerações sobre as manifestações sociais durante a implementação da obra e constatou perseguição política a lideranças sindicais, eclesiásticas e docentes. Este estudo faz uso do periódico O Diário de Natal (1975 - 1979); materiais emitidos pelo Departamento da Polícia Federal - Superintendência Regional do Rio Grande do Norte; Ministério da Aeronáutica; Serviço Nacional de Informações; relatório e Panfleto de Propaganda do DNOCS e, também, se baseia em correspondências direcionadas ao Bispo Dom Heitor e discurso do político Moacyr Duarte. A narrativa ampara-se nos conceitos: sertão, modernidade, modernização e discurso.
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The present work focuses on the Baixo-Açu Project, a water project directed to the Açu Valley (RN) during the 1970s. The purpose of the intervention was to increase the productivity of the land, insert it in the industrial market, face the problems related to floods and droughts that attacked the region. To face adversities, the State implemented a set of actions considered modern and that were supported by the discourse of engineers and technicians, which can be characterized as an authoritarian modernization. This work is about the analysis of the political, technical and journalistic discourses between 1975 and 1985 that defended modernity for the Valley through the Baixo-Açu Project. The study allowed us to understand how the agents of power acted in defense of the project and how the idea of modernity was used to strengthen the concept of progress and salvation. The displacement of the city of São Rafael, as well as its new urban structure was also analyzed based on the discourses that praised the idea of modernizing the sertão. The research also recovered the considerations about the social manifestations during the implementation of the construction and verified political persecution to union, ecclesiastic and teaching leaders. This study makes use of the periodical O Diário de Natal (1975 - 1979); materials issued by the Federal Police Department - Regional Superintendence of Rio Grande do Norte; the Ministry of Aeronautics; the National Information Service; the DNOCS report and advertising pamphlet, as well as correspondence to Bishop Dom Heitor and speeches by the politician Moacyr Duarte. The narrative is based on the concepts: sertão, modernity, modernization and discourse.
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JOÃO PAULO DE LIMA SILVA
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A IMPLANTAÇÃO DA ALIANÇA PARA O PROGRESSO, O PROGRAMA ALIMENTOS PARA A PAZ E AS FRENTES DE TRABALHO NO SERTÃO DO SERIDÓ POTIGUAR (1961-1978)
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Orientador : JAILMA MARIA DE LIMA
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MEMBROS DA BANCA :
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JAILMA MARIA DE LIMA
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JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
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PALOMA PORTO
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Data: 24/10/2022
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Esta dissertação analisa a implementação dos programas Aliança para o Progresso, Alimentos para a Paz e as Frentes de Trabalho, no Seridó Potiguar entre 1961 e 1978. Embora com objetivos e ações diferentes, os três programas voltaram-se para o atendimento da população em épocas de calamidades climáticas, de secas ou de cheias e foram decisivos para a assistência aos sertanejos. Ao mesmo tempo em que os impactos sociais das calamidades diminuíam, esses programas serviram para fixar esses sertanejos nos seus locais de origem, impedindo, em alguma medida, as grandes migrações. O trabalho perpassa por uma análise com enfoque político – social historiográfico e dos conceitos de sertão, história política e pobreza. Essa pesquisa foi realizada no site da Hemeroteca Digital, nele foram encontrados os jornais: Diário de Natal, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense e O Poti, que nos possibilitaram perceber como a imprensa noticiava a implantação de programas, mas também como se referia a momentos de calamidades, sejam de secas ou de cheias. Foram realizadas pesquisas no arquivo da Diocese da cidade de Caicó, onde através de cartas, relatórios e recibos, nos esclareceu e trouxe novos fatos referentes aos diversos programas implementados na região do Seridó potiguar. Da mesma forma, o 1º Batalhão de Engenharia e Construção de Caicó, nos apresentou relatórios oficiais que nos possibilitaram aprofundar os estudos sobre as obras gerenciadas pela instituição originando diversas Frentes de Trabalho. Ao longo do período estudado, buscamos esclarecer o quanto essas relações e estruturas estabelecidas em nome da seca e pobreza estabelecida, eram atividades primordiais para uma multidão que ofertava a mão de obra em troca de um pagamento e alimentação repassados através dos convênios firmados entre os governos do Rio Grande do Norte e o governo dos Estados Unidos da América.
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This dissertation analyzes the implementation of the programs Alliance for Progress, Food for Peace and the Work Fronts in Seridó Potiguar between 1961 and 1978. of climatic calamities, droughts or floods and were decisive for the assistance to the countrysides. At the same time that the social impacts of the calamities diminished, these programs served to fix these countrysides in their places of origin, preventing, to some extent, large migrations. The work goes through an analysis with a political - social historiographical focus and the concepts of sertão, political history and poverty. This research was carried out on the website of Hemeroteca Digital, where the newspapers were found: Diário de Natal, Diário de Pernambuco, Correio Braziliense and O Poti, which allowed us to perceive how the press reported the implementation of programs, but also how it referred to moments disasters, whether droughts or floods. Research was carried out in the archives of the Diocese of the city of Caicó, where through letters, reports and receipts, he clarified and brought us new facts regarding the various programs implemented in the region of Seridó Potiguar. In the same way, the 1st Battalion of Engineering and Construction of Caicó, presented us with official reports that allowed us to deepen the studies on the works managed by the institution, originating several Work Fronts. Throughout the period studied, we sought to clarify how these relationships and structures established in the name of drought and established poverty were primary activities for a crowd that offered labor in exchange for payment and food passed on through agreements signed between governments. of Rio Grande do Norte and the government of the United States of America.
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MARIA ALDA JANA DANTAS DE MEDEIROS
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VASTAS E ERMAS: MULHERES NÃO BRANCAS NO SERTÃO DO RIO GRANDE (SERIDÓ, SÉCULOS XVIII E XIX)
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Orientador : HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANA SARA RIBEIRO PARENTE CORTEZ IRFFI
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ANE LUISE SILVA MECENAS SANTOS
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HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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Data: 25/10/2022
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Esse estudo aborda mulheres não brancas (índias, africanas, pretas, negras, mamalucas, cabras, crioulas, mulatas, mestiças e pardas) no sertão do Seridó, na Capitania do Rio Grande, e analisa as representações elaboradas sobre essas mulheres nas documentações históricas referentes aos séculos XVIII e XIX. Mobilizando os conceitos de qualidade e condição, a investigação se desenvolve em fontes eclesiásticas (assentos de batismos, matrimônios e óbitos), judiciais (inventários post-mortem, cartas de alforrias e ações de liberdade) e sesmariais. Parte do cruzamento quantitativo e qualitativo das documentações, respaldado nos instrumentos metodológicos do paradigma indiciário e do método onomástico, em diálogo com uma abordagem micro histórica. A partir da reconstrução de trajetórias de mulheres não brancas, entende de modo interseccional suas dinâmicas sociais e econômicas e estratégias como trabalho, formação de famílias e lutas judiciais por liberdade, em busca de ascensão social. Observa suas representações nos registros históricos no decorrer dos processos de mobilidade social e investiga também seus patrimônios e alianças horizontais e verticais firmadas em suas redes de contato, por vezes reforçadas pelo estabelecimento de parentesco espiritual, através do compadrio. Ao versar sobre uma temática ainda pouco abordada na historiografia sobre o sertão do Seridó, esse trabalho alcança as trajetórias e lugares ocupados por mulheres não brancas no mundo simbólico e material no Seridó setecentista e oitocentista.
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This work studies non-white women (“índias”, “africanas”, “pretas”, “negras”, “mamalucas”, “cabras”, “crioulas”, “mulatas”, “mestiças” and “pardas”) in the Seridó, the backlands of the Capitania do Rio Grande, and analyzes the representations made about these women in the historical documentation of the 18th and 19th centuries. It mobilizes the concepts of quality and condition, and the investigation is developed in parish document sources (baptisms, marriages and deaths registries), judicial sources (post-mortem inventories, manumission letters and freedom actions) and sesmarias. It starts through the quantitative and qualitative cross-referencing of documentation, supported by the methodological instruments of the evidential paradigm and the onomastic method, in dialogue with a micro-historical approach. Through the reconstruction of trajectories of non-white women, it understands in an intersectional way their social and economic dynamics and strategies, such as work, formation of families and judicial proceedings for freedom, looking for social ascension. It observes their representations in historical records during the processes of social mobility and also investigates their properties and horizontal and vertical alliances established in their contact networks, sometimes reinforced by theestablishment of spiritual kinship, through godparenting. By dealing with a theme still little addressed in the historiography about the backlands of Seridó, this work reaches the trajectories and places occupied by non-white women in the symbolic and material world in the Seridó between the18th and 19th centuries.
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GLEICE LINHARES DE AZEVÊDO
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O Sertão é Neon: transversalidades e pluralidades de identidades de gêneros no filme Boi Neon de Gabriel Mascaro
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Orientador : DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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FREDERICO OSANAN AMORIM LIMA
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
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LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
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Data: 26/10/2022
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Este trabalho tem como objetivo compreender os discursos instituídos pelas imagens cinematográficas contemporâneas sobre o sertão e as relações de gênero aí prevalecentes, sobretudo, na construção das masculinidades sertanejas configuradas em um cenário de rupturas e continuidades, em relação aos códigos morais que modelam o ser(tão). Para tal empreitada, partimos do recorte temporal delimitado entre os anos 2000 a 2015, tendo como marco algumas produções fílmicas com a temática do sertão, comoCinemas, aspirinas e urubus (2005), Luneta do Tempo (2014) e o gênero novela com a produção de Cordel Encantado (2011). Além de tais fontes, trabalhamos com a fonte basilar dessa escrita, o filme Boi Neon (2015), do diretor e roteirista pernambucano, Gabriel Mascaro. O referencial teórico e metodológico estrutura-se na análise de discurso de Michel Foucault visando entender as várias camadas de sentidos que constituem as imagens, sobretudo, cinematográficas para o estudo que nos propomos a realizar. Essa análise também partiu do uso de método arqueológico das imagens, ou seja, uma escavação das camadas visuais que constituem nosso modo de ver o sertão, apartir dos pressupostos apresentados pelo historiador da arte Georges Didi-Huberman. A discursão teórica também está fundamentada na Teoria Queer para compreender as novas relações de gênero que se movem na narrativa fílmica de Boi Neon, a partir das concepções de Judith Butler (2021) e das reflexões de Richard Miskolci (2021) e Guacira Lopes (2018) quando pensam o gênero como construção normativa na cultura e a possibilidade de viver outra diversidade, outras maneiras de exercer a masculinidade de maneira plural, para além das normas. Nessa direção, a partir do conceito de imagem sobrevivente ou imagem sintoma de Didi-Huberman, concluímos que as imagens do sertão anteriores à produção de Boi Neon são imagens sobreviventes de outras produções visuais anteriores (como os filmes do Cinema Novo e da Retomada) e que as imagens capturadas por Boi Neon são imagens-ação, que, por sua vez, são imagens críticas, transgressoras de uma dada visualidade do sertão e do tempo dessas imagens. Nessa linha, as imagens em volta do corpo masculino e feminino, nessa espacialidade são, de certa forma, desconstruídas e diferentes das elaborações já realizadas em volta do sertanejo(a), assim como é o sertão/agreste na perspectiva do filme. Portanto, o sertão contemporâneo de Boi Neon é um sertão em movimento, de passagens de temporalidades, o arcaico e o novo, do pretérito e presente, de corpos em “dilatação” e, enfim, um sertão em trânsito.
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This paper aims to comprehend instituted speeches by contemporary cinematographic images, about hinterland and the prevailing gender issues, mainly, countryside masculinity construction setting in a breaking and continuity way, with regard to moral codes which shape this reality. To achieve this, we get started from a timeline between the years 2000 to 2015, which had as a landmark of some regional film productions with hinterland themes, such Cinema, aspirins and vultures (2005), Luneta do tempo (2014), and soap operas genre, with The Enchanted Tale (2011) production. In addition to these, we also worked here with Boi Neon - Neon Bull movie (2015) directed by Gabriel Mascaro, which was one of the the basic source of this writing. The theoretical and methodological framework is structured on Michel Foucault's discourse analysis, aiming to understand the various layers of meanings that constitute, mainly cinematographic images, actually for the study that we propose to carry out here. This analysis also started from the use of the archaeological method of images, that is, an excavation of the visual layers that constitute our way of seeing the hinterland, based on the suppositions presented by the art historian Georges Didi - Huberman. The theoretical discussion is also based on Queer Theory to understand the new gender relations that are brings in the filmic narrative of Boi Neon - Neon Bull, from the conceptions of Judith Butler (2021) and the reflections of Richard Miskolci (2021) and Guacira Lopes (2018) by all means when they think about gender as a normative construction in culture and the possibility of experiencing another diversity, other ways of exercising masculinity in a different way. plural, beyond the norms. In this sense, based on Didi-Huberman's concept of image survivor or symptom image, we conclude that the images of the hinterlands that preceded the production of Boi Neon are surviving images of other previous visual productions (such as the films of Cinema Novo and Retomada) and that the images captured by Boi Neon are action-images, which, in turn, are critical images, transgressors of a given visuality of the hinterlands and of the time of these images. In this matter, the images around the male and female body here, spatiality are, in a way, deconstructed and different from the elaborations already made around the countryside person, just as it is hinterland/wild from the film's perspective. Therefore, the contemporary hinterland of Boi Neon is a movement of temporal passages - the archaic and the new, of the past and the present, of bodies in "dilatation" and, finally, a hinterland in transit.
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MATHEUS BARBOSA SANTOS
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NESTE MESMO CHÃO, OUTROS PASSOS: INDIVÍDUOS NÃO-BRANCOS NOS SERTÕES DO RIO GRANDE (RIBEIRA DO ACAUÃ, TOTORÓ, SÉCULOS XVIII-XIX)
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Orientador : HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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MEMBROS DA BANCA :
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HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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ANE LUISE SILVA MECENAS SANTOS
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ANA SARA RIBEIRO PARENTE CORTEZ IRFFI
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Data: 26/10/2022
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Investiga representações acerca dos indivíduos não-brancos no Totoró e suas adjacências, espaço situado na Ribeira do Acauã, durante os séculos XVIII e XIX. Metodologicamente parte de revisão historiográfica, transcrição e leitura de inventários post-mortem, fontes sesmariais e cartas de alforria com registros de batismo, casamento e óbito relativos ao sertão do Seridó. Acreditamos que a constituição e as vivências no Totoró não envolveram apenas sujeitos lusitanos ou luso-brasílicos, bem como, não se restringiu somente ao núcleo familiar dos Lopes Galvão, mas também houve a presença e participação de pessoas e famílias formadas por índios, negros, Gentio de Angola e Mina, crioulos, cabras, mulatos, pardos e mestiços nas condições de livres, cativos ou forros. Operando os conceitos de dinâmicas de mestiçagens e qualidade, dialogando com os pressupostos da História Quantitativa e Serial e da Micro-História, buscamos compreender como estes indivíduos participavam e se inseriam nas dinâmicas sociais, econômicas, políticas e religiosas do seu tempo e espaço. Para isso,reconstruímos arranjos familiares que foram constituídos no cativeiro e rastreamos trajetórias específicas de pessoas não-brancas situados nesta territorialidade: Miguel Figueira Galvão, José Lopes Galvão e Paula Barbalha de Vasconcelos, e Diogo de Melo e Paula Maria da Conceição; visando perceber estratégias e formas de resistência que driblassem os limites que a sociedade colonial tentou impor.
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It investigates representations about non-white individuals in Totoró and its surroundings, a space located in Ribeira do Acauã, during the 18th and 19th centuries. Methodologically, it starts with a historiographical review, transcription and reading of post-mortem inventories, sesmarial sources and manumission letters with baptism, marriage and death records related to the sertão do Seridó. Believe that the constitution and experiences in Totoró did not involve only lusitanian or luso-brazilian subjects, as well as, it was not restricted only to the family nucleus of Lopes Galvão, but there was also the presence and participation of people and families formed by indians, blacks, gentiles from Mina, Costa, Angola, creoles, goats, mulattoes, pardos and mestizos in the conditions of free, captive or free. Operating the concepts of dynamics of miscegenation and quality, dialoguing with the assumptions of Quantitative and Serious History and Micro-History, seek to understand how these individuals participated and were inserted in the social, economic, political and religious dynamics of their time and space. For this, we reconstruct family arrangements that were constituted in captivity and track specific trajectories of non-white people located in this territoriality: Miguel Figueira Galvão, José Lopes Galvão and Paula Barbalha de Vasconcelos, and Diogo de Melo and Paula Maria da Conceição; aiming perceive tactics, strategies and forms of resistance that circumvent the limits that colonial society tried to impose.
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FRANCIELY DE LUCENA MEDEIROS
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“CAPTURA” DOS SERTÕES NA REDE: UM OLHAR SOBRE OS SERTÕES CONTEMPORÂNEOS DIVULGADOS/VISUALIZADOS NAS MÍDIAS DIGITAIS (2018- 2020).
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Orientador : JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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DURVAL MUNIZ DE ALBUQUERQUE JUNIOR
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EVANDRO DOS SANTOS
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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PEDRO TELLES DA SILVEIRA
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Data: 28/10/2022
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A atualidade compreende uma série de informações concentradas principalmente no uso das novas tecnologias, celulares, computadores, redes sociais, aplicativos de divulgação, compra e venda de produtos, streamings de filmes, séries e músicas, leitores digitais e diversas outras ferramentas. Diante deste processo de atualização, com seu caráter polissêmico e multifacetado, os sertões continuam a ser apresentados sob a ótica de discursos “clássicos”, em sua maioria como sinonímia da região Nordeste brasileira bem como das descrições sobre os sujeitos sertanejos e nordestinos. A atualização constante em que o mundo se encontra parece não se adequar à superação da simetria entre estas categorias. Neste sentido, objetiva-se realizar um estudo acerca das (re)apresentações dos sertões nas mídias digitais, a começar por sites informativos, de grande alcance e visibilidade, capazes de divulgar imagens negativas ou positivas acerca da categoria. Assim como o uso das redes sociais, com ênfase para o Instagram e uma página denominada Raízes do Sertão e o Blog do fotógrafo pernambucano, Fred Jordão. A investigação busca compreender, em diálogo com a história digital, as imagens/paisagens dos sertões disponíveis nas mídias digitais. Conclui-se, que a contemporaneidade dos sertões aplica-se apenas a sua divulgação nos meios digitais enquanto um lugar com características áridas, de homens “austeros” devido ao ambiente hostil e, ao mesmo tempo, reforçam uma visão romantizada e telúrica sem enfrentar os problemas historicamente construídos e que acabam por naturalizar tais visões.
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The present comprises a series of information mainly focused on the use of new technologies, cell phones, computers, social networks, applications for dissemination, purchase and sale of products, streaming movies, series and music, digital readers and several other tools. Faced with this process of updating, with its polysemic and multifaceted character, the sertões continue to be presented from the perspective of “classical” discourses, mostly synonymous with the Brazilian Northeast region as well as descriptions of sertanejos and northeastern subjects. The constant updating in which the world finds itself does not seem to be adequate to overcome the symmetry between these categories. In this sense, the objective is to carry out a study on the (re)presentations of the sertões in digital media, starting with informative sites, with great reach and visibility, capable of disseminating negative or positive images about the category. As well as the use of social networks, with emphasis on Instagram and a page called Raízes do Sertão and the Blog of Pernambuco photographer Fred Jordão. The investigation seeks to understand, in dialogue with digital history, the images/landscapes of the sertões available in digital media. It is concluded that the contemporaneity of the sertões applies only to its dissemination in digital media as a place with arid characteristics, of "austere" men due to the hostile environment and, at the same time, reinforce a romanticized and telluric vision without facing the historically constructed problems that end up naturalizing such visions.
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DIKSON DE ALMEIDA FREIRE
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“A SEIVA DE NOSSA TERRA”: REPRESENTAÇÕES DO SERTÃO E DO SERTANEJO A PARTIR DA TRAJETÓRIA POLÍTICA DE JOSÉ BERNARDO DE MEDEIROS, RIO GRANDE DO NORTE (1889-1988)
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Orientador : PAULA REJANE FERNANDES
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MEMBROS DA BANCA :
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PAULA REJANE FERNANDES
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ROSENILSON DA SILVA SANTOS
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ELTERN CAMPINA VALE
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Data: 01/11/2022
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Investigamos como a trajetória política do sertanejo José Bernardo de Medeiros foi apropriada de modo a gerar representações a seu respeito, configurando um lugar de destaque para si na história política do Rio Grande do Norte e legitimando os grupos políticos que se consideravam seus herdeiros. Para tanto, tomamos como referência os estudos sobre a relação entre memória e história promovidos pelo filósofo Paul Ricoeur e os historiadores Enzo Traverso e Fernando Catroga. Além disso, tomamos por base a História Cultural pensada por Roger Chartier, a partir do esquema conceitual de representação, apropriação e circulação, pois nos permite lançar reflexões de como sua atuação política foi apropriada.
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We investigate how the political trajectory of the sertanejo politician José Bernardo de Medeiros was appropriated in order to generate representations about him, setting a prominent place for himself in the political history of Rio Grande do Norte and legitimizing the political groups that considered themselves his heirs. For that, we take as reference the studies on the relationship between memory and history promoted by the philosopher Paul Ricoeur and the historians Enzo Traverso and Fernando Catroga. In addition, we take as a basis the Cultural History conceived by Roger Chartier, from the conceptual scheme of representation, appropriation and circulation, as it allows us to launch reflections on how his political performance was appropriated.
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LARISSE SANTOS BERNARDO
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Das terras seridoenses: uma análise dos discursos e participação de Dinarte Mariz a política oficial de ‘combate à seca’ (1954-1959)
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Orientador : ROSENILSON DA SILVA SANTOS
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MEMBROS DA BANCA :
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ROSENILSON DA SILVA SANTOS
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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JOVELINA SILVA SANTOS
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Data: 23/11/2022
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Esta dissertação apresenta os resultados de uma investigação acerca da conexão entre a trajetória de Dinarte de Medeiros Mariz e sua relação com o sertão do Seridó do Rio Grande do Norte, nomeadamente de sua atuação com a política oficial de “combate” à seca, considerando sua participação na SUDENE. O objetivo da pesquisa foi problematizar como, enquanto sujeito que foi forjando para si um personagem político que representava o sertanejo, ele se articulou com a política nacional concernente às secas, se apropriando como o representante do Rio Grande do Norte. Para responder aos questionamentos nos aproximamos de uma bibliografia especializada que trata de temas como sertão, secas, trajetórias políticas e da história de órgãos oficiais de desenvolvimento da política nacional de combate/contenção/controle e convivência com as secas. Com base na leitura de autoras/es, refletimos sobre trajetória política de Mariz, sobre as políticas oficiais plasmadas em órgãos como IOCS/DNOCS/SUDENE e como entre esforços pessoais, institucionais e oficiais a seca foi emergindo como “o problema do Nordeste”, e depois do Nordeste do Brasil, enquanto outras razões de caráter humano, e, portanto históricas, que justificavam os problemas sociais enfrentados na região, sobretudo nos períodos de seca, eram mascarados. Dessa maneira, tomamos como recorte temporal os anos de 1954 – 1959, que compreendem períodos importantes, no que diz respeito, as questões políticas, seca, criação de instituições e dos problemas sociais enfrentados no referido espaço supracitado. Do ponto de vista do campo em que se situa este trabalho, o identificamos em uma zona de confluência e correlação entre História Política, História Cultural e História Social a partir do que alguns conceitos se fazem relevantes para a compreensão do objeto, tais como: discurso, representação, política, sertão e modernidade. Assim, do ponto de vista das fontes empregadas na pesquisa, destacamos as Atas do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – CODENO e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, e as publicações dos jornais Diário de Natal, O Poti, Diário de Pernambuco e o Jornal O Commercio. From the lands of Serido: an analysis of Dinarte Mariz's speeches and participation in the official policy of 'fighting drought' (1954-1959)
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This dissertation presents the results of an investigation about the connection between the trajectory of Dinarte de Medeiros Mariz and his relationship with the sertão of the Seridó of Rio Grande do Norte, namely his performance with the official policy of “combating” the drought, considering his participation in SUDENE. The objective of the research was to problematize how, as a subject who was forging for himself a political character that represented the sertanejo, he articulated himself with the national policy concerning droughts, appropriating himself as the representative of Rio Grande do Norte. To answer the questions, we approached a specialized bibliography that deals with themes such as sertão, droughts, political trajectories and the history of official bodies for the development of the national policy of combat/containment/control and coexistence with droughts. Based on the reading of authors/es, we reflect on Mariz's political trajectory, on the official policies enshrined in bodies such as IOCS/DNOCS/SUDENE and how, among personal, institutional and official efforts, the drought emerged as "the problem of the Northeast", and later in the Northeast of Brazil, while other reasons of a human nature, and therefore historical, that justified the social problems faced in the region, especially in periods of drought, were masked. In this way, we take as a time frame the years 1954 - 1959, which comprise important periods, with regard to political issues, drought, creation of institutions and the social problems faced in the aforementioned space. From the point of view of the field in which this work is located, we identify it in a zone of confluence and correlation between Political History, Cultural History and Social History from which some concepts become relevant to the understanding of the object, such as: discourse, representation, politics, sertão and modernity. Thus, from the point of view of the sources used in the research, we highlight the Minutes of the Deliberative Council of the Superintendence for the Development of the Northeast - CODENO and of the Superintendence for the Development of the Northeast - SUDENE, and the publications of the newspapers Diário de Natal, O Poti, Diário de Pernambuco and the newspaper O Commercio.
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LINDOALDO VIEIRA CAMPOS JÚNIOR
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Maracá, gibão e viola: poetas Xukuru inventando o Sertão da Poesia
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Orientador : JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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ANTONIO JOSE DE OLIVEIRA
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HELDER ALEXANDRE MEDEIROS DE MACEDO
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ALDO MANOEL BRANQUINHO NUNES
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EDSON HELY SILVA
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Data: 24/11/2022
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Este estudo investiga a presença indígena Xukuru nos municípios de Teixeira/PB e São José do Egito/PE desde a época de sua invasão por europeus e descendentes aos dias atuais com o propósito de compreender sua contribuição para a configuração daquilo que denominamos Sertão da Poesia, determinado sertão compreendido como modo de vida inventado pelo discurso poético. Parte de revisão historiográfica, transcrição e leitura de documentos dos sécs. XVII, XVIII e XIX, fontes arqueológicas e sesmariais e registros de batismo, casamento e óbito. Acreditamos que no contexto das interações interétnicas havidas com os invasores, Xukuru que sobreviveram à “Guerra dos Bárbaros” e permaneceram ou voltaram para essa região manejaram a poesia, sua e dos invasores, como estratégia de resistência e proeminência social, inclusive com descendentes havendo tornado-se precursores da Escola de Poesia de Teixeira e da Escola de Poesia de São José do Egito.
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This study investigates the Xukuru indigenous presence in the municipalities of Teixeira/PB and São José do Egito/PE from the time of their invasion by Europeans and descendants to the present day with the purpose of understanding their contribution to the configuration of what we call Sertão da Poesia, certain sertão understood as a way of life invented by poetic discourse. Part of historiographical review, transcription and reading of documents from the 19th century. XVII, XVIII and XIX, archaeological sources and sesmarias and baptism, marriage and death records. We believe that in the context of interethnic interactions with the invaders, Xukuru who survived the “War of the Barbarians” and remained or returned to this region handled poetry, their own and those of the invaders, as a strategy of resistance and social prominence, even with descendants having become precursors of the School of Poetry of Teixeira and of the School of Poetry of São José do Egito”.
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MARIA JOEDNA RODRIGUES MARQUES
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CONFIGURANDO ESPAÇOS E SUJEITOS: o sertão e o sertanejo nos escritos de Ademar Vidal (1940-1950)
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Orientador : JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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PAULA REJANE FERNANDES
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FRANCISCO FIRMINO SALES NETO
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Data: 28/11/2022
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O estudo analisa a produção folclórica do paraibano Ademar Vidal e foca, especialmente, nos seus escritos das décadas de 1940 e 1950 para problematizar a sua elaboração das categorias de sertão e sertanejo. Como ponto de partida, discute-se a sua atuação intelectual vinculadas a instituições destinadas aos estudos culturais e literários acerca da identidade paraibana, como a Sociedade Paraibana de Folclore (SPF) e o Instituto Histórico Geográfico Paraibano (IHGP), na década de 1940. Estas inserções foram importantes na formulação de um discurso sobre caracterizações do povo e do espaço sertanejos, elencados em sua obra como elementos compositores de uma identidade paraibana, a partir de três espacialidades: litoral, brejo ou várzea e sertão. O recorte temporal justifica-se pelo fato de ser o período de maior circulação de sua escrita e as pesquisas culturais realizadas através de colaboradores sertanejos paraibanos, que foram utilizadas como fontes na produção de sua obra. Neste sentido, para mapear os estudos realizados sobre o sertão e sertanejo paraibanos, a tipologia documental foi as produções de sua autoria, os inéditos disponíveis no IHGP, a bibliografia e as correspondências enviadas ao potiguar Luís da Câmara Cascudo disponibilizadas no Instituto Câmara Cascudo, (Ludovicus). Em termos teórico-metodológicos, dialogou-se com a categoria sertão a partir de Souza (2015), a história da historiografia com Certeau (1982) e o conceito de intelectual a partir de Gomes e Hansen (2016).
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The study analyzes the folkloric production of Ademar Vidal, from Paraíba, and focuses, especially, on his writings from the 1940s and 1950s to problematize his elaboration of the sertão and sertanejo categories. As a starting point, it discusses his intellectual performance linked to institutions dedicated to cultural and literary studies on the identity of Paraíba, such as the Sociedade Paraibana de Folclore (SPF) and the Instituto Histórico Geográfico Paraibano (IHGP), in the 1940s. These insertions were important in the formulation of a discourse on characterizations of the people and the sertanejo space, listed in his work as elements that compose a Paraíba identity, based on three spatialities: coast, marsh or lowland, and sertão. The time frame is justified by the fact that it is the period of greatest circulation of his writing and the cultural research carried out through collaborators from the sertanejos of Paraíba, which were used as sources in the production of his work. In this sense, to map the studies carried out on the sertão and sertanejo of Paraíba, the documentary typology was the productions of his authorship, the unpublished available at IHGP, the bibliography and the correspondence sent to Luís da Câmara Cascudo, made available at the Instituto Câmara Cascudo (Ludovicus). In theoretical-methodological terms, a dialogue was made with the sertão category from Souza (2015), the history of historiography with Certeau (1982), and the concept of intellectual from Gomes and Hansen (2016).
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MARIA DOLORES DE ARAÚJO VICENTE FERREIRA
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OS SERTÕES E O MEB: o processo de civilizar o homem sertanejo através do trabalho educativo do MEB/Sistema Caicó (1963-1974)
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Orientador : JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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RICARDO JOSÉ LIMA BEZERRA
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CLAUDIA CRISTINA DO LAGO BORGES
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JUCIENE BATISTA FELIX ANDRADE
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MARIO LOURENCO DE MEDEIROS
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Data: 29/11/2022
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O texto dissertativo apresentado consiste em analisar o processo de civilizar o homem do sertão do Seridó através do trabalho educativo desenvolvido pelo MEB/Sistema Caicó e pela Emissora de Educação Rural de Caicó. Com isso, investigamos por meio dos rastros deixados pela documentação do MEB, o desenvolvimento do trabalho educativo narrados pelos relatórios, grades dos programas radiofônicos, pelos estudos de áreas apresentados pela documentação durante as décadas de 1963 a 1974, como também perceber as ações do MEB Sistema Caicó no combate ao analfabetismo e a aplicabilidade desse processo educativo para o desenvolvimento do País compactuado com o Governo Federal. A análise será pautada pelos conceitos de Civilidade de Nobert Elias (1994) e Conscientização de Paulo Freire (2001). Tais referências permitiram caminhar pelo entendimento do processo educativo do MEB nos sertões do Seridó relatados em sua documentação de como o sertanejo deveria se comportar diante das questões voltadas para a sua saúde, educação, política, econômica e evangelização. A metodologia utilizada é a qualitativa como também a análise de discurso, que será realizada através das leituras de jornais, material icnográfico, cartas, documentos oficiais do MEB/Sistema Caicó, seu material didático, relatórios, grade da programação dos assuntos abordados pelos professores locutores produzidos pelo MEB, disponibilizados no LABORDOC do CERES Caicó, outra parte do material sob a custódia do Colégio Diocesano de Caicó (CDS), como também pela Cáritas Diocesana de Caicó.
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The dissertation presented consists of analyzing the process of civilizing the man of the Sertão do Seridó through the educational work developed by MEB/Sistema Caicó and by the Emissora de Educação Rural de Caicó. With this, we investigated, through the traces left by the MEB documentation, the development of the educational work narrated by the reports, radio programs schedules, by the studies of areas presented by the documentation during the decades from 1963 to 1974, as well as perceiving the actions of the MEB Caicó System in the fight against illiteracy and the applicability of this educational process for the development of the country in agreement with the Federal Government. The analysis will be guided by the concepts of Civility by Nobert Elias (1994) and Conscientização by Paulo Freire (2001). Such references allowed walking through the understanding of the educational process of the MEB in the sertões of the Seridó reported in its documentation of how the sertanejo should behave in the face of issues related to their health, education, politics, economics and evangelization. The methodology used is qualitative as well as discourse analysis, which will be carried out through readings of newspapers, ichnographic material, letters, official documents of the MEB / Caicó System, its teaching material, reports, schedule of the subjects addressed by the speaker teachers. produced by the MEB, available at the LABORDOC of CERES Caicó, another part of the material under the custody of the Diocesan College of Caicó (CDS), as well as by Cáritas Diocesana de Caicó.
