As veredas norte-rio-grandenses nos impressos escolares: o conceito de sertão nos escritos educacionais de Manoel
Dantas (1897-1924).
Primeira República; sertão; Seridó; Manuel Dantas, educação.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os livros escolares do intelectual Manoel Dantas que circularam no estado do Rio Grande do Norte os anos de 1897 e 1924, período no qual, o intelectual contribuiu com a produção de escritos acerca da educação potiguar. Dessa forma, por meio dessa dissertação buscamos compreender de que forma a concepção de sertão estava escrita nos referidos livros. Assim, buscamos entender quais estratégias o intelectual usou para que estes conhecimentos viessem a construir o novo perfil dos sertanejos, uma vez que, saberes modernos foram agregados a cultura desse povo. Para tanto, analisaremos suas principais obras: O Rio Grande do Norte: ensaio corográfico (1918) e Denominação dos municípios - Rio Grande do Norte (1922) nessas obras, o pesquisador-educador traz os diferentes aspectos que constituíam os municípios do nosso estado. Além destes livros, também serão cotejadas outras fontes como textos publicados em periódicos da época, jornais, revistas e trabalhos acadêmicos, dentre outros. Dialogamos nesta pesquisa com a linha de Pesquisa I do Programa de Mestrado – Cultura material, sociedade e poder nos sertões, abrigando as investigações que estão alinhadas com as dimensões da História Social e da História Política. A metodologia aplicada será a pesquisa documental com enfoque qualitativo.