Discentes e egressos do PPGHC, da graduação em História/CERES e docentes (DHC e PPGHC) participaram, do dia 15 ao 18 de outubro de 2024, do X Encontro Estadual de História - ANPUH-RN, na cidade de Natal-RN, e apresentaram comunicações e mesas-redondas resultantes de suas pesquisas.
André Ipoema da Silva Domingos (Mestrando do PPGHC) apresentou “Olhares sobre o “sertão bravo, bruto e distante”: as experiências de Henry Koster nas veredas das capitanias do Rio Grande do Norte e de Pernambuco (1809-1818)”; Everson Moura da Silva (Mestrando do PPGHC), “Botas fora de tua alma os teus pecados? Batismo e compadrio de escravizados em Cajazeiras (1859-1870)"; Francisca Araújo Saraiva (Mestranda do PPGHC), “A relação sertanejo-natureza: a açudagem como constituidora de uma cultura escriturística no sertão do Seridó potiguar”; Karollainy Kennya Dias de Medeiros (Mestranda do PPGHC), o trabalho “O Sertão como espaço de conhecimento: A experiência do Movimento de Educação de Base no Seridó Potiguar, durante as décadas de 1970-1980”; Mateus Sávio Rodrigues de Oliveira (Mestrando do PPGHC), “Palco impresso: A ‘Questão de Grossos’ e o conflito narrativo entre os personagens locais (1901-1908)”; Nadson Jefferson Ferreira Pereira (Mestrando do PPGHC), “A seca de 1877 e sua representação político-econômica pelas elites no jornal Brado Conservador na cidade de Assú”; Tatiane Medeiros Alves (Mestranda do PPGHC) apresentou “Uma análise das entrelinhas: estudo do catecismo Indico de Bernardo de Nantes”; Vitor Vinicius Rodrigues Bezerra (Mestrando do PPGHC), “A figura política de José Bernardo de Medeiros nas páginas do jornal ‘O Povo’ (1889-1890)”.
Dentre os estudantes da graduação, Maria Dos Aflitos Dantas de Medeiros expôs “Correspondências, MEB e a Rádio Rural: os sujeitos históricos do Seridó Potiguar (1970-1980)”; Maiara Gonçalves de Souza, “Radiodifusão em Caicó-RN, o Curso de Educação Política do MEB e a Rádio Rural durante a década de 1980”; Ana Luísa Araújo Medeiros, “Africanos de Guiné na Freguesia do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte (1788-1821): apontamentos preliminares” e Anderson da Costa Brito apresentou “O Açougue Público como peça do cotidiano da Cidade do Príncipe (1878)”
Os alunos egressos do PPGHC também marcaram presença. Dentre eles, destacam-se Beatriz Alves dos Santos, com a exposição do trabalho “Entre fé e revoluções: as imagens de sertão em ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)" e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)’” e Matheus Barbosa Santos, “Do Cativeiro, ao Senhoril: Territorialização do Totoró, Sertões da Capitania do Rio Grande, Ribeira do Acauã, Séculos XVIII-XIX”.
Alguns docentes do PPGHC participaram do evento como coordenadores de Simpósios Temáticos e como expositores nas mesas-redondas. O prof. Dr. Helder Alexandre Medeiros de Macedo coordenou o simpósio temático “Mestiçagens e Escravidão no Contexto Colonial e Imperial do Brasil” e a profª Dra. Paula Rejane Fernandes, o simpósio “Antropoceno e historiografia: mudanças climáticas, história ambiental e novas perspectivas historiográficas”. Nas mesas-redondas participaram o prof. Dr. Joel Carlos de Sousa Andrade, a profª Dra. Paula Rejane Fernandes e a profª Me. Maria Alda Jana Dantas de Medeiros, debatendo “História e historiografia nos sertões: fontes, objetos e metodologias”, e o prof. Dr. Rosenilson da Silva Santos, na mesa-redonda intitulada “20 anos da ANPUH/RN e o presente da História no Rio Grande do Norte: sujeitos, saberes e resistências”.
A participação nestas atividades acadêmico-científicas externas contribui para um intercâmbio de ideias que auxiliam na construção de conhecimento dos participantes, proporcionando novos olhares e referências para as discussões realizadas no universo acadêmico e social.