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JOALISSON JONATHAN OLIVEIRA DINIZ
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ENTRE REPENTES E SERTÕES: PRESENÇA, MUDANÇAS E CONTINUIDADES DA CANTORIA DE VIOLA NO SERIDÓ POTIGUAR
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Orientador : JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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MEMBROS DA BANCA :
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JOEL CARLOS DE SOUZA ANDRADE
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LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
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MARIA DO SOCORRO CIPRIANO
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Data: 29/11/2022
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A temática que abarca este trabalho é a cantoria de viola no sertão do Seridó potiguar, uma vez que analisa a sua presença nesse território, com enfoque na cidade de Caicó-RN, delimitando suas mudanças e continuidades ao longo do tempo. Os debates teóricos são baseados em conceitos da História Oral, História Cultural e Cultura Popular, além de diálogos e análises a partir dos conceitos de genealogia, escrita da história e sertões. As fontes utilizadas são orais, fontes literárias, fontes hemerográficas, livros de folcloristas e textos acadêmicos, assim como documentos diversos presentes nos acervos pessoais de poetas do município de Caicó. Ao final da pesquisa, percebe-se que: a cantoria de viola tem atuação no Seridó desde o segundo quartel do século XIX; a escrita sobre a cantoria se modifica, do mesmo modo os enunciados sobre os cantadores; e houve mudanças e continuidades a partir de demandas tecnológicas, bem como nas leituras que os cantadores fazem sobre os sertões.
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The theme that covers this work is the viola singing in the sertão do Seridó potiguar, since it analyzes its presence in this territory, focusing on the city of Caicó-RN, delimiting its changes and continuities over time. Theoretical debates are based on concepts of Oral History, Cultural History and Popular Culture, as well as dialogues and analyzes based on the concepts of genealogy, history writing and sertões. The sources used are oral, literary sources, hemerographic sources, folkloric books and academic texts, as well as various documents present in the personal collections of poets in the municipality of Caicó. At the end of the research, it can be seen that: viola singing has been active in Seridó since the second quarter of the 19th century; writing about singing changes, as do the statements about singers; and there were changes and continuities based on technological demands, as well as on the readings that cantadores do about the sertões.
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WESLEY HENRIQUE DE MOURA SIMÃO
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Zé Menino milagreiro: tragédia, sublimação e devoção no catolicismo não-oficial (Riachão, Jucurutu, 1937-2022)
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Orientador : LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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LOURIVAL ANDRADE JUNIOR
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ANE LUISE SILVA MECENAS SANTOS
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MICHELLE FERREIRA MAIA
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Data: 30/11/2022
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No meio da terra seca do sertão do Seridó, entre os galhos retorcidos da caatinga surge uma forma peculiar de devoção. Mais precisamente na zona rural do município de Jucurutu, Rio Grande do Norte. Que se apresenta aqui como objeto de análise desse trabalho. Essa devoção se enquadra nos cultos não-oficiais do catolicismo, uma vez que não é destinada aos santos oficiais e sim a um sujeito que pertencia à comunidade estudada e que ao morrer de forma trágica, passou a ser entendido e cultuado como milagreiro. Nesse sentido, tentamos entender o processo pelo qual o milagreiro passa, o status de lugar sagrado que o local de sua morte recebe, tudo isso relacionado ao debate sobre sertões e uma possível religiosidade dita sertaneja. Veremos através das fontes orais a história de José Batista Serafim – Zé Menino, sua morte e sublimação, discutiremos os conceitos de sertões, religiosidades e as devoções não-oficias, em torno do milagreiro e de seu local de culto.
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In the middle of the dry land of the Sertão do Seridó, among the twisted branches of the caatinga, a peculiar form of devotion emerges. More precisely in the rural area of the municipality of Jucurutu, Rio Grande do Norte. Which is presented here as the object of analysis of this work. This devotion fits into the unofficial cults of Catholicism, since it is not intended for official saints, but for a subject who belonged to the studied community and who, when he died tragically, came to be understood and worshiped as a miracle worker. In this sense, we try to understand the process through which the miracle worker goes through, the status of sacred place that the place of his death receives, all this related to the debate about sertões and a possible so-called sertaneja religiosity. We will see through the oral sources the story of José Batista Serafim - Zé Menino, his death and sublimation, we will discuss the concepts of sertões, religiosities and unofficial devotions, around the miracle worker and his place of worship.
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