Banca de DEFESA: DIVANDA LIMA DE FREITAS CAVALCANTI
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIVANDA LIMA DE FREITAS CAVALCANTI
DATA : 20/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: meet
TÍTULO:
PROPOSTA DE ROTEIRO DE MELHORIA DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS INTEGRANDO LEAN E SEIS SIGMA: UMA APLICAÇÃO EM UNIDADE JUDICIÁRIA TRABALHISTA.
PALAVRAS-CHAVES:
Seis Sigma, Lean, Melhoria de Processos Organizacionais.
PÁGINAS: 111
RESUMO:
Melhorar os processos de trabalho tem sido uma meta das organizações sejam públicas ou privadas e uma das metodologias para o desenvolvimento dessa prática é a utilização do sistema híbrido Lean Seis Sigma. O presente trabalho vem propor um roteiro para melhoria de processos organizacionais de Unidade Judiciária, integrando as abordagens Lean e Six Sigma, objetivando aumentar a eficiência nos processos que entregam valor aos seus destinatários. A abordagem que agrega o Lean e o Seis Sigma abstrai os pontos fortes de cada uma desses sistemas. Do Lean, traz a identificação e eliminação de desperdícios e operações que não agregam valor às atividades executadas nos processos organizacionais da Unidade e do Seis Sigma, o ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar Melhoria e Controlar), metodologia sistematizada para melhoria processos. A pesquisa se inicia com a revisão de literatura científica sobre Seis Sigma, Lean, integração entre as citadas abordagens e gerenciamento de processos organizacionais com enfoque na etapa de melhoria de processos. Segue com a apresentação do roteiro proposto, demonstrando-se os passos e procedimentos a serem seguidos para a sua aplicação, assim como as ferramentas que auxiliam o desenvolvimento da trilha percorrida. Como método científico para a condução do estudo é utilizada a pesquisa-ação e como campo de pesquisa a aplicação é realizada numa Unidade Judiciária Trabalhista. Na sequência tem-se a aplicação integral do roteiro proposto. Os resultados da pesquisa apontam melhorias como a redução de tempo de pagamento do processo, com a coleta de dados bancários e contrato de honorários durante o processo de triagem. Antes da aplicação, esse tempo era de 5,73 dias, com a coleta dos dados de forma antecipada esse tempo é totalmente eliminado, pois os dados já estão nos autos. Também se destaca a redução de 7% no tempo que o processo leva para ir e volta do CEJUSC para tentativa de conciliação. Outro ponto que merece ser ressaltado é a mudança de cultura organizacional no sentido de que os servidores começaram a observar os processos de trabalho de forma integrada, buscando formas de trabalhar em colaboração com os setores internos e externos à unidade e buscando soluções para melhorar o fluxo de trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1802050 - CARLOS DAVID CEQUEIRA FEITOR
Interno - 1164542 - MARCELO RIQUE CARICIO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES