Banca de DEFESA: TALITA ARAUJO DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TALITA ARAUJO DE ANDRADE
DATA : 15/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNA EM UMA FACULDADE DE ODONTOLOGIA: ANÁLISE DO PRONTUÁRIO CLÍNICO.


PALAVRAS-CHAVES:

gestão da informação; comunicação interna; tecnologias em saúde; prontuário odontológico.


PÁGINAS: 128
RESUMO:

A gestão da informação e a comunicação interna organizacional são fatores importantes para proporcionar maior eficiência nos serviços prestados pelas instituições públicas, inclusive as de saúde. As tecnologias da informação em saúde podem ser uma alternativa para melhorar os processos que ocorrem hoje, trazendo benefícios na gestão, nos fluxos informacionais, na comunicação interna, no ensino e pesquisa. Pensando nisso, este trabalho trata de um diagnóstico da gestão da informação e comunicação interna na perspectiva do prontuário clínico utilizado no Departamento de Odontologia da UFRN, objetivando mapear como ocorre o processo e avaliar o grau de satisfação dos discentes, docentes e técnicos-administrativos envolvidos, para descobrir se o processo atual supre as necessidades administrativas, de ensino e pesquisa e partindo do pressuposto que, se necessário, o prontuário eletrônico poderia vir a ser uma alternativa para trazer melhorias ao processo utilizado atualmente. Para a pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico e descritivo que se classifica também como pesquisa-ação. Para atingir os objetivos, foi aplicado um questionário com perguntas sobre caracterização do usuário, grau de satisfação na escala Likert e questões básicas sobre tecnologias e prontuários eletrônicos, em sua maioria fechadas, classificando o estudo como quanti-quali ou método misto. Para tratar os dados, o software estatístico Jamovi foi utilizado para obter valores de frequência e porcentagem, onde também se realizou o Teste de Kruskal-Wallis e o teste post-hoc Dwass-Steel-Chritchlow-Fligner para fazer comparações múltiplas entre os grupos entrevistados e o grau de satisfação. A partir dos dados obtidos nas questões tanto fechados como a aberta, constatou-se que, na maioria das respostas, os entrevistados mostraram-se insatisfeitos, onde a comunicação interna foi o tema mais abordado e conclui-se que, no momento, o processo de prontuário em papel não está suprindo todas as necessidades do departamento e de seus integrantes. A partir daí, foram recomendadas algumas mudanças, a fim de atingir melhorias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3490575 - ADRIANO CHARLES DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - GABRIELA BELMONT DE FARIAS
Externo ao Programa - 3432360 - JOSE ZILMAR ALVES DA COSTA - null
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 09:02
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