Docente do PPGHC, Vanessa Spinosa, é coautora de nova obra sobre pesquisa em Ensino de História em parceria com a ABEH e ANPUH

O Programa de Pós-Graduação em História do CERES (PPGHC/UFRN) divulga a publicação do livro O CENÁRIO DA PESQUISA E DA PRODUÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL , lançado pela Editora Oiticica. A obra conta com a coautoria da professora do programa, Vanessa Spinosa, ao lado de pesquisadoras de referência na área.

 

O livro representa um marco institucional, fruto da articulação entre a Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e a Associação Nacional de História (ANPUH), através do Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação (GTEHE).

 

Sobre a obra:

"Esta obra resulta de um esforço coletivo e institucional articulado pela Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH) e pela Associação Nacional de História (ANPUH), por meio do Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação (GTEHE). O empenho para demonstrar que a pesquisa em Ensino de História, contribuiu para o desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação (CT&I), seja oferecendo instrumentais teórico-metodológicos para construções de projetos de futuros éticos, sustentáveis e socialmente justos ou compartilhando um conjunto de reflexões críticas sobre os efeitos da inovação, chamando atenção para o compromisso ético da ciência.

Nos últimos 30 anos, as pesquisadoras e pesquisadores transformaram as salas de aulas, os museus e as cidades em laboratórios para investigar a Cultura Escolar, Cultura Histórica, Temporalidades, Cultura Política, História e Cultura dos Povos Africanos, Indígenas e Afrobrasileiros, Narrativas Históricas Didáticas, Saberes Docentes, Saberes Históricos Escolares, Currículo de História, bem como os livros didáticos, os objetos escolares, fotografias e as narrativas docentes/ discentes que se converteram em fontes sobre concepções, representações e consciência histórica de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Todo esse investimento foi traduzido na criação de Grupos de Pesquisa, entidades científicas, linhas de pesquisa em programas de pós-graduação, artigos e livros. Esse patrimônio científico acumulado vem mostrar o compromisso do campo do Ensino de História com a análise das fontes, a interpretação de evidências e a formulação de argumentos críticos sobre a experiência dos sujeitos com tempo."

 

Ficha Técnica:


  • Autoria: Ana Maria Monteiro, Cristiani Bereta da Silva, Juliana Alves de Andrade, Márcia Elisa Teté Ramos, Mônica Martins da Silva, Raquel Alvarenga Sena Venera e Vanessa Spinosa.

  • Editora: Editora Oiticica

  •  

Onde adquirir:Para mais informações e aquisição,

Clique aqui

 

Notícia cadastrada em: 10/12/2025 16:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao