Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Para realizar o seu Trabalho de Conclusão de Curso, você deve executar os seguintes passos:


(a) Conclua todas as disciplinas obrigatórias do curso. O TCC só pode ser realizado a partir do semestre seguinte àquele em que você obteve aprovação em todas estas disciplinas.

 

(b) Entre em contato com um professor da UFRN para ser seu orientador e defina, em conjunto, o seu projeto de TCC.

OBS: O orientador deve ser professor efetivo da UFRN, preferencialmente do DCA ou de outras unidades da UFRN próximas à área de Engenharia de Computação.


(c) Solicite matrícula na atividade de Trabalho de Conclusão de Curso na Coordenação. Fique atento ao calendário acadêmico pois há um prazo limite para realizar esta matrícula.


(d) Adote um cronograma e um ritmo de trabalho que lhe permita concluir as atividades antes do término do semestre letivo. Lembre-se que a defesa não pode ser feita nas férias nem em feriados e fins-de-semana.


(e) Ao fim do trabalho, redija a monografia e entregue ao seu orientador. É preferível que a redação do documento seja feita continuamente ao longo do período, para evitar atropelos no final.


(f) Faça as eventuais correções, supressões e inclusões na monografia solicitadas por seu orientador.


(g) Em conjunto com o orientador, defina a composição da banca e a data e local da defesa do TCC. Através do SIGAA do orientador, a banca poderá ser cadastrada no sistema, gerando assim automaticamente as declarações de participação para todos os membros. Recomenda-se que isto seja feito com bastante antecedência para que haja tempo hábil de divulgação da sessão de defesa junto aos alunos do curso.


(h) Entregue uma cópia da monografia para cada membro da banca, com antecedência suficiente para que eles possam lê-la antes da defesa.


(i) Concluída a defesa, a banca realizará a análise do trabalho realizado e atribuir-lhe-á uma nota, implicando aprovação ou reprovação do TCC.


(j) O orientador, pelo SIGAA, realizará o cadastramento da nota e demais informações complementares. Caso ocorram dúvidas, o orientador poderá procurar a coordenação para auxílio.


(l) Em entendimento com seu orientador, faça as modificações exigidas e/ou sugeridas na monografia pela banca examinadora.


(m) Quando o orientador julgar que o documento está corrigido e pronto para divulgação, o TCC deve ser depositado na biblioteca digital de monografias da UFRN (Tutorial disponível em: documentos > material didático).

 

IMPORTANTE: assim como as demais componentes curriculares da UFRN, o Trabalho de Conclusão de Curso também tem um prazo limite para a consolidação. É importante que o aluno saiba estas datas (todas apresentadas no Calendário Acadêmico) para evitar prejuízos para sua colação de grau.


Dúvidas frequentes:

 

Como realizar matrícula em TCC?

1) Defina, em conjunto com o professor orientador, o tema de trabalho.
2) Preencha e assine (aluno e orientador) o formulário com o projeto do TCC (disponível em: Documentos > Formulários)
3) Digitalize o formulário preenchido e assinado.
4) Envie por email para a coordenação (coordenacao.engcomp@dca.ufrn.br), solicitando a inscrição no componente curricular correspondente.


Qual a composição da banca?

1) A banca examinadora deve ser composta por pelo menos 3 (três) membros, integrada e presidida pelo orientador do trabalho.

2) Quando houver coorientador, ele pode participar da banca, que nesse caso deve ter no mínimo 4 (quatro) membros.

3) Todos os examinadores devem ser graduados há pelo menos 2 (dois) anos e a maioria dos membros deve ser formada por professores efetivos da UFRN ou portadores do título de mestre ou doutor.


Quais os pré-requisitos para o TCC?

Para poder se matricular em TCC, o aluno já deve ter sido aprovado em todos os pré-requisitos exigidos no SIGAA para o componente curricular correspondente, que correspondem a todas as disciplinas obrigatórias do curso.


Quais documentos o aluno deve providenciar para aprovação na atividade TCC?

1) Ata de avalição de TCC preenchida e assinada pelos membros da banca (disponível em: Documentos > Formulários).

2) Depósito eletrônico do trabalho corrigido e com a ficha catalográfica no repositório da UFRN (Tutorial disponível em: Documentos > Material Didático).


Como solicitar a ficha catalográfica?

1) SIGAA >Biblioteca>Serviços ao Usuário>Serviços Diretos>Ficha Catalográfica.

OBS: A solicitação da ficha só pode ser feita após a aprovação da monografia pela banca e atendimento a todos os comentários/correções. Esta versão final deve ser aprovada pelo orientador antes da solicitação da ficha catalográfica. 




SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao