Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO AUGUSTO DE ALENCAR FERNANDES

DISCENTE : ANTONIO AUGUSTO DE ALENCAR FERNANDES
DATA : 25/03/2024
LOCAL: https://meet.google.com/gwe-koup-zqk

DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE CUSTOS DOS PROCEDIMENTOS DE ALTA COMPLEXIDADE DO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO FEDERAL

custos hospitalares, gestão de custos, sustentabilidade financeira na gestão pública da saúde

Esta pesquisa trata do assunto gestão de custos, enquadrado na área das ciênciascontábeis, no âmbito do Hospital Universitário Onofre Lopes – HUOL, da UniversidadeFederal do Rio Grande do Norte – UFRN. Especificamente, pretende fornecer um diagnóstico da gestão de custos dos procedimentos de alta complexidade do Hospital Universitário, demonstrando como são formados e gerenciados, bem como se existe equilíbrio/cobertura desses custos com a remuneração respectiva efetuada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), visando a fornecer subsídios para o processo de gestão desse hospital. Quanto a metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva, através de um estudo de caso na Unidade de Diagnósticos Especializados (UDE-HUOL). Espera-se realizar uma pesquisa documental para coleta de dados nos sistemas informatizados do HUOL, referentes aos processos administrativos, à contabilidade financeira e contabilidade de custos, dados analíticos de consumo dos itens de custos, tais como mão de obra, materiais e medicamentos, serviços e outras despesas gerais e depreciação, amortização e exaustão. Está prevista também entrevistas com o chefe da unidade em estudo, assistentes  administrativos responsáveis pela logística ou que tenha conhecimento das rotinasvinculadas aos procedimentos a serem analisados, para identificação de dados não financeiros referentes aos procedimentos e funcionamento da unidade em estudo. A unidadedo estudo de caso escolhida é responsável por ofertar os serviços de hemodinâmica, através da realização de vários procedimentos médicos de alta complexidade hospitalar, os quaisserão objetos de avaliação. Assim, serão analisados como os custos desses procedimentossão identificados, coletados, processados e compartilhado; serão apurados os custos doprocedimento, utilizando um modelo híbrido (absorção plena-identificação e processamentodos custos da UDE e o método ABC (para direcionar os custos da UDE para os procedimentos, com base na duração deste). Por fim, serão confrontados esses custos comos respectivos valores de remuneração destes, previstos na tabela de remuneração do SUS,para obter variáveis importantes a discursão e geração de informações para fundamentar odiagnóstico em comento.

Presidente - 1149632 - VICTOR BRANCO DE HOLANDA
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Interna - 3277226 - MAYARA BEZERRA BARBOSA
Externo à Instituição - YURI GOMES PAIVA AZEVEDO - UFERSA