Banca de DEFESA: BEATRIZ TIARA SANTOS CARNEIRO

DISCENTE : BEATRIZ TIARA SANTOS CARNEIRO
DATA : 19/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/pkn-hhbu-pbb

ESTUDO DOS PROCESSOS DE AFASTAMENTO DO PAÍS DO ANO DE 2019 DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA PROPOSTA DE MELHORIA A PARTIR DOS RESULTADOS.

Processo Administrativo; Afastamento do País; Princípio da Eficiência; Servidor Federal.

A administração pública é regida por princípios, dentre os quais a Eficiência. Logo, é interessante levar em consideração a aplicabilidade do princípio administrativo da eficiência na elaboração dos processos administrativos de afastamento do país. Neste sentido, a produção de materiais instrucionais que facilitem os processos e promovam a eficiência na administração pública é uma ação recomendada. O objetivo deste trabalho é realizar um diagnóstico dos processos de afastamento do país da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do ano de 2019 e com os resultados encontrados sugerir através de um material instrucional, recomendações para a criação dos processos de afastamento com a finalidade de melhorar a execução desta atividade nas questões de praticidade, rapidez e correção. Em se tratando da problemática desta pesquisa, a pergunta norteadora é a seguinte: Qual é a situação dos processos administrativos de afastamento do país do ano de 2019 na UFRN relacionada a aplicabilidade do princípio administrativo da eficiência? Logo, serão tratados neste estudo os seguintes objetivos específicos: relacionar o princípio administrativo da eficiência com os processos de afastamento do país dentro da instituição; estudar as legislações que tratam sobre afastamento de servidor público federal, e as regulamentações da UFRN; e identificar os erros e divergências que ocorreram nos processos administrativos de afastamento do país do ano de 2019. No que se refere ao método, neste estudo, foi utilizado do estudo bibliográfico, além da pesquisa-ação e documental descritiva exploratória e qualitativa, pois além da pesquisadora ser agente da atividade, ela realizou uma análise dos dados dos processos de afastamento do país de servidores da UFRN do ano de 2019. Assim, este estudo conclui-se que com as recomendações através de material instrucionalrelacionada aos erros dos processos de afastamento proporciona um novo modelo de gestão e direcionamento na execução da atividade. Para assim, ter-se um resultado eficiente, com o trâmite sendo executado de forma simples e prática.

Externa à Instituição - ANA LUÍZA FÉLIX SEVERO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES