Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal, 27 de Junho de 2017


Notícias e Comunicados

Mobilidade Acadêmica: SRI, Ágora e NucLi/IsF divulgam palestra sobre exames TOEFL iBT e GRE. 26/06/2017

A Secretaria de Relações Internacionais, em parceria com o Instituto Ágora e o Núcleo de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (NucLi/IsF) informam que a ETS (Educational Testing Service), criadora e administradora do TOEFL iBT, exame internacional de proficiência em Inglês, estará promovendo na UFRN uma palestra sobre os testes TOEFL iBT e GRE.

O teste TOEFL iBT avalia as habilidades de uso e compreensão do Inglês em nível acadêmico. Desde 2014, a ETS vem mantendo uma parceria com o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), visando atender os NucLis de todo o Brasil e oferecer apoio no processo de internacionalização das instituições públicas de ensino superior.

A palestra “TOEFL and GRE, passports to the world!” será ministrada pela Professora Adiane Martins Blum. Adiane é consultora e representante dos exames TOEFL e GRE no Brasil e possui Mestrado em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira pela Universidade de Washington, Seattle, EUA.

A Profa. Adiane discutirá oportunidades de mobilidade acadêmica e informações sobre requisitos básicos para admissão em universidades estrangeiras. Nesta palestra são apresentados com detalhes os formatos dos principais exames exigidos pelas universidades estrangeiras no processo de admissão de alunos estrangeiros: o TOEFL iBT, o exame de proficiência em inglês reconhecido e aceito em milhares de instituições em mais de 130 países, e o GRE® Revised General Test, exame utilizado como um dos critérios de admissão em diversos programas de mestrado e doutorado e pós-doutorado nos Estados Unidos e em países europeus. Serão abordadas também informações sobre o TOEFL ITP, exame oferecido nas universidades credenciadas com o Programa Idioma sem Fronteiras.

A palestra da Profa. Adiane enfocará itens como as notas exigidas pelas principais instituições, o processo de avaliação e de inscrição e como se preparar para os exames, além de oportunidades de bolsas de estudos em universidades estrangeiras e o processo de inscrição para as mesmas.

A palestra acontecerá das 15h00 às 16h30 desta quarta-feira, 28 de junho de 2017, no ANFITEATRO A do CCET. 
Os interessados deverão inscrever-se no Núcleo de Línguas do IsF, através do endereço eletrônico isf.ufrn@gmail.com, dos telefones 3342-2244 e/ou 99480-6848 ou pessoalmente no próprio NucLi, que fica localizado no Setor II, no Bloco I, 3o andar, na Sala 18. 

PROAE PUBLICA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ATLETA 2017.1 23/06/2017

PROAE TORNA PÚBLICO O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ATLETA 2017.1


ATT,


 


CAPAP/PROAE

RESULTADO FINAL AUXÍLIO ATLETA 2017.pdf

Edital Retificado Mobilidade Docente nº 03/2017 SRI UFRN - 2ª Chamada 23/06/2017

A Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SRI-UFRN) torna pública a seleção de propostas, no âmbito da Política de Internacionalização da UFRN, que tenham o objetivo de promover a execução de atividades de internacionalização de docentes da UFRN.

O presente edital é de responsabilidade da SRI e obedecerá as condições especificadas na Resolução 091/2014-CONSEPE, de 
03 de junho de 2014.

Edital

Formulário de Candidatura

EDITAL DO INSTITUTO ÁGORA - 2017.2 22/06/2017

O Instituto Ágora divulga edital de seleção para as turmas do semestre 2017.2


 


São oferecidas vagas para os cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, libras, hebraico, latim, grego, nas modalidades Básico e Conversação, além de português para estrangeiros. 


 


As inscrições terão início no dia 17 de julho. 


 


Inscrevam-se e aprenda um novo idioma! 


 


Maiores informações, leiam o edital em anexo. 

Edital do processo seletivo, 2017.2

Abertas inscrições para turmas presenciais do Programa Idiomas sem Fronteiras 22/06/2017

O Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) divulga nova oferta de turmas presenciais de inglês para alunos e servidores (técnicos e docentes) com início das aulas em 10 de julho. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 04 de julho através do portal http://isfaluno.mec.gov.br.

É muito importante observar que para o nivelamento na hora da inscrição, além do escore do TOEFL ITP, a partir de agora o sistema do MEC poderá levar em consideração também o nível em que o interessado se encontra no curso online (www.myenglishonline.com.br).

Mais informações: 
Núcleo de Línguas/IsF 
Setor 2, Bloco I, Sala 18 
Tel.: (84) 3342-2244 ou (84) 9 9480-6848 
E-mail: isf.ufrn@gmail.com

Talento Metrópole divulga chamada pública 14/06/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abre inscrições para o Programa Talento Metrópole, destinado a jovens com altas habilidades ou superdotação na área de Tecnologia da Informação. Os candidatos devem se inscrever entre os dias 7 e 27 de junho.

Para participar do programa, o aluno deve estar cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) ou do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do estado.

A inscrição deve ser realizada por meio de ficha disponível AQUI e só será validada mediante o envio da documentação exigida em edital para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br. É obrigatório o envio de cópias digitalizadas dos seguintes documentos: documento de identificação com foto e comprovante de matrícula dos três últimos anos do Ensino Fundamental II e / ou do Ensino Médio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de instrumento de prospecção, que avalia habilidades e competências em TI, a fim de selecionar duas turmas para o Curso de Inverno. A avaliação será realizada nos polos do IMD na UFRN (Natal/RN), os locais para realização desta primeira etapa serão divulgados no Portal do IMD, no dia 30 de junho. A segunda etapa acontece durante o Curso de Inverno e selecionará os(as) alunos(as) que integrarão o programa Talento Metrópole.

Os resultados finais serão divulgados no portal do IMD. Para saber mais informações, consulte o edital da Chamada Pública.

PROAE PUBLICA RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ÓCULOS 2017.1 12/06/2017

A PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS TORNA PÚBLICO O RESULTADO FINAL DO AUXÍLIO ÓCULOS PARA 2017.1


 


ATT,


PROAE/CAPAP

RESULTADO FINAL OCULOS 2017.1.pdf

Talento Metrópole divulga chamada pública 08/06/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) abre inscrições para o Programa Talento Metrópole, destinado a jovens com altas habilidades ou superdotação na área de Tecnologia da Informação. Os candidatos devem se inscrever entre os dias 7 e 27 de junho.

Para participar do programa, o aluno deve estar cursando os três últimos anos do Ensino Fundamental II (7º, 8º e 9º ano) ou do Ensino Médio em escolas públicas ou privadas do estado.

A inscrição deve ser realizada por meio de ficha disponível AQUI e só será validada mediante o envio da documentação exigida em edital para o e-mail talentometropole@imd.ufrn.br. É obrigatório o envio de cópias digitalizadas dos seguintes documentos: documento de identificação com foto e comprovante de matrícula dos três últimos anos do Ensino Fundamental II e / ou do Ensino Médio.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira consiste na aplicação de instrumento de prospecção, que avalia habilidades e competências em TI, a fim de selecionar duas turmas para o Curso de Inverno. A avaliação será realizada nos polos do IMD na UFRN (Natal/RN), os locais para realização desta primeira etapa serão divulgados no portal do IMD, no dia 30 de junho. A segunda etapa acontece durante o Curso de Inverno e selecionará os(as) alunos(as) que integrarão o programa Talento Metrópole.

Os resultados finais serão divulgados no portal do IMD. Para saber mais informações, consulte o edital da Chamada Pública AQUI.

IMD ABRE VAGAS GRATUITAS PARA OFICINAS 06/06/2017

Você sonha em ser empreendedor(a)? Tem uma ideia de produto, serviço ou negócio, mas não sabe se é boa? Quer empreender, mas não sabe por onde começar?

Foi pensando em todos esses seus questionamentos que a Incubadora de Empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) desenvolveu o circuito #AprendaFazendo: quatro oficinas para ajudá-lo a iniciar sua carreira como empreendedor, nas áreas de mercado, marketing, gestão, pitch e capital.

Além disso, teremos um dia especial para tira-dúvidas sobre o nosso edital de pré-incubação no dia 26 de junho. A participação em todos oficinas é inteiramente gratuita.


Confira a programação inteira da nossa série #AprendaFazendo:

Oficina "Como validar a sua ideia"
Data: 07/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como atrair capital para a sua ideia"
Data: 13/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como montar e gerenciar seu time"
Data: 21/06/2017
Horário: 14h às 18h

Oficina "Como apresentar a sua ideia"
Data: 28/06/2017
Horário: 14h às 18h

BioME oferece cursos referentes à área de bioinformática em julho 25/05/2017

O Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN) oferecerá, no mês de julho, cursos promovidos pelo Centro Multiusuário de Bioinformática IMD (BioME) em parceria com o Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFRN e do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia (2Bio). Os cursos serão destinados a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área de bioinformática. As inscrições vão até o dia 30 de junho.

Entre os palestrantes, estão o professor João Paulo Matos, do Departamento de Bioquímica da UFRN, Especialista em Bioinformática, Mestre e Doutor em Química, que falará sobre “A Filogenia Molecular”; o professor Gustavo de Souza, do BioME, biólogo formado pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Biologia Celular e Molecular pela USP e Especialista em proteoma, que falará sobre “Os conceitos e aplicações da análise proteômica”; e o professor Jorge Estefano Santana de Souza, professor adjunto do IMD, colaborador do Instituto de Bioinformática e Biotecnologia e Doutor em Bioinformática, que fará uma introdução à “Análise de Dados de Sequenciadores de Segunda Geração”.

Os cursos terão carga horária de 20h e os valores da inscrição variam entre R$120,00 e R$300,00 por curso. As inscrições estão disponíveis nos respectivos links:

- FILOGENIA MOLECULAR: de 12 a 14 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/filogenia/;

- PROTEÔMICA: de 17 a 19 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/proteomica/;

- ANÁLISE DE NGS: de 19 a 21 de julho. Mais informações: http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/ngs/ e http://bioinfo.imd.ufrn.br/cursosdcd/filogenia/.

Publicado o Edital de incubação da Inova Metrópole do Instituto Metrópole Digital 17/05/2017

A incubadora de empresas Inova Metrópole, do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), abriu processo seletivo de incubação. Serão disponibilizadas 15 vagas para cada ciclo de avaliação, para empresas residentes na etapa de pré-incubação. As inscrições das propostas deverão ser realizadas através de formulário on-line disponível no site: www.inova.imd.ufrn.br, até o dia 10 de julho de 2017.

O edital destina-se a empreendedores (pessoa física), individualmente ou em grupo, que tenham ideias de produtos (bens e serviços) ou processos inovadores na área de Tecnologia da Informação (TI) e necessitem de apoio para desenvolvê-los ou transformá-los em negócio.

A Inova Metrópole, incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital, se propõe a estimular, apoiar e promover a transferência de tecnologia, a transformação de ideias em negócios e apoiar empresas inovadoras, orientando-as nas fases de idealização, concepção, formalização, fortalecimento e consolidação de soluções computacionais.

O sistema de incubação da Inova Metrópole é constituído por pré-incubação, etapa na qual a incubadora apoia empreendedores, pelo prazo de até 12 meses, prorrogáveis por até 6 meses, que tenham ideia com potencial de negócio e que, embora ainda não formalizados, se encontram na fase de idealização e/ou concepção; incubação, etapa na qual a incubadora apoia empresas formalizadas, pelo prazo de até 24 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, que são denominadas de empresas incubadas.

O processo de seleção será conduzido por uma comissão de seleção instituída pela incubadora Inova Metrópole. Os responsáveis pelas propostas inscritas serão convocados para fazer sua apresentação à comissão de seleção, em data e local a serem divulgados no site, que serão avaliados nos diversos eixos de mercado, validando ou eliminando sua participação no processo.

Mais informações no site: https://inova.imd.ufrn.br/inova/

Formulário para solicitar cadastro de eleições - SIGEleição. 25/05/2015

A Superintendência de Informática informa que os pedidos para utilização do sistema SIGEleição devem ser realizados com antecendência mínima de 72 horas úteis antes do início da consulta. Esse prazo é o prazo mínimo para encaminhamento do formulário de eleição que deve ser submetido através de chamado junto a nossa equipe. Informamos também que esse prazo estabelecido é o prazo limite, inclusive sugerimos (caso haja possibilidade) que esse contato/encaminhamento seja antecipado. Essa inclusive é uma necessidade para eleições de grande porte.


O formulário em novo "layout"/formato segue anexo.


Apenas solicitações nesse novo formulário serão aceitas.


A SINFO pede também que todas as informações obrigatórias sejam preenchidas de forma clara.


Solicitações que não respeitem as regras aqui estabelecidas não serão atendidas.


Atualização do Documento: 26/04/2016


Superintendência de Informática - suporte@info.ufrn.br /(84)3215-3148

Formulário para utilização do sistema SIGELEIÇÃO.

SIGAA | Superintendência de Informática - (84) 3215-3148 | Copyright © 2006-2017 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao v3.31.9