A Engenharia de Computação tem como objetivo a aplicação da ciência da computação e o uso da tecnologia da computação na solução de problemas de engenharia. Destina-se à formação de profissionais capazes de atuar principalmente em áreas em que existe uma forte integração entre software e hardware, como automação industrial, sistemas paralelos e distribuídos, arquitetura de computadores, sistemas embarcados, robótica, comunicação de dados e processamento digital de sinais.
Em comparação com outros profissionais de Computação e Informática, o Engenheiro de Computação é mais direcionado a sistemas onde os computadores não são os únicos agentes que influenciam o meio. O tipo de informação principal dos demais profissionais de Computação e Informática são os dados, grandezas geradas, processadas e utilizadas por computadores. O Engenheiro de Computação trata também os sinais, informações geradas externamente e/ou produzidas para atuar sobre o meio externo.
Para tanto, a formação em Engenharia de Computação deve propiciar aos seus alunos:
Com esta formação, o perfil profissional do Engenheiro de Computação é o de um profissional com formação em engenharia de computação, apto a especificar, conceber, desenvolver, adaptar, produzir, industrializar, instalar e manter sistemas computacionais, bem como perfazer a integração dos recursos físicos e lógicos necessários ao atendimento das necessidades computacionais de organizações em geral.
Coordenação atual:
Prof. Agostinho de Medeiros Brito Júnior
Vice-Coordenação atual:
Prof. Adelardo Adelino Dantas de Medeiros
Secretaria:
Raphael Galhardo
Sala 221 do CTEC
Contatos:
engcomp@ct.ufrn.br (preferencial) / (84) 99193-6237
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento