Atividades Complementares

Desde o início do período letivo 2020.1 a nova resolução sobre as atividades complementares do curso de Engenharia de Computação está em vigor (disponível em: Documentos > Resolução).


A nova resolução vale integralmente para os alunos do novo currículo (2) e parcialmente para os alunos do currículo anterior (1).


Informações exclusivas para alunos do currículo novo (2):

1) A carga horária complementar mínima é de 200h.
2) Podem ser aproveitadas 120h das atividades complementares cumpridas em C&T, o que faz com que haja necessidade de 80h adicionais a serem cumpridas após o ingresso em EngComp
3) Os comprovantes das atividades devem ser submetidos pelo SIGAA (Ensino > Registro de Atividades Autônomas) à medida que as horas forem cumpridas, para serem analisadas e validadas pela coordenação.
4) Não é possível enviar os comprovantes por email ou cópia física.
5) Não recomendamos acumular os comprovantes e submeter tudo no final do curso, pois alguma atividade pode não ser validada e trazer dificuldades para a conclusão do curso. Por exemplo, as 120h aproveitadas de C&T podem ser contabilizadas logo após o ingresso no curso.
6) É possível registrar horas complementares adicionais, além das 200h mínimas exigidas. Elas serão contabilizadas no histórico, mas não descontam horas exigidas em outros grupos (por exemplo, na carga horária optativa).


Informações exclusivas para alunos do currículo anterior (1):

1) A carga horária complementar mínima é de 90h.
2) Não é possível aproveitar atividades complementares cumpridas em C&T ou qualquer atividade anterior ao ingresso em EngComp.
3) Os comprovantes das atividades devem ser enviados à Coordenação do curso todos de uma vez, quando for atingida ou ultrapassada a carga horária mínima exigida (90h).
4) O envio dos comprovantes digitalizados deve ser feito por email para o endereço: coordenacao.engcomp@dca.ufrn.br
5) Não é possível submeter os comprovantes pelo SIGAA.
6) Não é possível registrar horas complementares adicionais, além das 90h mínimas exigidas, mesmo como carga horária adicional.
7) É necessário se matricular na atividade ECP0090 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO. Para os que já tem todas as horas acumuladas, a coordenação pode, ao receber os comprovantes, fazer ao mesmo tempo a matrícula e a aprovação. 

8) Para solicitar matrícula na atividade ECP0090, o discente deve enviar e-mail para a coordenação (coordenacao.engcomp@dca.ufrn.br) solicitando a inscrição no componente curricular correspondente.


Perguntas frequentes:

 

Quais atividades são aceitas como horas complementares?

O que conta como atividade complementar é o que está listado na resolução (disponível em: Documentos > Resolução). Atividades que não estão listadas NÃO SÃO CONSIDERADAS.


Qual comprovante aceito para cada atividade?

Os documentos aceitos para comprovação são apenas aqueles listados na resolução para cada atividade. Documentos que não estão listados NÃO SÃO CONSIDERADOS. 


Como é feita a contagem de horas?

Cada atividade contabiliza o número de horas previsto na resolução, mesmo que o discente tenha despendido mais ou menos horas do que isso para executá-la. Algumas atividades têm número fixo de horas, enquanto outras tem número de horas por mês ou por evento, com limites máximos por semestre ou para o curso inteiro.


SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao