Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 18 de Agosto de 2017


Notícias e Comunicados

IMD sedia Workshop de Tecnologia de Redes do POP-RN 17/08/2017

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) sedia o I Workshop de Tecnologia de Redes do POP-RN, com a participação da Reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz; do Diretor do IMD Ivonildo do Rêgo; do Coordenador Administrativo do PoP-RN, Sergio Fialho; do Coordenador Técnico do PoP-RN, professor Edson Moreira e do Coordenador do Smartis Metropolis Frederico Araújo, como palestrantes.

Com o tema, “Soluções de conectividade para o Rio Grande do Norte”, o evento objetiva promover o encontro de técnicos da área de Tecnologias de Redes e gestores de TIC das instituições clientes do PoP-RN/RNP, parceiros da Rede Giga Natal e Giga Metrópole e provedores locais, para troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de monitoramento, gerenciamento, operação e segurança de redes avançadas.

O evento promoverá também a oportunidades de capacitação técnica, com a realização de três minicursos gratuitos direcionados prioritariamente aos técnicos das instituições parceiras do PoP-RN. Haverá também a discussão dos problemas encontrados no quotidiano da operação de redes, além de divulgar os processos de gestão do PoP-RN.

O Workshop também vai contar com a presença de representantes de diversas secretárias estaduais e municipais em mesas redondas abordando as práticas que vem sendo desenvolvidas nos seus locais e que envolvem a Rede Giga Metrópole e Rede Giga Natal. Além da presença de representantes da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) presencialmente e por videoconferência.

O evento é gratuito mediante inscrição no site: wtr.pop-rn.rnp.br 

PROAE PROMOVE AÇÃO DO PROJETO HÁBITOS DE ESTUDO NO CAMPUS SANTA CRUZ 16/08/2017

Plantão de Orientação de estudos na FACISA.


 


Instabilidade nos Sistemas e no acesso à internet 16/08/2017

Nesta quinta-feira (17/08), entre às 12h30 e às 13h os usuários poderão enfrentar instabilidade no acesso aos sistemas e à internet dentro do campus. Isso ocorrerá devido ao processo de atualização de configuração dos equipamentos.


Aconselhamos salvar seus trabalhos antes desse período e evitar o uso dos sistemas nesse pequeno intervalo.

Aberto Processo Seletivo para coordenador de Comunicação e Marketing 16/08/2017

A Empresa Júnior Cursinho do DCE, abre processo seletivo para coordenador de Comunicação e Marketing.
Os requisitos para participar do certame são:
- Possuir vínculo ativo de nível superior na UFRN;
- Estar cursando, no mínimo, o 3° período nos cursos de Comunicação Social da UFRN.

Os interessados devem encaminhar, até o dia 24 de agosto para o e-mail selecao@cursinhododce.com.br, os seguintes documentos:
- Histórico acadêmico;
- Currículo Vitae;
- Declaração de vínculo

Edital - Coordenação de Comunicação e Marketing

Processo seletivo para professores de língua portuguesa 16/08/2017

A Empresa Júnior Cursinho do DCE, abre processo seletivo para professores de Língua Portuguesa.
Os requisitos para participar do certame são:

- Possuir vínculo ativo de nível superior na UFRN;
- Estar cursando, no mínimo, o 4° período do curso de licenciatura em Letras/Língua Portuguesa.

Os interessados devem encaminhar, até o dia 24 de agosto para o e-mail selecao@cursinhododce.com.br, os seguintes documentos:
- Histórico acadêmico;
- Currículo Vitae;
- Declaração de vínculo.

Seleção de professor - Língua Portuguesa 2017

Inscrições para teste de proficiência em língua inglesa IELTS 16/08/2017

Estão abertas as inscrições para uma nova aplicação do teste de proficiência em língua inglesa IELTS, que será realizada na UFRN, no seguinte período:

a)      09 a 11 de novembro de 2017

A realização do IELTS na UFRN é uma iniciativa conjunta entre o Conselho Britânico e a UFRN, por meio do setor de Apoio Linguístico da Secretaria de Relações Internacionais da UFRN, com apoio da ECT, Setor de aulas IV e Instituto Ágora/DLLEM/CCHLA.

O IELTS é um dos exames de proficiência aceitos por instituições/universidades estrangeiras, de países como Reino Unido, Canadá, Austrália, dentre outros, para admissão em seus programas de graduação e pós-graduação. O teste custa R$ 800,00 e pode ser realizado no módulo academic ou general training.

Informamos que o teste está aberto a todos, independentemente do estado/país de origem, não sendo exclusivo para alunos da UFRN. Os alunos da UFRN interessados podem encontrar, para empréstimo, na Biblioteca Central Zila Mamede, material de estudo para o teste, cortesia do Conselho Britânico, intitulado 'How to prepare for IELTS', que vem acompanhado de um CD.

As inscrições encontram-se disponíveis no seguinte link: https://ielts.britishcouncil.org/brazil

Em Find Test Date, escolha o mês (Novembro/2017), a cidade (Natal), e o módulo (Academic ou General Training). Aí é só escolher a data e clicar em Apply.

O teste compõe-se de duas partes principais:

1) Teste oral (entrevista de 10 a 15 minutos entre candidato e examinador), que é realizado individualmente, e começará a ser agendado a partir do dia 09 de novembro de 2017, a fim de atender a todos os inscritos [o candidato receberá do Conselho Britânico e-mail informando a data e o local da prova escrita e oral], e

2) Prova escrita (que contempla habilidades como compreensão oral e redação), realizada com todos os candidatos no período da tarde do dia 11 de novembro de 2017.

Os resultados online costumam estar disponíveis após 15 dias. O candidato também recebe o resultado oficial impresso por correio. Verifique com o Conselho Britânico o prazo para recebimento da versão impressa.

Para dúvidas sobre inscrição, pagamento, etc, favor contatar o Conselho britânico, através do seguinte endereço de e-mail: exames.sp@britishcouncil.org.br.

Processo Seletivo de bolsa acessibilidade 14/08/2017

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE) e a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tornam público o EDITAL de inscrições para o Processo Seletivo do Programa Bolsa Acessibilidade para o exercício do semestre 2017.2, destinadas aos discentes oriundos da graduação presencial, conforme estabelece o Decreto nº 7.234/2010 – PNAES e serão regulados pelos processos e bases orçamentárias.

Os beneficiários dessa modalidade de bolsa compreendem os estudantes com deficiência física, sensorial, intelectual, com transtorno do espectro autista ou múltipla, aliada à situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculados na UFRN.

Edital Bolsa Acessibilidade 2017.2

Conversação em français 11/08/2017

Toda quinta-feira das 12h30 às 13h30.


 


Venham participar de nosso piquenique francófono no setor 4.


 


Mais informações, ver o flyer em anexo.

Flyer

PROJETO HÁBITOS DE ESTUDO DA PROAE PROMOVE OFICINA PARA OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO (CAMPUS NATAL) 09/08/2017

Olá Estudante! 

Quer aprimorar seus estudos? Se tornar um estudante autorregulado? Conhecer estratégias interessantes para aprender melhor? 

Participe da Oficina de Autorregulação da aprendizagem promovida pelo Setor de Psicologia da PROAE através do Projeto Hábitos de Estudo! 

Fique atento às orientações do Cartaz abaixo e faça já sua inscrição no SIGAA. VAGAS LIMITADAS! 




Cartaz PROAE.jpg

Transporte no Campus da UFRN terá linhas expressas para atender melhor os estudantes 28/07/2017

 


A partir desta segunda-feira (31), a linha 588 (Circular UFRN) vai passar a contar também com linhas Expressas no Campus da UFRN, uma ligando o Via Direta a Reitoria e outra ligando o Via Direta a C&T. O objetivo, segundo a Prefeitura do Natal – por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) –, é melhorar a capacidade de transporte do sistema dando rapidez nas viagens.


 


As linhas foram pensadas após o levantamento realizado em trabalhos de alunos de engenharia civil da UFRN, juntamente com a STTU, onde foi identificado que mais da metade dos usuários do Circular descem na Reitoria ou em C&T.


 


O Expresso Reitoria/Via Direta vai operar das 06h30 às 20h30, parando apenas na Parada do Via Direta e na Parada da Reitoria. Já o Expresso C&T/Via Direta operará das 06h20 às 22h30, parando apenas na Parada do Via Direta e na Parada de C&T. Esta medida reduzirá o tempo de viagem, permitindo que a frequência de ambas seja de menos de 10 minutos, no horário de pico, e de 15 a 20 minutos, no entre pico. Os Expressos contarão com dois veículos cada. Dentro da UFRN, o embarque e desembarque ocorrerá na atual parada do Circular Direto.


 


Além dos Expressos, a UFRN continuará contando com as linhas circulares Direto e Inverso atendendo aos demais setores da instituição, ambas com dois carros e frequência de 15 em 15 minutos no horário de pico, e 30 em 30 minutos no entre pico.


 


A universidade ainda contará com as linhas convencionais que entram no Campus hoje, que são: 10/29 (Nova Natal/Nova Descoberta, via Campus), 30 (Felipe Camarão/Pirangi, via Candelária/Campus), 31 (Felipe Camarão/Pirangi, via Campus/Candelária), 48 (Santos Reis/Nova Descoberta, via Alecrim/Campus), 57 (Mãe Luíza/Nova Descoberta, via Campus), 63 (Felipe Camarão/Campus) e 66 (Ponta Negra/Cidade da Esperança, via Campus/Bom Pastor).


 


Em caso de dúvidas os usuários podem ligar para o Alô STTU – no telefone 156 – ou perguntar pelo Twitter oficial, o @156Natal.


 


VEJA MAPA INTERATIVO


 


https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=1suXJNYuMp2OPrc0jXb-61bjnE2c&ll=-5.837955563699055%2C-35.204585258203906&z=15

ECOPONTO UFRN. 03/07/2017

O Projeto de Extensão 'ECOPONTO: resíduos de difícil reciclagem', executado pelo Centro Acadêmico da Ecologia. 


 Este projeto tem como objetivos aumentar a coleta e o descarte correto de resíduos da UFRN, tendo por foco a coleta de resíduos que pouco
são reciclados. Estamos recebendo buchas de louça, materiais de higiene bucal (pastas e escovas de dente e suas respectivas embalagens), materiais de escrita (), os quais serão destinados a 'TerraCycle', e em breve também estaremos com coletores de alguns tipos de resíduos eletroeletrônicos, os quais serão destinados a empresa 'Natal Reciclagem'.

O 'ECOPONTO' localiza-se no Centro de Biociências da UFRN, próximo a 'Cantina da Mariquinha' e do bebedouro central. Convidamos a todos para participarem e doarem seus resíduos limpos e secos e a colaborarem com o meio ambiente! Resíduos como esses possuem grande quantidade de componentes tóxicos ao meio.

banner ecoponto.png

Formulário para solicitar cadastro de eleições - SIGEleição. 25/05/2015

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Atualização do Documento: 26/04/2016


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa01-producao.info.ufrn.br.sigaa01-producao v3.32.11