Banca de QUALIFICAÇÃO: DIRCEU VICTOR MONTE DE HOLLANDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIRCEU VICTOR MONTE DE HOLLANDA
DATA : 08/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/opu-jacm-psn
TÍTULO:

Framework conceitual de integração entre as estruturas de governança e gestão: aplicação nos processos de desdobramento e alinhamento da estratégia organizacional em um Tribunal Regional do Trabalho.


PALAVRAS-CHAVES:

Governança e Gestão. Desdobramento e alinhamento estratégico. Administração pública. Framework conceitual. Design Science Research.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

Para possibilitar o cumprimento normativo e a implementação de políticas, as estruturas e os modelos de administração pública vêm se atualizando e se tornado cada vez mais complexos. Às estratégias formuladas pelas organizações, baseadas na missão, nos valores e na visão de futuro, incorpora-se um grande desafio que é realizar o seu desdobramento em ações efetivas e que resultem em um adequado desempenho organizacional esperado pela sociedade, mantendo o alinhamento estratégico entre todas as suas estruturas e camadas. A partir dessa percepção e da identificação de um problema organizacional no contexto das estruturas e mecanismos da governança e gestão do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região, este trabalho se propõe a apresentar um artefato ou proposta de solução aplicável à organização pesquisada, tendo como referencial metodológico a Design Science Research (DSR). Dessa forma, identificado o problema organizacional e caracterizada sua relevância institucional e científica por meio de pesquisa documental, observação participante e revisão de literatura; foram selecionadas três situações-problema, a partir dos quais se realizará um ciclo de solução do problema para definição e validação do artefato, concluindo a pesquisa referenciada pela DSR com reflexões e definições de classes de problemas em que o artefato proposto possa ser aplicado. Espera-se que o resultado final seja um framework conceitual que apresente as principais estruturas organizacionais, suas relações e interdependências, permitindo uma melhor compreensão e desempenho dos processos de desdobramento e alinhamento da estratégia no órgão pesquisado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Externo ao Programa - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS - nullInterna - 1753603 - PATRICIA BORBA VILAR GUIMARAES
Notícia cadastrada em: 28/11/2023 12:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao