Banca de DEFESA: GIRLIANE FERNANDES FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : GIRLIANE FERNANDES FERREIRA DA SILVA
DATA : 19/02/2024
LOCAL: https://meet.google.com/ybg-ozco-mhk

MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL: PROPOSTA DE UM BANCO DE OPORTUNIDADES EM UMA IES BRASILEIRA.

Ofertas de Mobilidade acadêmica, banco de oportunidades, UFRN.

A Mobilidade Acadêmica Internacional, presente no Plano Estratégico de Internacionalização da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contribui para o processo de internacionalização da instituição. A mobilidade permite ao discente desfrutar de aprendizados em outro ambiente acadêmico, desse modo, a mobilidade acadêmica estudantil soma-se à vida do estudante em seu processo de formação, tanto na esfera educacional, como na esfera pessoal e profissional. No modelo atual aplicado pela Secretaria de Relações Internacionais (SRI) referente às ofertas de mobilidade acadêmica internacional, compreende-se que se faz necessário um aperfeiçoamento na divulgação das ofertas para que haja um aumento no aproveitamento delas, tendo em vista que hoje algumas oportunidades chegam em tempo tardio para estudo e análise, ocasionando em um baixo índice de apreciação dessas ofertas. O presente trabalho tem por objetivo geral apresentar uma proposta de intervenção para o processo de divulgação das oportunidades de mobilidade. A proposta de intervenção teria como produto um Banco de Oportunidades com o propósito de inserir nele as ofertas referentes a mobilidade. O Banco de Oportunidades tem como intuito coletar, armazenar e, posteriormente, divulgar à comunidade acadêmica sobre as ofertas de mobilidade em tempo oportuno para a análise dos interessados. Assim também, o Banco de Oportunidades tem como finalidade concentrar as ofertas para facilitar ao aluno o conhecimento de todas as oportunidades disponíveis para ele naquele momento, viabilizando o aproveitamento das ofertas direcionadas aos discentes de graduação da UFRN. Além de auxiliar a Universidade a se fortalecer no contexto internacional, o produto final contribui para aprofundar uma discussão acerca da aplicação do modelo em Instituições Públicas de Ensino com base em estudo de casos na UFRN. Este trabalho é de natureza exploratória-descritiva com caráter aplicado. Os dados foram coletados por meio de observação direta do ambiente de trabalho, de análise documental, de entrevista semiestruturada com o responsável pela coordenação de mobilidade da SRI e de uma consulta as IES brasileiras referente à métodos de publicações de ofertas. Após essas etapas, verificou-se que o processo atual apresenta problemas relacionados ao tempo na qual as ofertas de mobilidade chegam aos interessados e a maneira em que as ofertas de intercâmbio estão publicadas no site da SRI, resultando por parte da pesquisadora uma busca por uma nova maneira de divulgar essas ofertas.

Externa à Instituição - ANA LUÍZA FÉLIX SEVERO
Interna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES